24 de ago. de 2015

Quem é Este Homem?

MENSAGEM: JESUS – QUEM É ESTE HOMEM?
Texto: Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?!” (Mateus 8.27)

INTRODUÇÃO:  Entre as várias razões que temos para saber dizer quem é Jesus, quero destacar duas: 1ª) o mundo sempre apresentará Jesus de maneira errada, da mesma maneira como quando Jesus perguntou aos discípulos o que as pessoas diziam a respeito dele em Mateus 16.14. 2ª) A segunda razão nos é dada pelo escritor John Stott:
“Não nos é dada a liberdade de apresentar Cristo parcialmente (como homem, mas não como Deus, sua vida e não sua morte, sua cruz, mas não sua ressurreição, como Salvador, mas não como Senhor). Nem ainda temos o direito de pedir uma resposta parcial (da mente, mas não do coração, do coração, mas não da mente, ou da mente ou do coração, mas não da vontade). Não. Nosso objetivo é ganhar o homem todo para o Cristo total, e para isso é necessário o completo consentimento de sua mente, coração e vontade”.
Diante disso, responda. Quem você diz que Jesus é?

“J” – JESUS É JUIZ
Sim, Jesus é juiz. Mas sobre isso três coisas precisam ficar muito claras para nós.
1ª) Jesus tem a autoridade para julgar: E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem. João 5:27
2ª) Haverá o momento do julgamento: Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. Atos17:31
3ª) Mas agora não, agora não é momento de julgamento: E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. João 12:47

“E” – JESUS É ESPERANÇA
E todos os povos vão por nele a sua esperança. Mateus 12.21
Temos que apresentar Jesus como “a esperança” para todas as pessoas. Para os políticos corruptos como Zaqueu, para as mulheres adúlteras, para as mães aflitas como a viúva de Naim, para os doentes desenganados como a mulher do fluxo de sangue; e também para os homossexuais, os excluídos, os drogados. Jesus veio para que todas essas pessoas pudessem colocar em Cristo sua esperança. É nossa missão trabalhar para que isso aconteça.

“S” – JESUS É SALVADOR
As pessoas no mundo precisam de muitas coisas. Precisam mudar de hábitos, precisam deixar seus vícios, precisam mudar de vida, mas a coisa mais importante que ela precisam é de um SALVADOR.
Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido. Mateus 18:11
Ele respondeu: Se ele é pecador, eu não sei. De uma coisa eu sei: eu era cego e agora vejo. João 9. 25
O testemunho do homem que era cego de nascença nos ensina algo importante: não interessa o nosso discurso ou nossas ideias sobre Jesus, Deus, a Igreja ou coisa algum, o que interessa é a transformação que esse Jesus provoca na sua e na minha vida.

“U” – JESUS É ÚNICO
Isso quer dizer que não temos alternativa, não temos escolha. Uma vez que Jesus nos conquista somos irremediavelmente dele. Não há para onde correr quando só Jesus dá razão para nossa vida. Foi por isso que os discípulos ficaram, que os cristãos cantaram antes de serem mortos pelo estado islâmico. E você, tem escolha?
Simão Pedro respondeu: E para onde iremos nós? Só o senhor tem as palavras de vida eterna. João 6.68

“S” – JESUS É SUFICIENTE
Quando aceitei a Jesus em minha vida, o pastor Vicente de Ávila me perguntou se eu aceitava a Jesus como meu único Senhor e Suficiente Salvador. O suficiente aqui é muito importante, é a diferença entre ter uma roupa nova ou apenas um remendo de pano novo numa roupa velha.
“Ninguém usa um retalho de pano novo para remendar uma roupa velha; pois o remendo novo encolhe e rasga a roupa velha, aumentando o buraco. Mateus 9.15-16

CONCLUSÃO
E você, quem você diz que é Jesus?

Minha oração é que nessa semana você tenha a oportunidade de falar para alguém “quem é Jesus”.

Ilton Carlos Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário