16 de fev. de 2014

Dons Espirituais

   
Quando pensamos nas capacitações que temos ou recebemos para servir à Igreja em um ministério, precisamos fazer uma diferenciação entre dois termos: dom e talento. O primeiro é uma capacitação sobrenatural dada pelo Espírito Santo àqueles que nasceram de novo e podemos encontrar descrita na Bíblia. O segundo é uma habilidade natural que qualquer pessoa pode desenvolver independente de nascer de novo. Ser um bom atleta, escritor, músico, pintor, etc. é ter talento natural. Mas para ser um bom cristão envolvido no serviço é preciso ter dom espiritual.
Ao olharmos o N.T. vemos que o termo “dom” ou “dons” vem de duas raízes do grego. A primeira é dorea que significa dom, dádiva, presente. A segunda é charisma que tem uma abrangência maior de significado: 1. favor que alguém recebe sem qualquer mérito próprio; 2. dom da graça divina; 3.dom da fé, conhecimento, santidade, virtude; 4. economia da graça divina, pela qual o perdão do pecados e salvação eterna é apontada aos pecadores em consideração aos méritos de Cristo conquistados pela fé; 5. graça ou dons que denotam poderes extraordinários, que distinguem certos cristãos e os capacitam a servir a igreja de Cristo. A recepção desses dons é devido ao poder da graça divina que opera sobre suas almas pelo Espírito Santo.
  Há na Bíblia algumas referências que expressam os dons. A primeira é Romanos 12.6-8 onde ao todo são listados sete dons: de profecia, serviço, ensino, encorajar, contribuir, liderar e ser misericordioso. A segunda é 1 Coríntios 12.7-10 onde são listados nove dons: palavra de sabedoria, palavra de conhecimento, fé, cura, milagres, profecia, discernir espíritos, línguas e interpretação de línguas. No mesmo capítulo 12.28-31 nos são apresentados mais oito dons: apostólico, profecia, mestre, milagres, cura, socorro, administração e línguas. Fechando a lista encontramos em Efésios 4.8-11 mais cinco que já são conhecidos por nós: apostólico, profecia, evangelista, pastor e mestre.
Nestas relações encontramos a repetição dos dons de apóstolo, cura, línguas, mestre milagre e profecia. Ao todo são vinte e um dons diferentes (há outras relações que variam entre vinte e vinte e cinco dons) que o Espírito pode conceder à Igreja para que ela cresça no seu ministério.
Partindo do pressuposto que cada pessoa que tenha sido selada com o Espírito Santo tem pelo menos um destes dons (podendo ser dotado com mais de um, isso conforme a capacidade) podemos afirmar que há muitas alternativas para se envolver com o ministério da Igreja. A variedade é grande, basta o Espírito Santo encontrar corações abertos para receber estes dons espirituais. Você está disposto a ser usado pelo Espírito Santo?
Pr. Elias Colombeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário