O apóstolo Paulo escreve: ‘’Afinal de contas, são os pais que devem juntar dinheiro para os filhos, e não os filhos, para os pais.’’ (2 Coríntios 12.14). A grande missão da paternidade não é exatamente deixar bens materiais, e sim uma ‘’herança’’ para os filhos. Como pais devemos nos perguntar: ‘’que tesouro deixarei a meus filhos?’’ Se a sua resposta estiver relacionada apenas a dinheiro, posses, etc, você vai fracassar nesta missão.
Vivemos um tempo onde ganhar mais dinheiro tornou-se uma tentação que afasta o homem da esposa, dos filhos e de Deus. Mas como entender então o texto de Paulo?
Ele usa um conceito bem atual para nós ‘’entesourar’’ que é igual a guardar, acumular. Jesus afirmou que o reino do céu é semelhante a um tesouro e disse que onde está nosso tesouro aí está o nosso coração. A Bíblia diz que na casa do justo há um grande tesouro (Prov. 15.6). Tesouro não é igual a dinheiro.
Em primeiro lugar devemos saber o que deixar de tesouro para seus filhos: O temor do Senhor, que é o princípio da sabedoria. Ensine seus filhos a temer a Deus. Os princípios, que vão nortear a ética da vida e do comportamento deles. O amor de Deus, eles precisam saber que há um Deus que ama apesar de exercer juízo e justiça. A Palavra de Deus, como única regra de fé e prática que conduzirá a vida deles. Cristo como Salvador, levar os filhos a ter um encontro real e pessoal com Jesus. A oração, como meio de desenvolver a intimidade com Deus.
Agora vem a questão de como fazer tudo isso? Comece pelo exemplo, os filho fazem mais aquilo que veem os pais fazendo do que aquilo que os pais mandam. Passe pela oração, coloque diariamente diante de Deus a vida deles e peça para Deus o ajudar nesta missão. Não esqueça do ensino, educar, repreender, corrigir é a parte desagradável da missão, mas não pode ser negligenciada. Conte com a graça e ajuda de Deus, sozinho você não irá cumprir este projeto, para isso Deus tem que ser uma realidade em sua vida.
Em terceiro lugar vem a pergunta: ‘’quando fazer isto?’’ Comece logo, até antes mesmo do nascimento através da oração e do modo como trata sua esposa. A criança ouve e sente o que se passa do lado de fora. Assim que o bebê nasce, não perca tempo, você tem uns sete anos para formar o caráter e a personalidade do filho, depois de uma certa idade eles cristalizam sua personalidade, e aí torna-se mais difícil ensinar respeito, disciplina, ordem, etc.
E por último chegam então os resultados. A colheita, os lucros são para toda vida. A alegria de ver os filhos bem na vida, com um compromisso sério com Deus, amando e respeitando sua família, um caráter e uma moral exemplar. Isso não tem preço e é o melhor tesouro a deixar.
Qual herança você vai deixar para os seus filhos? O que você está acumulando para eles? Ha coisas muito mais importante que dinheiro e bens. Existem valores mais fundamentais que eles vão precisar. Cumpra sua Missão.
Pr. Elias Colombeli
Nenhum comentário:
Postar um comentário