19 de fev. de 2014

Dons Espirituais


Texto: 1 Coríntios 12.1-11
Tema: Dons Espirituais
Título: Fonte de Capacitação Para o Serviço

Introdução:
·         Quando pensamos nas capacitações que temos ou recebemos para servir à Igreja em um ministério, precisamos fazer uma diferenciação entre dois termos: dom e talento.
·         O primeiro é uma capacitação sobrenatural dada pelo Espírito Santo àqueles que nasceram de novo e podemos encontrar descrita na Bíblia. O segundo é uma habilidade natural que qualquer pessoa pode desenvolver independente de nascer de novo.
·         Ser um bom atleta, escritor, músico, pintor, etc. é ter talento natural. Mas para ser um bom cristão envolvido no serviço é preciso ter dom espiritual.
·         Ao olharmos o N.T. vemos que o termo “dom” ou “dons” vem de duas raízes do grego:
o    A primeira é dorea que significa dom, dádiva, presente.
o   A segunda é charisma que tem uma abrangência maior de significado:
§  1. Favor que alguém recebe sem qualquer mérito próprio;
§  2. Dom da graça divina;
§  3.dom da fé, conhecimento, santidade, virtude;
§  4. Economia da graça divina, pela qual o perdão do pecados e salvação eterna é apontada aos pecadores em consideração aos méritos de Cristo conquistados pela fé;
§  5. Graça ou dons que denotam poderes extraordinários, que distinguem certos cristãos e os capacitam a servir a igreja de Cristo.
·         A recepção desses dons é devido ao poder da graça divina que opera sobre suas almas pelo Espírito Santo.

1. A RESPEITO DA PESSOA GUIADA PELO ESPÍRITO. v.1-3
·         O termo em destaque no v.1 é pneumatikos, que se traduz por “coisas espirituais” ou na minha preferencia “pessoa guiada pelo Espírito”, é de pessoas com esta característica que Paulo vai abordar aqui.
·         O primeiro destaque é que não pode haver ignorância ao se tratar deste assunto, e a explicação está descrita nos versos seguintes:
o   Quando os coríntios eram gentios (sem conhecimento de Deus) eles eram levados para os ídolos mudos, ou seja, viviam na idolatria, e porque não dizer, na escravidão espiritual. Isso nos faz crer que aquele que não nasceu de novo, jamais será um pneumatikos, uma pessoa guiada pelo espírito.
o   Uma pessoa espiritual pneumatikos, nunca irá blasfemar contra o seu Senhor Jesus, e por outro lado, só os pneumatikos podem confessá-lo como Senhor.
·         Em se tratando de dons espirituais, podemos concluir que só pode receber estas capacitações aquele que nasceu de novo e se tornou espiritual. O que ainda é carnal jamais receberá os dons, poderá ser muito talentoso, mas não espiritual.

2. A UNIDADE ACERCA DOS DONS. v.4-6
·         Paulo expressa uma verdade absoluta, em se tratando dos dons há uma perfeita unidade entre Pai, Filho e Espírito.
·         Embora haja uma diversidade de dons (v.4), a fonte reguladora é uma só, o Espírito Santo. É Ele quem distribuiu conforme a necessidade local. É a presença pela plenitude do Espírito no coração do pneumatikos que são garantidos os dons necessários.
·         A presença abundante de dons vai despertar os ministérios (v.5) que também são tão diversos como os dons, na verdade para cada dom há uma possibilidade de surgir um ministério. Esta diaconia ou serviço tem por finalidade glorificar o Senhor (Jesus), pois todo serviço é dirigido a Ele.
·         Com a abundância de ministérios, as realizações são efetivadas por, em e para Deus. Por meio dEle que somos eficazes, atuamos e produzimos para o reino.
·         Note a intensa atuação da trindade no que se refere aos dons. O Espírito fornece os dons, Jesus revela os ministérios, e Deus confirma as realizações.

3. A VARIEDADE DOS DONS. v.7-10
·         Aqui são listados nove dons, mas há outros textos complementares: Romanos 12.6-8 onde ao todo são listados sete dons; 1Coríntios 12.28-31 nos são apresentados mais oito dons e Efésios 4.8-11 mais cinco.
·         Ao todo são vinte e um dons diferentes (há outras relações que variam entre vinte e vinte e cinco dons) que o Espírito pode conceder à Igreja para que ela cresça no seu ministério:
1. Palavra de Conhecimento – Habilidade de acumular e reter uma provisão de conhecimentos da Palavra de Deus para atender às necessidades disponíveis.
2. Palavra de Sabedoria – Habilidade de penetrar em um assunto ou tema, vendo a questão em seus variados aspectos e comunicando sábio conselho da Palavra de Deus.
3. Evangelismo – Habilidade de apresentar o evangelho de Jesus de maneira tão persuasiva que as pessoas são levadas a se tornarem seus discípulos.
4. Ensino – Habilidade de pesquisar, comprovar e apresentar a verdade de maneira efetiva. Ensinar a Palavra de Deus claramente.
5. Exortação – Esta palavra é derivada da mesma palavra que Jesus usou para Confortador(Espírito Santo) e encorajar. Também é a habilidade para estimular pessoas à ação no serviço de Deus.
6. Profecia – Ser inspirado por Deus para partilhar a Palavra de Deus através do ministério da pregação, trazendo instruções e conselhos que promovem o crescimento espiritual.
7. Línguas – Habilidade de falar em uma língua estrangeira não previamente aprendida.
8. Interpretação de Línguas – Habilidade de interpretar línguas de tal maneira que outros entendam e possam ser edificados pela expressão.
9. Pastor-Mestre – Habilidade de conduzir, aconselhar e encorajar crentes em seu relacionamento com Cristo e no serviço pela igreja e comunidade. Também aquele que capacita e equipa.
10. Apóstolo – Este dom significa ser “enviado” – Alguém comissionado a iniciar novas igrejas e que exerce liderança espiritual sobre certos números de igrejas. Paulo iniciou seu apostolado ao tempo em que foi ordenado e enviado.
11. Missionário – Habilidade de ministrar em outras culturas.
12. Liderança – Habilidade de inspirar e guiar outros em vários ministérios dentro do corpo de Cristo. O dom é exercitado com a atitude de servo.
13. Fé – Um tipo especial de fé que habilita o seu possuidor a ter a visão do que Deus deseja ser feito e a inabalável confiança de realizá-lo apesar dos obstáculos.
14. Cura – Habilidade de invocar em seu auxílio o poder restaurador de Deus, de tal maneira que pessoas em necessidade recebam a cura.
15. Discernimento de espíritos – Habilidade de perceber entre a verdade e o erro, e entre a influência de espíritos maus e os bons anjos nos limites do reino sobrenatural.
16. Socorros – Um dom que habilita a pessoa a ver necessidades práticas e preenchê-las. O exercício deste Dom geralmente auxilia ou alivia pessoa com o dom da pregação ou ensino a fim de ministrar a Palavra de Deus.
17. Administração(Governos) – Esta palavra deriva o seu significado de um verbo significando “dirigir”, como timoneiro ou piloto de navio. É a habilidade de guiar o corpo de Cristo para determinados objetivos, guardando o navio(a igreja) em seu curso. Também a habilidade de planejar e promover projetos que atendam às necessidades da causa de Deus.
18. Misericórdia – Habilidade de sentir empatia, confortar ou ajudar aqueles que estão em problemas ou aflitos. Especial sensibilidade para com pessoas que estão feridas.
19. Liberalidade – Habilidade de partilhar os bens com alegria e avidez, de tal maneira que pessoas são ajudadas e a obra de Deus avança.
20. Hospitalidade – Habilidade de abrir o próprio lar, graciosamente, de tal maneira que os convidados são postos à vontade e são refrescados tanto fisicamente quanto espiritualmente.
21. Serviço – Habilidade de ministrar às necessidades do pobre, do doente e do estrangeiro. Também a disposição de servir sob a liderança de outros sem qualquer pensamento de distinção ou recompensa.
22. Milagres – Habilidade de realizar atos sobrenaturais que glorificam a Deus e autenticam a mensagem de Salvação aos descrentes. Às vezes manifestada em enfrentamento com espíritos maus.

CONCLUSÃO:
·         Partindo do pressuposto que cada pessoa que tenha sido selada com o Espírito Santo tem pelo menos um destes dons (podendo ser dotado com mais de um, isso conforme a capacidade) podemos afirmar que há muitas alternativas para se envolver com o ministério da Igreja.

·         A variedade é grande, basta o Espírito Santo encontrar corações abertos para receber estes dons espirituais. Você está disposto a ser usado pelo Espírito Santo?
Pr.Elias Colombeli

3 comentários: