7 de nov. de 2011

Cuidando de Você

Textos: Cantares 1.6; Mateus 26.38
Tema: Cuide de Você, pois Deus já faz issol.

Introdução:
1.      Como é comum encontrarmos pessoas que se preocupam mais com os outros: médicos, enfermeiros, professores, governantas, mães, pais, avós, etc. Cuidar dos outros é uma tarefa nobre, mas que se torna perigosa quando quem cuida dos outros acaba esquecendo de si mesmo.
2.      O texto de Cantares 1.6 nos apresenta essa realidade, pois as palavras da Sunamita são uma confissão de uma realidade que ela constata. Ela diz que os seus irmãos a obrigaram a cuidar das vinhas deles, mas das vinhas dela ela não pode cuidar.
3.      No contexto judaico a vinha era o bem mais valioso, pois os parreirais eram estimados mais do que as outras culturas. A melhor parte da terra era destinada as uvas. O trigo, o figo, as romãs ocupavam as demais áreas, mas para as vinhas se destinavam as melhores terras (A vinha de Nabote 1 Reis 21.1-16; Deut. 20.6)
4.      Não só os judeus gostavam das uvas, mas os ursos, as raposas também. Para protegê-los, ao seu redor se faziam cercas de pedras e até muros altos com torres para vigias e se contratavam guardas para zelar pela segurança do bem maior, as vinhas (Isaías 5.5; Mat. 21.33).
5.      Agora vemos essa jovem chegando a conclusão que por ter cuidado do bem maior dos irmãos, não cuidou do seu bem maior. A sua vinha ficou abandonada, sendo atacada pelos inimigos e as uvas sendo comidas pelas raposas e ursos.
6.      Você já viu este filme? Isso é algo comum para você? Quantas vezes você deixou de cuidar de você para cuidar de outros? Quantas vezes você abandonou sua vinha para cuidar da vinha dos outros? Quantas vezes você seu de preservar seu bem maior, porque estava mais preocupado com o bem maior de outros. Não descuide você, cuide-se, pois o Senhor já tem feito isso.
7.      Para entendermos melhor este conceito, vamos ver o que a experiência de Jesus no Getsemani (Mateus 26.36-38), que significa “prensa de azeite”, nos ensina sobre o cuidado do Senhor por nossas vidas.

1.      RECONHECER QUE PRECISO DE AJUDA – v.36-38
a.      Perceba a presença dos discípulos nos versos acima: “...com seus discípulos...”; “.Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu...”; “Fiquem aqui e vigiem comigo...”. O homem Jesus reconhece que precisa de ajuda.
b.      Jesus conclama aqueles que foram ajudados por ele durante três anos a oferecer a ele conforto e ajuda. “Fiquem aqui e vigiem comigo” v.38. Em outras palavras, fiquem comigo, preciso de vocês, não vou suportar sozinho esta provação.
c.       Vemos o Filho de Deus se humilhando e reconhecendo precisar de ajuda, do braço de alguém que pudesse dividir a carga, o fardo e peso. Ele cumpre o que Paulo vai dizer em Filipenses 2.7, que Jesus se humilhou, esvaziando-se e fazendo homem como nós.
d.      Se hoje você passa por um momento crítico, comece reconhecendo que precisa de socorro. Procure a Deus e fale com uma pessoa de confiança. Abra seu coração e nessa atitude começará a chegar sua ajuda.

2.      TER HUMILDADE DE RECEBER AJUDA – v.38a
a.      Jesus disse aos discípulos: “a minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal”. Em outras palavras, estou passando por um momento crítico e preciso de ajuda, vocês podem me ajudar. Não importa se são falhos, se não podem vigiar se quer uma hora, eu quero a ajuda de vocês.
b.      O orgulho é um inibidor da graça de Deus. Reconhecer que preciso de ajuda é uma demonstração de humildade. O orgulho nos leva a pensar que somos maiores e mais importantes que qualquer outro, que somos autossuficientes, que nos bastamos para nós mesmos.
c.       Assim, movidos pelo orgulho, nos isolamos e achamos que podemos sozinhos vencer todos os problemas. Pensamos que ninguém tem nada a ver com minha vida. Achamos que ninguém deve se “intrometer” na minha vida.
d.      E assim, isolados e sozinhos, somos consumidos pelas dores, pelos pecados. Ficamos desolados, vemos nossas vidas ruírem chegando a desolação. Não seja orgulhoso, humilhe-se, aceite a ajuda, aceite as mãos que se estendem em sua direção.

3.      RECEBER ESSA AJUDA DO SENHOR – Lucas 22.43
a.      Como os discípulos não conseguiram vigiar, pois ele os encontrou dormindo por três vezes, a Bíblia diz que “um anjo veio céu que o fortalecia”.
b.      Os filhos de Deus não ficam sem ajuda do Senhor, se um ser humano não pode nos ajudar, ele convoca os exércitos celestiais para fazê-lo. Não raramente vemos Deus enviando seus anjos para servir ou socorrer aos seus filhos (Gn 21.17; Atos 5.19; 12.7-11)
c.       Querido, você nunca ficará sem a ajuda do Senhor, ela pode vir através de um servo humano ou celestial. Quando você se coloca nas mãos do Senhor, ele se compromete em te ajudar.

CONCLUSÃO:
1.      Qual ou o que é sua vinha? Ou seja, o seu bem maior? Para a Sunamita a vinha que ela não cuidou era seu bem maior. Você está fazendo como ela, descuidado do que é mais importante para você?
2.      O Senhor está preocupado com sua situação e quer ajuda-lo, mas para isso você precisa 1. Reconhecer que precisa de ajuda; 2. Ser humildade para receber essa ajuda e então 3. O Senhor se encarregará de ajuda-lo.
3.      Você não está só, você tem pessoas ao seu lado, e mais, você tem o Senhor com seu exército celestial para ajuda-lo.

3 comentários: