6 de mai. de 2015

Utilidade no Senhor

OUÇA O ÁUDIO DA MENSAGEM

Texto: Filemon v.11
Tema: Utilidade no Senhor
Grande Ideia: A Salvação por Cristo nos Torna Úteis ao Reino em Amor

Introdução:
·         O nome Filemom significa “Amante; alguém que beija” vem da palavra grega “fileo” que significa AMAR no sentido de aceitar, gostar, tratar carinhosamente. É preciso diferenciar do termo “agape” (v.5,7,9) qu significa amar incondicionalmente e “erosamor romântico.
·         Filemom era um irmão cristão morava em Colossos, foi convertido por Paulo quando da sua viagem missionária. Ele era um próspero dono de escravos.
·        
A carta foi escrita por volta do ano 60 d.C. por Paulo (1,9,19) na companhia de Timóteo quando estava preso em Roma, e é endereçada para Filemom, e provavelmente também para Áfia e Arquipo que faziam parte da Igreja que se reunia na casa.
·         O texto apresenta três personagens centrais, Paulo o apóstolo e autor da carta; Filemon o senhor próspero e destinatário e Onésimo, o escravo fugitivo e motivo da carta.
·         Veremos como cada um deles nos ensina sobre a utilidade que temos para o Reino , quando nossas vidas são colocadas nas mãos do Senhor. Aprenderemos com eles o que cada um foi chamado a fazer em amor como cristão.

1. A UTILIDADE NA PERSPECTIVA DE PAULO (v.12-14)
·         Aprendemos com Paulo a “necessidade de abrir mão de algo em favor de outros”. Paulo escreve para Filemom para tratar de uma questão pessoal, de uma questão de relacionamento de Filemom com Onésimo. Para isso ele sua autoridade como apóstolo e pai na fé de ambos, para resolver um problema sério entre eles.
·         Paulo precisou abrir mão da companhia, do serviço e do convívio de Onésimo (v.13). Em outras palavras ele teve que abrir mão de um amigo em benefício de outro amigo, no caso Filemom.
·         O próprio Paulo era inútil ao Senhor ante de sua conversão. Ele era perseguidor da Igreja, ameaçava, consentia na morte pendia e levava para Jerusalém. Mas quando no caminho de Damasco, o Senhor lhe apareceu (Atos 9.1-19), ele se converte, é batizado e agora se torna útil para o Senhor (v.15,16).
·         O cristianismo se tornou muito egocêntrico, isso fruto de uma teologia errada que é disseminada em pregações, canções, campanhas, etc. O foco não é Cristo, não é o céu, muito menos o próximo. O “eu” se tornou o centro das atenções, tudo deve ser pra mim, o culto (pregação, louvor, oração) deve me agradar. Deus tem que me dar tudo o que eu quero.
·         Não foi isso que Jesus ensinou, Ele disse para oferecer a outra face, dar a túnica, andar duas milhas, ou seja, abrir mão da minhas necessidades em fazer do outro. Precisamos resgatar esta forma de cristianismo do dar e não apenas do receber.

2. A UTILIDADE NA PERSPECTIVA DE ONÉSIMO (v.10-12)
·         Aprendemos com Onésimo que “devemos fazer o que nos é devido como cristãos”. Onésimo significa “útil” ou “aproveitável”. Mas ele não estava fazendo jus ao seu nome, pois estava fugindo, era escravo de Filemom e havia pratica furto contra seu senhor.
·         Ele foge para Roma, onde por algum motivo acaba preso, e é colocado junto com Paulo, que o evangeliza, provavelmente dando seu testemunho de inutilidade sem Cristo, e da utilidade para o Reino agora salvo. O fato é que Onésimo se converte e se torna útil para Paulo (v.11).
·         Onésimo deveria voltar e consertar o seu erro diante de Filemom, pois ele teria roubado seu senhor, se apropriado de algo indevidamente ou desviado dinheiro (v.18). Não deixe erros sem conserto.
·         Onésimo deveria cumprir seu chamado à utilidade junto a Filemom como era para Paulo a ponte deste se dispor a pagar qualquer débito (v.13,18). Onésimo deveria demonstrar sua utilidade para o Reino (v.15) servindo novamente a Filemom na condição de irmão em Cristo (v.16).
·         Aprendemos com Onésimo que devemos ser benção para todos aqueles que nos cercam, independente de qualquer situação ou acontecimento. Como Filemom o receberia? (v.16). Por quanto tempo?
·         A mudança de status de Onésimo foi tão profunda que Paulo diz que ele deveria ser recibo como se fosse ele próprio (v.17). De escravo fugitivo a irmão amado e útil para o reino. Isso é mudança, isso é transformação de vida.
·          
3. A UTILIDADE NA PERSPECTIVA DE FILEMOM (v.7-9)
·         Aprendemos com Filemom que “devemos a perdoar e agir com amor”. Filemom traz no seu próprio nome a necessidade de demonstrar amor. Como já vimos ele era um irmão cristão, morava em Colossos, era homem próspero e dono de escravos, era filho espiritual de Paulo.
·         Filemom precisa entender que era preciso libertar o escravo que cometeu o delito, motivado pelo amor cristão e em favor de um companheiro da mesma fé, dessa forma ele estaria demonstrando que o amor cristão é a primeira regra da ação humana.
·         Como deve agir o amor ágape:
1.      Deve ser grato pelo bem dos outros (v.4)
§  A demonstração de gratidão de Paulo para com Filemom é uma expressão do amor cristão. Esta gratidão se revelava em forma de oração. Assim quando vemos alguém sendo abençoado, devemos agradecer e não ficar com algum sentimento contrário.

2.      Deve procurar o bem dos outros (v.10)
§  O motivo da carta era o bem de Onésimo devendo ser aceito não mais como escravo, m as como irmão. Esta reconciliação entre escravo e senhor traria benefícios para ambos. Devemos ser instrumento de benção e reconciliação na família cristã. Usar as três peneiras para promover a paz.

3.      Deve crer na melhoria dos outros (v.11)
§  A inutilidade transformada em utilidade deveria ser evidenciada agora por Filemom ao receber Onésimo e dar a ele uma segunda oportunidade (v.21). Não batava a recomendação de Paulo, era preciso vivenciar isso. Quantas vezes duvidamos de que as pessoas podem mudar pra melhor.

4.      Deve levar os fardos dos outros (v.18)
§  A disposição de Paulo em pagar os prejuízos de Onésimo nos ensina a agir e não somente discursar. Onésimo não tinha como pagar o prejuízo causado, então Paulo dispõe a arcar com o prejuízo, isso é disposição de carregar o fardo. Precisamos nos dispor a fazer isso mais frequentemente.

CONCLUSÃO:
·         No pecado e longe do Senhor, fazendo escolhas erradas, evidenciamos nossa completa inutilidade para o Reino, para a sociedade, em nossa vida particular, em nosso lar.
·         A mudança deste quadro se dá quando entregamos nossa vida a Cristo confiamos nEle para nossa salvação. A partir de então começamos a reescrever nossa história.
·         A completa inutilidade é removida de nosso ser e nos tornamos pessoas úteis para cumprir tudo aquilo que Deus planejou no dia no nosso nascimento.

·         Se ainda não o fez, decida nesta noite reescrever a história de sua vida. Só em Cristo seremos úteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário