28 de fev. de 2012

O Anão Vitorioso



O mundo nos apresenta histórias de vencedores nos esportes, na vida pessoal, na vida profissional. Vencer é uma necessidade básica de todos ser humano, pois a derrota o intimida e abate. Hoje tudo se resolve na competição. As pessoas competem pelo melhor carro, pela maior casa, pela mulher mais bonita, etc. Mas nem sempre ganhar é tudo, pois muitos para serem vitoriosos acabam passando por cima de princípios que deveriam ser observados. O Diabo ofereceu a Jesus vitória sem cruz ao tentá-lo em Mateus 4.1-11. Jesus sabia das intenções dele e rejeitou esta vitória fácil, preferindo o sofrimento do calvário. Zaqueu (Lucas 19.1-10) é um personagem injustiçado, seu cartão de visitas é “um anão ladrão”, mas ele foi um vencedor. Ele venceu numa cidade amaldiçoada (Jericó), num país escravo (Israel) e ainda, foi salvo. Para ser um vencedor pelas vias corretas devemos:

LUTAR PELOS SONHOS (v.2-5). Temos que admitir que Zaqueu era um lutador. A nação de Israel estava em tremendas dificuldades política, social e econômica. Neste contexto Zaqueu consegue um emprego, ele se torna cobrador de impostos; ele é promovido no emprego, se torna chefe dos cobradores de impostos, e por consequência fica rico. Ele passou então a ser invejado, mas estava insatisfeito, faltava algo em sua vida. Foi quando ouviu que Jesus iria passar por sua cidade, ele desejou ver este Jesus, para isso antecipou-se a multidão e subiu numa árvore para ver Jesus passar. Jesus lhe deu uma oportunidade, se convidou para ficar hospedado na casa de Zaqueu.

A situação hoje não está fácil, ter um emprego é difícil, manter-se nele ainda mais, atuar dentro da formação e vocação já não é a realidade de muitos. Vivemos uma crise religiosa, onde muitas doutrinas estão sendo pregadas, onde está a verdade? Você conhece a história da mulher com fluxo de sangue, que sofria a doze anos e gastou todo o dinheiro e não foi curada. Mas um dia ouviu que Jesus passava, ela venceu a o preconceito, venceu a fraqueza, venceu a multidão e tocou nas vestes de Jesus e foi curada (Lucas 8.42-48). Zaqueu lutou contra uma série de fatores, e conseguiu realizar seu sonho. Você tem sonhos? Lute com ética, com honestidade e moralidade e Deus o abençoará.

APROVEITAR AS OPORTUNIDADES (v.5,6). Zaqueu teve uma única oportunidade de ver Jesus e aproveitou, nem que para isso precisou esperar Jesus em cima de uma árvore. O desejo de Zaqueu de ver a Jesus lhe rendeu a oportunidade de falar com ele, de comer com ele e de hospedá-lo em sua casa. Zaqueu poderia ter dito que não podia, pois era um publicano, ou por não estar esperando e nem preparado para hospedar alguém tão ilustre.

Meus irmãos, as oportunidades surgem, para alguns mais, para outros menos. Oportunidade de estudo, de emprego, de mudar de vida. Agora pare e pense quantas oportunidades você já desperdiçou? Quando chances você jogou fora por não querer tomar uma atitude ou uma decisão? Dizem que as oportunidades são iguais a uma pessoa com muito cabelo na frente e careca na parte de trás. Se você não agarrar enquanto estiver diante de você, depois que passar, será tarde demais. Zaqueu viu a Jesus, conseguiu realizar seu sonho, mas ele ganhou muito mais, ele hospedou, comeu, passou um tempo preciso na presença do Filho de Deus, porque aproveitou a oportunidade, esta que hoje você tem de salvação, de santidade, de crescimento. Elas não avisam, simplesmente chegam.

SER HONESTOS (v.3,8). Zaqueu era considerado desonesto, mas o texto não relata isso. Ele era um publicano rico, mas é possível cobrar impostos e enriquecer sem ser desonesto. É possível através do trabalho subir de nível de vida. Nem todo rico é desonesto e ladrão. Zaqueu enfrentou a multidão com honestidade, ele não subornou ninguém para o colocar frente a frente com Jesus. Ele não comprou um lugar na frente de fila para ver Jesus de perto. Ele não usou sua riqueza e influencia para se beneficiar. Ele subiu na árvore. Foi essa honestidade e simplicidade que o colocou frente a frente com Jesus. Ele não negou seus pecados, pelo contrário, admitiu e se propôs a devolver o dinheiro para aqueles que havia cobrado além do que poderia. Zaqueu venceu com honestidade e transparência. Mas a sua maior vitória foi alcançar a salvação, pois ele era um que estava perdido e foi salvo por Jesus. Nem sempre a maior vitória é no sentido material e humano. A maior benção é o dom da salvação em Cristo Jesus.

Não vamos nos deixar dominar pelo espírito competitivo que reina hoje no mundo. Devemos cuidar para não entrar na paranoia da competitividade. Devemos buscar realizar nossos sonhos, mas antes de tudo, manter os princípios éticos e morais da Palavra de Deus, manter o caráter que agrada a Deus. Em atitude de oração, vamos perceber as oportunidades que o Senhor está colocando diante de nós, e com orientação do Espírito, tomar a decisão certa. Acima de tudo, sejamos honestes conosco mesmo, com aqueles que nos cercam e diante de Deus. Honestidade é um princípio inegociável.

Um comentário:

  1. Ηello it's me, I am also visiting this website daily, this web page is in fact nice and the users are actually sharing pleasant thoughts.

    Check out my web site: at home laser hair removal

    ResponderExcluir