30 de set. de 2018

Renovados Pela Graça


CLIQUE AQUI e Assista a Mensagem

Colossenses 3.1-17
Experimentando a renovação pela graça de deus

INTRODUÇÃO
Ser uma nova criatura em Cristo significa que você foi renovado pela graça de Deus. O velho pecador que nós éramos se foi como resultado de completa renovação através de Cristo. Paulo quando escreve a segunda carta aos Coríntios 5.17 ele afirma: “se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas velhas já passaram, e surgiram coisas novas”, e ao escrever aos Colossenses ele diz: “já vos despistes do velho homem com suas ações, e vos revestistes do novo homem, que se renova para o pleno conhecimento” (3.9,10).
Na verdade, a palavra renovar pode ser definida como "transformando-se em algo novo e diferente, algo melhor." Quero exemplificar falando sobre borboletas, seres que sofrem metamorfose, ou seja, sofrem mudanças em seu corpo até se tornarem adultos. Como os indivíduos jovens e adultos são completamente diferentes, dizemos que a metamorfose das borboletas é completa.

A borboleta coloca seus ovos de onde nascem as lagartas, estas na sua maioria são repugnantes, causam alergias e queimaduras quando tocados, alimentam-se intensamente das folhas de vegetais, causando sérios problemas em locais que apresentam plantações. Esta lagarta se encasula até nascer a borboleta, fase da vida em que ela pode voar e reproduzir-se, o que não ocorre nos outros estágios. A borboleta adulta é a fase mais bela do animal em razão da variedade de cores que encanta qualquer observador. Quase não é possível acreditar que ela já foi uma lagarta, não é mesmo?
Isso realmente resume o que a renovação em Cristo significa, que fomos transformados pela graça em algo melhor. Para alguns de nós, pode ter sido uma grande luta remover o velho eu pecaminoso e renovar totalmente nossas vidas. Pode continuar a ser uma luta, mas saiba o seguinte: se você permanecer firme em seu relacionamento com Deus, Ele vai trabalhar continuamente em sua vida para te renovar e te livrar das manchas do pecado que podem continuamente assolar você.
O texto de Paulo aos Colossenses é inspirador para nós. Ele começa trazendo à memória o fato de que fomos ressuscitados com Cristo (v.1), ou seja, já morremos (v.3) para o pecado, e agora somos novas criaturas, as quais devem buscar as “coisas de cima”, “pensar nas coisas de cima e não nas que são da terra” (v.2).
Essa mudança deve se refletir nas atitudes práticas que Paulo passa a descrever nos versos 5 a 9, onde devemos atentar para as expressões encabeçadas por um “portanto” (v.5), as quais são: “eliminai” (v.5); “livrai-vos” (v.8); “vos despistes do velho homem” (v.9); “e vos revestistes do novo homem” (v.10). A necessidade agora passa a ser também de mudança interior enfatizada nos versos 12 a 15, notando também as expressões que seguem um “Então” (v.12), veja: “revesti-vos de um coração cheio de compaixão”; “revesti-vos do amor” (v.14); “a paz de Cristo... domine em vossos corações” (v.15).
1. A GRAÇA DE DEUS TRANSFORMA A MENTE – v.1-4
Tem sido dito muitas vezes que a mente é a oficina do diabo. Há muito de verdade nessa afirmação à medida que muitas das batalhas espirituais que lutamos contra o nosso inimigo ocorrem na mente. É neste campo de batalhas que vencemos ou somos derrotados. Por isso precisamos zelar pela nossa mente, filtrando tudo aquilo que entre nela, pois uma vez apresentado, pode criar raízes e produzir frutos.
Paulo escreve uma lista de coisas nas quais devemos pensar para manter nossa mente saudável, e por consequência, evitar que as raízes de pecado estejam nela. A lista é esta: “tudo o que é verdadeiro... respeitável... justo... puro... amável... de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe”. É isso que deve ocupar nosso pensamento, são estas virtudes que transformarão nossas mentes e as santificarão.
As pessoas são atormentadas pela culpa de um pecado passado que o nosso inimigo espiritual continua a colocar em suas mentes ou os desejos de um vício que ainda não tenham superado totalmente. Talvez, ele – o diabo - sussurre palavras negativas que te trazem dúvidas sobre a fé ou sobre a capacidade de realizar o que Deus planejou para fazermos.
Se isso tem acontecido, devemos fazer como Romanos 12:2 diz e permitir que Deus nos transforme através da renovação da nossa mente. A tradução “A Mensagem” diz: “Não se ajustem demais à sua cultura, a ponto de não poderem pensar mais. Em vez disso, concentrem a atenção em Deus. Vocês serão mudados de dentro para fora”.
Oremos e peçamos a Deus hoje para remover os pensamentos negativos que nosso inimigo espiritual continua a infiltrar em nossa mente e permitamos que Deus renove nossa mente e substitua a negatividade com clareza e pureza. Deixemos Deus ajudar-nos a lutar a batalha em sua mente e obter a vitória.

