4 de nov. de 2014

Coração Insensível em Crise


Texto: Habacuque 1:12-2.1
Tema: A crise do coração insensível.
“Um coração insensível é o fruto de um duro questionamento ao caráter de Deus”

INTRODUÇÃO
·         Há muita graça neste texto. Se eu fosse o juiz de Habacuque já o teria mandado para o tronco. Um duro questionamento ao caráter de Deus. Mas quem disse que não somos bem parecidos? A grande diferença é que não expomos nossos duros questionamentos.
·         Ao reclamar de uma situação difícil, não nos comportamos igual ao profeta? As vezes não questionamos o caráter de Deus devido a seu silêncio? A mesma graça que Deus dispensou a Habacuque, ele exerce sobre nós.

·         Quando deixamos que a inveja (Deus deu para ele e para mim não) tome lugar em nosso coração, estamos permitindo que ele se torne insensível.
·         Temos como objetivo e alvo, para esta noite “alertar a todos que certos questionamentos podem  produzir um coração insensível”
·         Nós Já nascemos com O DNA do questionamento, ganhamos isso com a herança pecaminosa. Essa passagem mostra claramente que posso cair no erro de questionar indevidamente o seu caráter, mesmo sendo alguém com maturidade espiritual.
·         Cristo Jesus, tinha o direito de fazer todos os seus questionamentos, mas quando insultado não abriu a sua boca, quando humilhado não respondeu ofendendo aos outros, mas entregou, tudo a Deus que julga com justiça.

O primeiro caminho que nos leva a um coração insensível é:

1. O QUESTIONAMENTO AOS MÉTODOS DE DEUS. (v.12)
·         Como o profeta questiona os métodos de Deus? Ele expõe primeiramente a Santidade de Deus; depois ele não concorda que o ímpio seja como juiz, e por fim ele não concorda que o ímpio seja como vara.
·         A obra de Cristo por nós, já seria motivo suficiente para entendermos que Deus é plenamente justo e infinitamente amoroso, pois o seu filho morreu por nós na cruz.
·         Por natureza somos filhos da ira, (Ef 2.1), mas Deus por sua imensa graça nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.
·         Aplicações:
o   Não há motivos para questionar os métodos de Deus, ele já deu prova suficiente do seu amor e da sua bondade.
o   Nunca devemos comparar o tratamento que Deus dá ao ímpio com o tratamento disposto a nós, é muito diferente. Lembra que somos povo, escolhido por Ele.  

O segundo caminho que nos leva a um coração insensível é:
 
2. O QUESTIONAMENTO ÀS AÇÕES DE DEUS. (v.13)
·         O que o profeta questiona em relação às ações de deus? Ele questiona novamente a santidade de Deus, depois questiona a tolerância de Deus ao mal, e então questiona a tolerância de Deus à injustiça.

·         Nós temos a sensação de que Deus não abençoa o justo, que Deus é um pouco frágil, Ao pensar na pessoa de Cristo, que por alguns momentos pareceu tão fraco, tão tímido. É bom que Deus o exaltou e lhe deu o nome, para ao nome dele, toda joelho se dobre e toda língua confesse, que ele é o Senhor. 
·         Aplicações:
o   Deus sabe o que faz, e no momento em que deve fazer. Acredite nisso.
o   Quando alguma situação nos parecer estranha, nos dando a  impressão de que o inferno está sobrepondo aos céus, lembre-se toda autoridade foi a Jesus, nos céus , na terra e debaixo da terra.

O terceiro caminho que nos leva a um coração insensível é:  

3. O QUESTIONAMENTO À SOBERANIA DE DEUS 14-17
·         Como a soberania de Deus é questionada pelo profeta? Ele vê três coisas acontecendo. Vê uma anarquia total, vê o domínio dos ímpios, e ele vê o crescimento da maldade.
·         A bíblia diz em Efésios 1.20-21 “Cristo reina sobre todos os governos celestiais, autoridades, forças e poderes. Ele tem um título que está acima de todos os títulos das autoridades que existem neste mundo e no mundo que há de vir. Deus colocou todas as coisas debaixo da autoridade de Cristo e deu Cristo à Igreja como o único Senhor de tudo.. Cristo é soberano.”
·         Aplicações:
o   Tá difícil viver com seus problemas atuais: Cristo é soberano. Deus está no controle.

4. O FRUTO DE UM CORAÇÃO INSENSÍVEL. 2.1
·         Este FRUTO nada mais é que a atitude de truculência pessoal que se manifesta com uma real  tensão, uma vez que o profeta estava se colocando no lugar da Sentinela, ocupando o ponto mais alto da muralha e com uma duvidosa confrontação, pois ele esta dialogando com Deus e agora, iria ficar em silencio esperando uma resposta.

CONCLUSÃO
·         Isso significa que jamais posso perguntar algo para Deus? Não
·         Podemos e devemos. Perguntar é sadio, o que não podemos é colocar Deus no nosso tribunal e condená-lo.

·         Como de certa forma o profeta estava fazendo. O mundo arrogante faz isso.

Um comentário:

  1. texto interessante,mas poderia ser mais abrangente hoje a injustiça tá sendo praticada n seio da igreja de Cristo por (Nabucos donosor) que se dizem chamados para esta grande obra e o povo de Deus aceita tudo imposto por eles, eu creio que isto é uma perda de sensibilidade espiritual. a única passagem que me vem a mente é: deuteronomio: 29-29.
    me perdoe o anonimato pois tenho conta mas tenho dificuldades em acessa-la

    ResponderExcluir