31 de jul. de 2018

Meu Lugar na Missão de Deus



COMO ENCONTRAR SEU LUGAR NA MISSÃO DE DEUS

INTRODUÇÃO
Segundo o Pr. Ronaldo Lidório há uma tríplice missão: a missão de Deus – reinar, governar, ser soberano sobre todas as coisas, sobre o universo e cada pessoa; a missão de Cristo – é pagar o preço derramando seu sangue na cruz para resgatar o pecador; e a missão da Igreja – é servir ao Cordeiro com tudo o que ela é e com tudo o que ela tem por meio da oração, louvor, adoração, socorro, pregação do Evangelho vivendo em santidade e comunhão.
Podemos destacar que tanto Deus quanto Cristo já cumpriram sua missão no que tange a responsabilidade própria, ou seja, eles já fizeram tudo o que precisavam fazer. Naturalmente, se alguns elementos da missão de Deus e de Cristo não se concretizam, isto se deve pelo fato de que a igreja por meio dos seus discípulos ainda não cumpriram sua missão, e assim, prejudicam a total eficácia da missão de Deus e do Cristo.

Naturalmente existem vários empecilhos ou entraves que prejudicam e retardam a igreja em cumprir sua missão, pois se tornam “elementos da anti-missão”, pois leva a igreja a fechar seus olhos e não enxergar aqueles que estão ao seu redor famintos e desesperados espiritualmente, os quais acabam morrendo sem Cristo. Destacamos dois destes elementos:
1. Hedonismo. O hedonismo é esta tendência humana sociocultural, e teologicamente carnal, que nos leva a crer que existimos para nossa própria realização. Que nossa alegria e felicidade pessoal são os bens mais preciosos, pelo qual vale a pena tudo. Que para nos realizarmos podemos, e devemos, romper com quaisquer valores, religiosos ou sociais, passando por cima da Palavra, da família, do ministério e do relacionamento com o Pai.
2. Narcisismo. É o desejo – e desenfreada busca – pela beleza pessoal e público reconhecimento da mesma. Não basta estar no centro das atenções, é necessário que todos saibam disto. O narcisismo é este elemento da anti-missão que faz com que nós trabalhemos e nos esforcemos para o Senhor e Sua obra, desde que sejamos reconhecidos pelos nossos pares, aplaudidos, elevados em pedestais.
Tanto o hedonismo quanto o narcisismo corrompem não apenas a alma humana, sua integridade e santidade, mas também sua motivação. Há, portanto, muitas igrejas, pastores, líderes e missionários fazendo a coisa certa pela motivação errada.
Jesus nos mostra o que é missão, seus desafios, suas implicações e nos chama para unirmos a Ele e ao Pai no cumprimento desta missão. Para isso Ele nos molda para ela através do processo de discipulado (chamando, separando, santificando, edificando e enviando).
Juntos como Igreja ou individualmente como discípulos, temos uma missão a cumprir. Precisamos encontrar nosso lugar na missão de Deus para poder desempenhá-la conforme Ele espera que façamos. Deus está trabalhando no mundo, não podemos ficar de braços cruzados. Ele nos convida para fazer parte dessa missão. Jesus é o exemplo e modelo da missão.

1. DEUS ESTÁ TRABALHANDO NO MUNDO
Lucas 5.1-11                        Lucas 8.22-25
Em Lucas 5: 1-11,  Jesus começa com um simples pedido – afastar o barco da terra. Fazendo isto, Jesus pode realizar seu “trabalho” como rabino (e Filho de Deus) falando à multidão – utilizando as habilidades de Simão, suas posses e situação na vida.
Seu segundo pedido exige mais de Simão – pede-lhe para fazer algo que a experiência de Simão (obtida em uma vida inteira como pescador e de haver tentado pescar na noite anterior) lhe diz que será um fracasso e vai fazê-lo parecer tolo.
Jesus pede a Simão para satisfazer seu pedido e correr um risco: “Afastar-se até as águas profundas e baixar as redes para pescar”. Desta forma Jesus mostra a Simão que ele é alguém especial – que ele é o Filho de Deus – e inspira Simão a segui-lo.
Pense sobre o que esse encontro lhe diz sobre como Deus valoriza as pessoas, mesmo aquelas que não são obviamente famosas ou bem sucedidas, e sobre como ele nos alcança e procura nos usar como somos e onde estamos.

REFLEXÃO:
Agradeça a Deus porque Jesus veio para o(a) encontrar e chamar você para segui-lo.
Agradeça a ele por valorizá-lo(a) e querer que você faça parte da missão dele.
Peça-lhe para lhe mostrar qual será o próximo passo dessa jornada.

2. DEUS NOS CONVIDA A PARTICIPAR DE SUA MISSÃO
Efésios 1.3-10          Isaías 9.2-7
“Nós somos parte de uma história maior: os primeiros discípulos sabiam o que era essa história, já que tinham suas raízes nela...” (Wright)
Chris Wright sugere que devemos viver dentro da história da Bíblia, ao invés de aplicar a Bíblia à nossa vida. Até que ponto você acha que estamos preparados para viver dentro da história bíblica?
Os primeiros discípulos de Jesus conheciam a história e a fé de Israel. Eles sabiam que seu povo fora chamado por Deus e que o Messias havia sido prometido como aquele que viria para salvá-los. Na igreja, algumas vezes não sabemos a história da Bíblia tão bem assim, ou porque não crescemos frequentando a igreja, ou porque nossa igreja não se concentra na Bíblia como um todo. 
Até que ponto você acredita que está enraizado(a) na história de Deus? Como pode aprofundar suas raízes?
Pense sobre a promessa bíblica que temos de que o Reino de Deus virá. Como isso afeta o que você quer fazer com sua vida?
REFLEXÃO
Agradeça a Deus porque ele sempre nos amou e sempre teve um plano para restaurar seu relacionamento com toda a criação, mesmo quando os seres humanos o desobedeceram.
Peça-lhe para ajudá-lo(la) a estar ciente do seu valor como ser humano criado à imagem de Deus - não importa o quanto se sinta trivial ou mesmo indigno(a) - e para lhe mostrar a parte que ele deseja que você desempenhe na missão divina.

3. JESUS É NOSSO EXEMPLO PARA A MISSÃO
Lucas 4.14-21          Levítico 25.8-13                  João 20.21
Fomos criados para existir em um relacionamento com Deus, vivendo em harmonia com Deus, uns com os outros, a criação e nós mesmos – mas estes relacionamentos foram quebrados na queda. Deus começou a consertar as coisas construindo relacionamentos, fazendo alianças e promessas aos seres humanos. Abraão foi o primeiro destes, e Deus chamou-o e a Israel para serem uma luz para o resto do mundo, mostrando a todos como era viver com Deus.
A missão de Deus para alcançar toda a humanidade culmina com a vida, morte e ressurreição de Jesus, redimindo-nos e fazendo-nos voltar para Deus. Jesus chama a igreja para assumir o papel de Israel e compartilhar as boas novas com todo o mundo. Nossa vida e a vida da igreja é no aguardo esperançoso da volta de Cristo, da nova criação e da revelação completa do Reino de Deus.
O Ano do Jubileu era o ano em que a sociedade de Israel era “restabelecida”, quando as dívidas eram canceladas, os escravos libertos e as pessoas podiam retornar às suas famílias e às terras que lhes haviam sido dadas no estabelecimento de Israel na terra prometida. Israel podia assim ser outra vez a sociedade que o Senhor pretendia que fosse. O Ano do Jubileu era uma época de celebração e adoração.
Quando Jesus se refere a esta passagem, o que ele está dizendo sobre a parte dele na história de Deus – sobre sua missão? Jesus está dizendo que ele é a “solução” para a incapacidade de Israel de cumprir a sua parte na aliança estabelecida no Êxodo e ser uma “sociedade do Jubileu”. As boas novas que ele traz restauram uma forma de relacionamento com Deus, significando que nós podemos participar na construção de uma sociedade justa. Estas são boas novas para nós agora, bem como para quando morrermos.

REFLEXÃO
Agradeça a Deus por ter enviado Jesus para cumprir sua missão de restaurar a criação, permitindo-nos ter um relacionamento com ele.
Peça-lhe que lhe mostre algo do que significa ser enviado - como Jesus foi enviado.

Um comentário:

  1. Graça e paz!
    Como é bom saber que fazemos parte do Plano Perfeito de Deus. E mesmo, se perdidos estivermos, sem esperança...Ele nos chama e nos convida a com ele sermos a peça que nos criou para sermos.
    Obrigada pastor por essa mensagem tão edificante e esclarecedora.
    Deus o abençoe

    ResponderExcluir