2. A GRAÇA DE DEUS TRANSFORMA O CORAÇÃO – v.12-15
O coração é o centro da vida. É dentro deste órgão interno criado de forma única que temos vida física. Sem ele, a vida não é possível. O coração também é o centro da vida espiritual. Provérbios 4.23 nos diz que devemos guardar o nosso coração, porque dele procedem as fontes da vida física e espiritual.
O próprio Jesus destacou – em uma discussão com os fariseus e escribas sobre o que contamina o homem - que é do coração que procedem “os maus pensamentos, homicídios, adultérios, imoralidade sexual, furtos, falsos testemunhos e calúnias”, e são estas coisas que contaminam o homem. (Mateus 15.17-19)
Nosso coração determina nossas ações e reflete ou não se Cristo é o centro de nossas vidas. É por isso que é importante que peçamos para Deus para renovar continuamente os nossos corações. A oração de Davi no Salmo 51.10 foi desta direção, ele disse: “cria em mim um coração puro”. Não adianta maquiar o exterior se a fonte do interior, o coração, continuar marcado e dominado pelo pecado.
Jesus cita o profeta Isaías em Marcos 7.6: “Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”. Uma adoração de aparência será condenada e legitimamente acusada de hipocrisia: “ato ou efeito de fingir, de dissimular os verdadeiros sentimentos, intenções; fingimento, falsidade”, que nada mais é que representar um papel, transparecer aquilo que não se é.
Faça um inventário de seu coração hoje. O seu coração está onde deve estar, ou você precisa da renovação de Deus? Peça a Deus para renovar seu coração e se comprometa que Ele vai permanecer no centro do seu coração.

3. A GRAÇA DE DEUS TRANSFORMA O CORPO (ATITUDES) – v.5-11
1 Coríntios 6:19-20 nos dá um lembrete amigável sobre a importância de não só renovar o que está no interior, mas também do que está no exterior. O texto diz: “Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus”. Pense nisso por um momento. Nossos corpos são templos do Espírito Santo e devem ser tratados como tal.
Você deixaria sua casa acabada ou mal cuidada? Muito provavelmente não! Sempre que são necessários reparos em sua casa, você os faz para com isso renová-la e para que seja habitável. Da mesma forma, nós devemos agir para com nossos corpos, para que eles sejam habitados pelo Espírito santo e reflitam a glória de Deus como um farol luminoso do amor de Cristo.
Portanto, devemos tratar nossos corpos da mesma maneira e continuamente renová-los para que eles sejam capazes de realizar o propósito de Deus para nossas vidas. O apóstolo Paulo disse que nós somos uma “carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens... escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.” (2 Coríntios 3.2,3). Tudo aquilo que fazemos por meio do nosso corpo transmite uma mensagem às pessoas, boa ou ruim.
De que maneiras você precisa renovar o seu corpo? A Renovação pode parecer diferente para todos. Para alguns, pode ser a necessidade de um pouco mais de exercícios ou uma dieta melhor. Ela pode ser a necessidade de cura física. Para outros, pode ser permitir que Deus o renove de um pecado sexual passado.
Encontre onde você precisa de renovação para seu corpo e permita que Deus trabalhe Sua cura em sua vida, isso se reverterá em glória para Deus. Tudo o que fazemos por meio do nosso corpo, do mais simples ao mais grande gesto, deve ser feito para a glória de Deus sem se tornar motivo de tropeço para ninguém (1 Coríntios 10.31,32).
Há uma premissa de julgamento e punição para todos que se tornam “pedras de tropeço” (Mateus 18.6), isto aumenta a nossa responsabilidade diante das outras pessoas, pois, além de cuidar da nossa conduta, devemos cuidar para as reações das pessoas diante de nossa atitudes, não sejam motivo para que elas se percam.
4. A GRAÇA DE DEUS NOS DÁ UM PROPÓSITO – v.16-17
Jeremias 29.11
Deus tem um propósito para cada um de nós. Alguns de nós sabemos o nosso objetivo, enquanto outros ainda estão em processo de descobrir isso. Quando sabemos o nosso propósito, Deus o usa para nos permitir renovar seu reino, mas, a fim de renovar o seu reino, devemos renovar continuamente o nosso propósito e a nós mesmos.
Quando o povo de Israel foi levado para a Babilônia, os falsos profetas estavam desviando o povo do real propósito para o qual Deus havia permitido que eles se tornassem escravos. Mas o profeta Jeremias enfatiza traz ao povo a palavra do Senhor que diz: “eu bem sei que planos tenho a vosso respeito... planos de prosperidade e não de mal, para vos dar um futuro de esperança” (Jeremias 29.11).
Quando a graça de Deus nos alcança e nos muda – mente, coração e corpo – nós podemos então perceber qual é o real propósito que Ele tem para cada um de nós. Assim passamos a viver a partir deste propósito que se torna a nossa motivação e esperança, afinal estamos vivendo para fazer a vontade de Deus através de nós, e não apenas a nossa vontade.
Não deixe que o propósito de Deus para a sua vida se torne obsoleto e pareça velho para você. Permita que Deus renove seu propósito de tal forma que ele pareça novo como no dia em que o descobriu pela primeira vez. Peça a Ele para expandir o seu propósito e te mostrar especificamente as maneiras que você pode contribuir para a renovação de Seu reino, da mesma forma com que Ele renovou a sua vida e propósito.

CONCLUSÃO
Experimentar a graça é sinônimo de sermos renovados completamente, o que inclui a mente, o coração, o corpo e o nosso propósito de vida. A graça nos direciona para sermos aquilo que Deus planejou acerca de nós.
A maior batalha é travada em nossa mente, por isso ela precisa ser renovada constantemente pela Palavra para que ela não se torne uma arma a disposição do inimigo.
O coração é centro da nossa existência e também a fonte de onde jorra todo tipo de coisas. Se este coração for renovado, ele jorrará só benção e tudo que for para edificação.
Nosso corpo é um cartão de visita que deixamos com todas as pessoas as quais nos relacionamos. Por isso devemos zelar pelo corpo, pois não temos uma segunda chance de deixar uma primeira impressão. A mensagem que nosso corpo prega sempre será mais eficaz que a mensagem dos lábios.
Oremos para que a graça de Deus nos direcione para o propósito de vida que Ele tem para cada um de nós.

2 comentários: