11 de jul. de 2017

André: Multiplicador de Discípulos

   Texto: João 1.45-46
   Tema: Eu e Mais Um – André: Multiplicador de Discípulos

    Introdução:
    ·       A missão de multiplicar discípulos é de cada discípulo. Para multiplicar, antes é preciso ser. Não posso reproduzir aquilo que não sou e nem faço. Assim como ovelhas geram ovelhas que são cuidadas pelo pastor, discípulos multiplicam discípulos que são treinados para avançar.
·        A reprodução faz parte da vida, desde cedo aprendemos a multiplicar, na família vemos os efeitos da multiplicação, nos negócios também é possível multiplicar, multiplicar é transformar o mais em muito mais.

·        Jesus multiplicou pães e peixes, e mais que isto, Ele multiplicou discípulos. No começo eram 12, a estes se juntaram 70, depois 120, 500, 3 mil e muitos mais. A ordem dele é mesma hoje: vá, ensine, batize e faça discípulos, e eles farão outros.
·        Discípulos que se multiplicam formam uma igreja saudável, não queremos uma igreja cheia de membros, mas cheia de discípulos, pois estes oram, se relacionam e cumprem a missão com novos discípulos, pois o discípulo não soma, ele multiplica.
·        A ideia “eu e mais um” não é uma simples adição como pode parecer. Não é 1+1= 2 - 2+1+3; - 3+1=4... onde só um se reproduz. O conceito é 1+1+2 - 2+2+4 - 4+4=8 – 8+8=16... dessa forma todos se reproduzem. Esse é o conceito de multiplicação de discípulos que devemos seguir.

1. CARACTERÍSTICAS DO DISCÍPULO MULTIPLICADOR
·        André não era um grande líder como Pedro foi. Não estava sempre em destaque no grupo dos três como Tiago e João. Não há muitos relatos sobre ele, só uma vez em Atos (1.13). Mas ele era especial, é ainda hoje lembrado como aquele que conduzia pessoas à Jesus – “Operação André”.
·        André nos ensina algumas virtudes:
o   Ouviu sobre o Messias (v.36,37)). João foi quem apresentou Jesus a André como o Messias, o qual deveria ser seguido. André não descobriu isso sozinho. Todo André precisa de um João Batista que aponte para o Salvador e não para si próprio.
o   Seguiu a Jesus (v.38). Era comum os alunos andarem atrás do mestre. André seguiu fisicamente a Jesus, e essa decisão adquire níveis mais profundos de significado do decorrer da caminhada com o Mestre (Jo 13.36-38; 21.15-22).
o   Ficou com Ele (v.39). André se reporta a Jesus chamando-o de Rabi que significa “meu mestre”, isso denota a disposição dele de ser tornar de fato um discípulo e permanecer junto com Jesus.
o   Aprendeu seus ensinos (v.42). Isso aponta para a mudança de caráter, e se evidencia fortemente em Pedro, com a mudança do nome dele (Simão > Cefas = Pedro.
o   Compartilhou com Pedro (v.41).
·        Mas a principal característica é ser um discípulo multiplicador. Além de levar o próprio irmão – Pedro (Jo 1.42); depois levou os gregos (João 12.20-22) e também levou o menino com os pães e peixes (João 6.8-9).



2. A VIDA DO DISCÍPULO MULTIPLICADOR
·        Seguindo o exemplo de André, o discípulo cresce espiritualmente, pois ele se dispõe a ouvir, seguir e ficar com Jesus. Ele também passa a buscar o poder do Espírito Santo sobre sua vida, o que o levará a testemunhar e fazer discípulos.
·        O seu crescimento se evidencia na sua comunhão diária com Deus pela oração; pelo estudo pessoal e sistemático da Bíblia; pelo seu envolvimento com as atividades materiais e espirituais da sua Igreja e por seu compromisso em cumprir a Grande Comissão de Cristo (Mat 28.18-20).
·        O discípulo maduro e consciente passa a orar por pessoas não crentes; se dedica em fortalecer amizades com a intenção de oportunizar seu testemunho pessoal, pois esta é a melhor forma de levar pessoas a Jesus e integrá-las na Igreja.
·        Este discípulo agora ama a Cristo com amor ágape (amor incondicional e sacrificial); ama e se importa com as pessoas por quem Ele morreu na cruz, este amor é recompensado com poder para testemunhar para que corações sejam comovidos por suas palavras e orações.

3. DISCÍPULO MULTIPLICADOR MULTIPLICA PESSOAS
·        Quando o discípulo tem a consciência que ele deve ser um multiplicador, ele vai agir para que pessoas sejam tocadas pelo Espírito Santo, sejam atraídas a Cristo, para que preconceitos sejam derrubados e assim a salvação possa chegar a todos os corações.
·        Aquelas pessoas que nos cercam encontrarão respostas para suas necessidades e vazios, elas estarão receptivas ao evangelho, sedentas por conhecer o amor de Deus em suas vidas, isso vai proporcionar que portas nos sejam abertas e possamos levar a graça de Jesus a elas.
·        Com este mover do Espírito, as amizades serão fortalecidas de forma que o discípulo tenha liberdade em compartilhar seu testemunho pessoal contando como era sua vida antes de entregar-se a Jesus, como foi sua conversão e o que significa Jesus para você hoje.
·        Portas serão abertas para convidar as pessoas a participar dos cultos e programações da Igreja, elas vão aceitar fazer estudo Bíblico pessoal, participar dos Pequenos Grupos, e assim nossos amigos farão sua decisão por Cristo e pelo Batismo.
·        Pela fé podemos contemplar os novos discípulos integrados na Igreja e sendo relevantes, fazendo novos discípulos, se envolvendo nas atividades missionárias e de compaixão e graça, sendo fortalecidos na Palavra e nas doutrinas bíblicas.

CONCLUSÃO:
·        O discípulo multiplicador comunica o Evangelho investindo em relacionamento discipulador com o objetivo de chamar, agregar e aperfeiçoar discípulos multiplicadores.
·        Nossa semeadura deve ser abundante. Temos que buscar evangelizar pessoas desconhecidas, mesmo que seja algo difícil para nós.
·        As pessoas com quem já travamos relacionamentos (parentes e amigos) devem sempre ser alvo de nossa evangelização discipuladora.

·        Devemos motivar que todos os membros da igreja se tornem discípulos multiplicadores de outros discípulos. 

Um comentário: