Tema: Utilidade no Senhor
Grande Ideia: A Salvação por Cristo nos
Torna Úteis ao Reino em Amor
Introdução:
·
O nome Filemom significa “Amante; alguém que beija” vem da
palavra grega “fileo” que significa AMAR
no sentido de aceitar, gostar, tratar carinhosamente. É
preciso diferenciar do termo “agape”
(v.5,7,9) qu significa amar incondicionalmente e “eros” amor romântico.
·
Filemom era um irmão cristão morava em Colossos, foi convertido por
Paulo quando da sua viagem missionária. Ele era um próspero dono de escravos.
·
A carta foi escrita por volta do ano 60 d.C. por Paulo (1,9,19) na
companhia de Timóteo quando estava preso em Roma, e é endereçada para Filemom,
e provavelmente também para Áfia e Arquipo que faziam parte da Igreja que se reunia
na casa.
·
O texto apresenta três personagens centrais, Paulo o apóstolo e autor
da carta; Filemon o senhor próspero e destinatário e Onésimo, o escravo
fugitivo e motivo da carta.
·
Veremos como cada um deles nos ensina sobre a utilidade que temos para
o Reino , quando nossas vidas são colocadas nas mãos do Senhor. Aprenderemos
com eles o que cada um foi chamado a fazer em amor como cristão.
1. A UTILIDADE NA
PERSPECTIVA DE PAULO (v.12-14)
·
Aprendemos com Paulo a “necessidade de abrir mão de algo em favor de
outros”. Paulo escreve para Filemom para tratar de uma questão pessoal,
de uma questão de relacionamento de Filemom com Onésimo. Para isso ele sua
autoridade como apóstolo e pai na fé de ambos, para resolver um problema sério
entre eles.
·
Paulo precisou abrir mão da companhia, do serviço e do convívio de
Onésimo (v.13). Em outras palavras ele teve que abrir mão de um amigo em
benefício de outro amigo, no caso Filemom.
·
O próprio Paulo era inútil ao Senhor ante de sua conversão. Ele era
perseguidor da Igreja, ameaçava, consentia na morte pendia e levava para
Jerusalém. Mas quando no caminho de Damasco, o Senhor lhe apareceu (Atos
9.1-19), ele se converte, é batizado e agora se torna útil para o Senhor
(v.15,16).
·
O cristianismo se tornou muito egocêntrico, isso fruto de uma teologia
errada que é disseminada em pregações, canções, campanhas, etc. O foco não é
Cristo, não é o céu, muito menos o próximo. O “eu” se tornou o centro das
atenções, tudo deve ser pra mim, o culto (pregação, louvor, oração) deve me
agradar. Deus tem que me dar tudo o que eu quero.
·
Não foi isso que Jesus ensinou, Ele disse para oferecer a outra face,
dar a túnica, andar duas milhas, ou seja, abrir mão da minhas necessidades em
fazer do outro. Precisamos resgatar esta forma de cristianismo do dar e não
apenas do receber.
2. A UTILIDADE NA
PERSPECTIVA DE ONÉSIMO (v.10-12)
·
Aprendemos com Onésimo que “devemos fazer o que nos é devido como
cristãos”. Onésimo significa “útil” ou “aproveitável”. Mas ele não
estava fazendo jus ao seu nome, pois estava fugindo, era escravo de Filemom e
havia pratica furto contra seu senhor.
·
Ele foge para Roma, onde por algum motivo acaba preso, e é colocado
junto com Paulo, que o evangeliza, provavelmente dando seu testemunho de
inutilidade sem Cristo, e da utilidade para o Reino agora salvo. O fato é que
Onésimo se converte e se torna útil para Paulo (v.11).
·
Onésimo deveria voltar e consertar o seu erro diante
de Filemom, pois ele teria roubado seu senhor, se apropriado de algo
indevidamente ou desviado dinheiro (v.18). Não deixe erros sem conserto.
·
Onésimo deveria cumprir seu chamado à utilidade
junto a Filemom como era para Paulo a ponte deste se dispor a pagar qualquer
débito (v.13,18). Onésimo deveria demonstrar sua utilidade para o Reino (v.15)
servindo novamente a Filemom na condição de irmão em Cristo (v.16).
·
Aprendemos com Onésimo que devemos ser benção para todos
aqueles que nos cercam, independente de qualquer situação ou acontecimento.
Como Filemom o receberia? (v.16). Por quanto tempo?
·
A mudança de status de Onésimo foi tão profunda que Paulo diz que ele
deveria ser recibo como se fosse ele próprio (v.17). De escravo fugitivo a
irmão amado e útil para o reino. Isso é mudança, isso é transformação de vida.
·
3. A UTILIDADE NA
PERSPECTIVA DE FILEMOM (v.7-9)
·
Aprendemos com Filemom que “devemos a perdoar e agir com amor”.
Filemom traz no seu próprio nome a necessidade de demonstrar amor. Como já
vimos ele era um irmão cristão, morava em Colossos, era homem próspero e dono
de escravos, era filho espiritual de Paulo.
·
Filemom precisa entender que era preciso libertar o escravo que cometeu
o delito, motivado pelo amor cristão e em favor de um companheiro da mesma fé,
dessa forma ele estaria demonstrando que o amor cristão é a primeira regra da
ação humana.
·
Como deve agir o amor ágape:
1. Deve ser grato pelo bem dos
outros (v.4)
§ A demonstração de gratidão
de Paulo para com Filemom é uma expressão do amor cristão. Esta gratidão se
revelava em forma de oração. Assim quando vemos alguém sendo abençoado, devemos
agradecer e não ficar com algum sentimento contrário.
2. Deve procurar o bem dos
outros (v.10)
§ O motivo da carta era o bem
de Onésimo devendo ser aceito não mais como escravo, m as como irmão. Esta
reconciliação entre escravo e senhor traria benefícios para ambos. Devemos ser
instrumento de benção e reconciliação na família cristã. Usar as três peneiras
para promover a paz.
3. Deve crer na melhoria dos
outros (v.11)
§ A inutilidade transformada
em utilidade deveria ser evidenciada agora por Filemom ao receber Onésimo e dar
a ele uma segunda oportunidade (v.21). Não batava a recomendação de Paulo, era
preciso vivenciar isso. Quantas vezes duvidamos de que as pessoas podem mudar
pra melhor.
4. Deve levar os fardos dos
outros (v.18)
§ A disposição de Paulo em
pagar os prejuízos de Onésimo nos ensina a agir e não somente discursar.
Onésimo não tinha como pagar o prejuízo causado, então Paulo dispõe a arcar com
o prejuízo, isso é disposição de carregar o fardo. Precisamos nos dispor a
fazer isso mais frequentemente.
CONCLUSÃO:
·
No pecado e longe do Senhor, fazendo escolhas erradas, evidenciamos
nossa completa inutilidade para o Reino, para a sociedade, em nossa vida
particular, em nosso lar.
·
A mudança deste quadro se dá quando entregamos nossa vida a Cristo
confiamos nEle para nossa salvação. A partir de então começamos a reescrever
nossa história.
·
A completa inutilidade é removida de nosso ser e nos tornamos pessoas
úteis para cumprir tudo aquilo que Deus planejou no dia no nosso nascimento.
·
Se ainda não o fez, decida nesta noite reescrever a história de sua
vida. Só em Cristo seremos úteis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário