9 de set. de 2019

Saudades de Casa: Choro, Saudade e Justiça.



Salmo 137
A LEMBRANÇA DA CASA DE DEUS SUSCITA DESEJO DE JUSTIÇA

INTRODUÇÃO
Este poema melancólico, com poder poético, é uma das composições mais encantadoras de todo o Livro dos Salmos. A primeira parte dele, que é muito terno e patriótico. No cativeiro babilônico, a ordem estabelecida da adoração de Deus foi derrubada e o salmista reclama das provocações que os inimigos fazem.
A situação aqui vivida neste salmo é muito complicada e as esperanças e forças já não mais davam sinais de vida. O salmista traz uma palavra de conforto para seu povo no cativeiro, para animá-los com a esperança de libertação.
Foram 70 anos de cativeiro duro. Pode ser que alguns judeus tenham nascido no cativeiro ou enfrentado a morte nele sem nem ao menos saber o que é uma vida livre. Deus tinha alertado o seu povo por meio de seus profetas que isso iria acontecer, mas não ouviram a voz de alerta, antes banqueteavam-se em suas orgias e depravações, rejeitando o nome de Deus e suas misericórdias e graça.

3 de set. de 2019

Que Todas as Nações O Adorem - Salmo 2



Salmo 2
TODA NAÇÃO DEVE ADORAR AO SENHOR

INTRODUÇÃO
Os Salmos 1 e 2 formam uma introdução apropriada para o todo o livro. Uma vez que os Salmos se preocupam com os conflitos existenciais do homem, não é de admirar que em seu início, Deus propusesse as duas únicas maneiras pelas quais o indivíduo pode fazer frente às perplexidades da vida. Ambos poemas tratam de revolta contra Deus e da devoção que Lhe é devida; em ambos transparece o tema da justiça retributiva de Deus e da futilidade da existência humana independente dEle. A bem-aventurança com que se inicia o primeiro, encerra o segundo.
No Salmo 1 (focado no indivíduo) as duas maneiras de encarar a vida aparecem num plano individual, contrastando o homem que pauta sua vida pela Lei do Senhor com aquele que O despreza. No Salmo 2 (focado na nação), as duas maneiras são projetadas nacionalmente, em termos da submissão dos povos ao justo governo de Deus através do Seu Ungido. O inter-relacionamento dos dois primeiros salmos não coincidência.

24 de ago. de 2019

O Justo Prospera, o Ímpio Fracassa



Salmo 1
A PROSPERIDADE DO JUSTO 
E O FRACASSO DO ÍMPIO

INTRODUÇÃO
O Salmo primeiro aponta o caminho da “verdadeira felicidade”. O termo “bem-aventurado” pode ter muitas interpretações. Numa primeira interpretação significa “felicidade”, ou para alguns, um estado “mais que feliz”. O sentido da raiz hebraica aponta para a ideia de ir direto, andar, ir em frente, avançar, progredir. Para alcançar este objetivo, o salmista deixa claro que é necessário buscar comunhão com Deus.
Embora o Salmo exalte a pessoa do “justo” que busca a Deus, podemos ver nas entrelinhas a descrição do “ímpio” que se afasta de Deus. Ao exaltar as qualidades do justo, o salmo escancara as falhas do ímpio dando-nos uma visão muito clara deste contraste que nos ajudará a escolher qual caminho iremos trilhar.
No Salmo as duas maneiras de encarar a vida aparecem num plano individual, contrastando o homem que pauta sua vida pela Lei do Senhor com aquele que O despreza. O Salmo nos apresenta a avaliação divina destes dois tipos de homens. O primeiro rejeita o mal e concentra seus pensamentos e imaginação na aplicação pessoal da Lei de Deus; o segundo não o faz, identificando-se com os que rejeitam a companhia e o controle de Deus em sua vida.

14 de ago. de 2019

Fé e Paternidade (Gênesis 22.1-5)



Gênesis 22.1-5
A FÉ E A PATERNIDADE DE ABRAÃO

INTRODUÇÃO
Abraão foi, e para muitos continua sendo o “pai da fé”, este é um título muito sugestivo para a data de hoje, quando celebramos o “Dia dos Pais”, pois se olharmos para a vida deste homem, podemos encontrar nele os dois conceitos que vamos abordar aqui: fé e paternidade, e preferencialmente nesta ordem.
Na vida de Abraão e na vida de todo homem que deseja ser um pai acima da média, a fé deveria vir antes da paternidade. Não quero dizer com isso que para ser pai é preciso ter fé, o que quero asseverar é que para ser um pai acima da média, a fé se torna um elemento facilitador e imprescindível.
Muitos homens se tornaram pais antes se tornarem homens de fé, por isso enfrentam dificuldades para desempenhar seu ministério da paternidade. É mais saudável a fé vir antes dos filhos, pois a fé se torna um poderoso elemento para, a partir da Palavra de Deus, educar esses filhos. A tarefa de corrigir os filhos em virtude do advento da fé sempre será mais árdua do que educa-los a partir desta fé.