11 de set. de 2019
9 de set. de 2019
Saudades de Casa: Choro, Saudade e Justiça.
Salmo
137
A
LEMBRANÇA DA CASA DE DEUS SUSCITA DESEJO DE JUSTIÇA
INTRODUÇÃO
Este
poema melancólico, com poder poético, é uma das composições mais encantadoras
de todo o Livro dos Salmos. A primeira parte dele, que é muito terno e
patriótico. No cativeiro babilônico, a ordem estabelecida da adoração de Deus
foi derrubada e o salmista reclama das provocações que os inimigos fazem.
A
situação aqui vivida neste salmo é muito complicada e as esperanças e forças já
não mais davam sinais de vida. O salmista traz uma palavra de conforto para seu
povo no cativeiro, para animá-los com a esperança de libertação.
Foram
70 anos de cativeiro duro. Pode ser que alguns judeus tenham nascido no cativeiro
ou enfrentado a morte nele sem nem ao menos saber o que é uma vida livre. Deus
tinha alertado o seu povo por meio de seus profetas que isso iria acontecer,
mas não ouviram a voz de alerta, antes banqueteavam-se em suas orgias e
depravações, rejeitando o nome de Deus e suas misericórdias e graça.
3 de set. de 2019
Que Todas as Nações O Adorem - Salmo 2
Salmo
2
TODA
NAÇÃO DEVE ADORAR AO SENHOR
INTRODUÇÃO
Os Salmos
1 e 2 formam uma introdução apropriada para o todo o livro. Uma vez que os
Salmos se preocupam com os conflitos existenciais do homem, não é de admirar
que em seu início, Deus propusesse as duas únicas maneiras pelas quais o
indivíduo pode fazer frente às perplexidades da vida. Ambos poemas tratam de
revolta contra Deus e da devoção que Lhe é devida; em ambos transparece o tema
da justiça retributiva de Deus e da futilidade da existência humana
independente dEle. A bem-aventurança com que se inicia o primeiro, encerra o
segundo.
No Salmo
1 (focado no indivíduo) as duas maneiras de encarar a vida aparecem num plano
individual, contrastando o homem que pauta sua vida pela Lei do Senhor com
aquele que O despreza. No Salmo 2 (focado na nação), as duas maneiras são
projetadas nacionalmente, em termos da submissão dos povos ao justo governo de
Deus através do Seu Ungido. O inter-relacionamento dos dois primeiros salmos não
coincidência.
24 de ago. de 2019
O Justo Prospera, o Ímpio Fracassa
Salmo
1
A
PROSPERIDADE DO JUSTO
E O FRACASSO DO ÍMPIO
INTRODUÇÃO
O
Salmo primeiro aponta o caminho da “verdadeira felicidade”. O termo
“bem-aventurado” pode ter muitas interpretações. Numa primeira interpretação
significa “felicidade”, ou para alguns, um estado “mais que feliz”. O sentido
da raiz hebraica aponta para a ideia de ir direto, andar, ir em frente,
avançar, progredir. Para alcançar este objetivo, o salmista deixa claro que é
necessário buscar comunhão com Deus.
Embora
o Salmo exalte a pessoa do “justo” que busca a Deus, podemos ver nas entrelinhas
a descrição do “ímpio” que se afasta de Deus. Ao exaltar as qualidades do
justo, o salmo escancara as falhas do ímpio dando-nos uma visão muito clara
deste contraste que nos ajudará a escolher qual caminho iremos trilhar.
No
Salmo as duas maneiras de encarar a vida aparecem num plano individual, contrastando
o homem que pauta sua vida pela Lei do Senhor com aquele que O despreza. O Salmo
nos apresenta a avaliação divina destes dois tipos de homens. O primeiro
rejeita o mal e concentra seus pensamentos e imaginação na aplicação pessoal da
Lei de Deus; o segundo não o faz, identificando-se com os que rejeitam a
companhia e o controle de Deus em sua vida.
14 de ago. de 2019
Fé e Paternidade (Gênesis 22.1-5)
Gênesis
22.1-5
A
FÉ E A PATERNIDADE DE ABRAÃO
INTRODUÇÃO
Abraão
foi, e para muitos continua sendo o “pai da fé”, este é um título muito
sugestivo para a data de hoje, quando celebramos o “Dia dos Pais”, pois se
olharmos para a vida deste homem, podemos encontrar nele os dois conceitos que
vamos abordar aqui: fé e paternidade, e preferencialmente nesta ordem.
Na
vida de Abraão e na vida de todo homem que deseja ser um pai acima da média, a
fé deveria vir antes da paternidade. Não quero dizer com isso que para ser pai
é preciso ter fé, o que quero asseverar é que para ser um pai acima da média, a
fé se torna um elemento facilitador e imprescindível.
Muitos
homens se tornaram pais antes se tornarem homens de fé, por isso enfrentam
dificuldades para desempenhar seu ministério da paternidade. É mais saudável a
fé vir antes dos filhos, pois a fé se torna um poderoso elemento para, a partir
da Palavra de Deus, educar esses filhos. A tarefa de corrigir os filhos em
virtude do advento da fé sempre será mais árdua do que educa-los a partir desta
fé.
Assinar:
Postagens (Atom)