28 de dez. de 2012

Lugar de Fortes Emoções



Texto: João 2.1-10
Tema: “O Casamento é um Lugar de Fortes Emoções”
Introdução:
·         Quando pensamos em nos casar, imaginamos e idealizamos coisas belas e sublimes, sonhamos com momentos felizes e prazerosos, esperamos viver boas experiências ao lado da pessoa amada.
·         Porém quando começamos a vivenciar o relacionamento a dois, três quatro, cinco, etc. vamos percebendo que as coisas não são tão glamorosas quanto pensamos.
·         Em resumo, a realidade do casamento nos apresenta fortes emoções, algumas boas, outras nem tanto, por isso o casal deve estar preparado para saber enfrentar e resolver todos os acontecimentos que serão vividos.
·         Quero pensar com vocês em 7 situações que geram fortes emoções no casamento.
1. Os Encontros e Desencontros
·         v.1,2: “E a mãe de Jesus estava ali; Jesus e seus discípulos também foram convidados
·         Quando os familiares se encontram não faltam fortes emoções, sejam elas positivas ou negativas. Risos, alegrias, podem dar lugar a choro, raiva, angústia. Não tenho dúvida que os encontros familiares em muitas ocasiões se transformem em desencontros.
·         Qual a solução para isso? Ficar sozinho, não se casar, ou cada um respeitar o espaço, estilo, personalidade, jeito dos outros. Cada um no seu quadrado.
2. Os Problemas Inesperados
·         v.3: “E tendo acabado o vinho
·         Além daqueles problemas que já antevemos e nos preparamos para eles, no casamento estamos sujeitos a problemas inesperados: uma doença, um acidente, uma fatalidade, a perda de alguém o que gera fortes emoções. Por mais que nos planejemos, não podemos evitar as eventualidades da vida.
·         Qual a solução para isso? Manter a calma e o auto controle e estar sempre perto de Jesus para poder contar com ele nessas urgências.
3. As Cobranças
·         v.3: “Eles não têm mais vinho
·         Infelizmente as cobranças estão presentes no casamento e, de ambas as partes. O marido cobra a esposa, que cobra os filhos, que cobram o pai... Essas cobranças são fonte de fortes emoções. Precisamos aprender a lidar com elas e encará-las com naturalidade. É preciso evitar que o casamento vire só em cobranças.
·         Qual a solução para isso? Estabelecer o papel de cada um dentro do casamento e procurar cumprir com as obrigações inerentes de cada parte.
4. Os Conflitos Pessoais
·         v.4: “Mulher, que tenho eu contigo?”
·         Vejo aqui um conflito. “por que estás me envolvendo nesta situação?” Jesus está questionando. Os conflitos surgem das divergências, das expectativas, das frustrações, das decepções, etc., trazendo fortes emoções. Qual casal não tem conflitos? Mas os conflitos não são de todo mal, com eles crescemos, amadurecemos nos aperfeiçoamos.
·         Qual a solução para isso? Viver isolado em uma ilha deserta ou com paciência, humildade, amor e disposição de ceder buscar um entendimento.
5. O Serviço Mútuo
·         v.5,7: “Fazei tudo o que vos disser” “Enchei de água as talhas”.
·         Nos casamos para fazer o outro feliz e não para buscar nossa felicidade, e o servir é um ato fundamental para alcançar este propósito. Porém o serviço aqui não é no sentido escravidão, ou patronal, onde eu mando e você obedece. O verdadeiro serviço acontece sem cobranças ou insistências. O servir um ao outro produz fortes emoções no casamento.
·         Como fazer isso? Tome a iniciativa, não espere as cobranças, antecipe-se, surpreenda.
6. A Necessidade de Honra
·         v.10: “Mas tu guardaste até agora o melhor vinho
·         Hebreus 13.4 diz que o casamento é digno de honra. Além disso no casamento devemos honrar um ao outro, respeitando-se mutuamente, fazendo elogios, cumprindo os compromisso e votos, tendo prazer na presença mútua, sentindo orgulho santo um do outro. Quando honramos se busca horar o cônjuge, o relacionamento torna-se mais agradável.
·         Por que fazer isso? Porque é sinal de saúde no relacionamento e um sinal de que você não está pensando só no seu bem estar, mas sim no bem estar do seu casamento.
7. O Milagre da Transformação
·         v.9: “a água transformada em vinho
·         O casamento tem um grande poder de nos transformar, e não só fisicamente. A união conjugal, a chegada dos filhos ajuda a moldar nosso caráter, nossa personalidade, nosso ser como um todo. Mas a principal transformação que precisamos é na vida espiritual. As transformações que vivenciamos geram fortes emoções.
·         Como isso acontece? Tendo Jesus presente no casamento, não deixando ele de fora. Cuidar para que as transformações sejam sempre positivas.
CONCLUSÃO:
·         O casamento é um campo para fortes emoções: Os Encontros e Desencontros; Os Problemas Inesperados; As Cobranças; Os Conflitos Pessoais; O Serviço Mútuo; A Necessidade de Honra e O Milagre da Transformação.
·         Sobrevivam aos Encontros e Desencontros. Sejam fortes nos Problemas Inesperados. Tenham cuidado com as Cobranças. Resolvam os Conflitos Pessoais. Sejam humildes no Serviço Mútuo. Entendam e praticam a Honra e deixem deus fazer o Milagre da Transformação em vocês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário