13 de jul. de 2021

DE COSTAS PARA DEUS

CLIQUE AQUI E ASSITA A MENSAGEM

DE COSTAS PARA DEUS

Romanos 1.21

“Tendo conhecido a Deus, não o glorificaram, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato obscureceu-se.”

 

OBSERVAÇÃOAnálise.

Romanos é um livro teologicamente denso e muito importante, diferente dos evangelhos e de Atos que são históricos e narrativos.

O tema de Romanos é a “justificação pela fé” (1.16,17), uma citação do profeta Habacuque (2.4).

A tese de Paulo é que nos tornamos justos diante de Deus pelo ato realizado por Cristo na cruz, não pela Lei como pensavam os judeus, nem por ausência da lei (no caso dos gentios).

O que torna todos homens necessitados da salvação é o domínio, a escravidão exercida pelo pecado (Rm 3.9-12, 23).

O pecado atrai a ira de Deus sobre aqueles que decidem virar as costas para Ele, e decidem não glorificá-lo, mas continua a viver no pecado (vv.21-23).

Estes Deus os entrega a sua própria sorte (v.24, 26, 28) para que façam o que queiram, cientes de que serão julgados por suas ações (v.32; 2.2,5,6,9).

 

APLICAÇÃO Aprendi.

Se viramos as costas para Deus, Ele nos entrega a nossa própria sorte (vv.24,26,28), e isso é trágico na vida do ser humano.

É como se Deus cruzasse os braços, lavasse as mãos dizendo: “já que vocês não querem nada comigo, façam o que quiserem”. E muitos têm vivido assim.

O relato do contexto de Roma na época de Paulo descrito nos versículos 22 a 31, é uma radiografia da degradação espiritual, pessoal, moral e social que vivemos hoje.

Percebe-se que o coração dos homens que viram as costas para Deus e decidem viver sem Ele, continua igual, desde a queda em Gênesis 3.

É para estes homens pecadores que Deus oferece o poder do evangelho para a salvação (v.16,17).

Para que sobre estes homens pecadores, a justiça de Deus seja revelada, sendo eles salvos por sua fé em Cristo, e vivam como justos, somente pela fé.

 

ORAÇÃOCompromisso.

“Senhor, que eu não me esqueça que foi por sua graça que fui salvo, que Jesus pagou os meus pecados com sua vida ao morrer na cruz e que agora eu preciso viver, pela fé, para Ele. Amém”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário