Todos nós gostamos de vitórias, queremos conquistar algo novo, superar velhos problemas e viver assim uma nova vida. Todos querem trilhar um caminho de vitórias. Depois 430 anos de escravidão Israel está livre para caminhar em direção à terra prometida por Deus. Gerações após gerações de espera, e agora havia chegado a hora da partida em busca da bênção.
Nessa caminhada contavam com a presença de Deus na forma de uma nuvem para guiá-los durante o dia, e na forma de uma coluna de fogo para iluminar a noite. Tudo ia bem até eles acampar diante do mar e Faraó com seu exército se aproximar e trazer pavor. Porém é nessa circunstancia que eles vão começar a trilhar o caminho da Vitória.
Havia um caminho mais curto, seguro, conhecido e rápido, mas nem sempre o caminho mais fácil aos olhos humanos é o caminho que devemos seguir. Diante de uma guerra seriam facilmente derrotado ou poderiam facilmente voltar ao Egito. Havia ainda duas rotas alternativas pelo meio do deserto, o que era inviável. Deus então cria um novo Caminho.
Temos que ter cuidado com os caminhos fáceis, comuns, corriqueiros. Os caminhos que todos trilham, nem sempre levam onde Deus quer que estejamos. Jesus disse que devemos andar pelo caminho estreito. As vezes é nos melhores caminhos que acontecem mais acidentes. Ande pelo caminho que o Senhor está mostrando, Jesus é o caminho (Jo 14.6)
A prática do clamor agrada ao Senhor, porém havia chegado o tempo da liberdade em direção à Terra Prometida, agora era a hora de agir. No entanto a proximidade do exército egípcio, os fez olhar para traz e clamar. Moisés pede calma e fé, pois Deus estava dizendo que era a ora da ação. O povo deveria marchar, e Moisés erguer e estender a mão com a vara sobre o mar para abri-lo.
Temos que entender que tem momento de clamar e momento de agir para experimentar o resultado do clamor. Falhamos em não saber quando é momento de agir, ou quando agimos sem ou em lugar de orar. Em cada realidade devemos saber se vamos orar ou agir.
Humanamente estavam sem saída e era hora de fazer alguma coisa, eles deveriam marchar. Mas a questão é para onde? Pelo meio do mar em terra seca. Eles agora deveriam decidir dar ou não o primeiro passo. Obedecer ou não á ordem divina.
Esta decisão os levou ao caminho da vitória: Crer na palavra de Deus; obedecer à orientação de seu líder e agir com fé. Dar o primeiro passo exige: crer, obedecer e agir. Para mudar nossa história de vida, precisamos crer, obedecer e agir.
Quando damos o primeiro passo, o Senhor nos ajuda. Ele entregou seu Filho por nós. Ele mostrou o caminho. Agora o resto é conosco. Por isso, dê o primeiro passo.
Pr. Elias Colombeli
Nenhum comentário:
Postar um comentário