7 de out. de 2011

O Conforto do Espírito e da Fé

Texto: 2 Coríntios 3.17-4.1
Tema: O Conforto do Espírito e da Fé

Introdução:
a.     Chegamos a nossa penúltima mensagem sobre “Onde podemos encontrar conforto”. Temos dito até aqui que precisamos de conforto, pois enfrentamos problemas além dos limites humanos.
b.     Enfatizamos que pessoas feridas precisam de algo mais que meras palavras, precisam de alguém que caminhe ao seu lado. Neste intuito, Deus nos deu o parakletos (o Espírito Santo) para estar com e em nós.
c.      Experimentamos um consolo diferente, pois o Espírito Santo não age como o homem, somos desafiados a sair na nossa zona de segurança e se aventurar em Deus.
d.     Diante disso encontramos consolo: 1. No Deus que consola; 2. Na fraqueza que ajuda; 3. Na consciência que reafirma; 4. Na tristeza que transforma, e hoje veremos o consolo: 5. No Espírito que capacita e 6. Na fé que enxerga.

1.     O ESPÍRITO QUE CAPACITA – 2 Coríntios 3.1-6
a.     Estamos tentando compreender o que capacitou Paulo a encontrar consolo nas suas dificuldades. Para termos a resposta devemos nos perguntar: por que os problemas não o derrotaram?
1.     Porque não foi vingativo e não tomou as ofensas como algo pessoal;
2.     Porque não buscou glória ou recompensa para si, o foco da glorificação era o Senhor;
3.     Ele reagiu diferente do comum – 2 Coríntios 4.1
4.     O segredo dele era depender do Espírito que o capacitou – 2 Coríntios 3.5,6; 17.-4.1.
b.     Paulo oferecia ao mundo mais que regras e regulamentos, oferecia uma nova aliança no Espírito. Sua confiança não estava apenas na Palavra escrita, mas na presença persuasiva, encorajadora, auxiliadora e consoladora do Espírito Santo.
c.      Não que ele desprezava a Palavra de Deus. Ele a amava, a escreveu, a ensinou e arriscou sua vida para transmiti-la. Porém sua verdadeira esperança e encorajamento não eram simples palavras. Sua força e suficiência eram consequências da ação do Espírito que é capaz de transformar vidas.
d.     As palavras e leis não devem ser um fim em si, mas um meio para nos aproximar do Espírito Santo de Deus, revelar nossa necessidade de Cristo.
e.     Nos problemas temos que manter nosso ânimo porque sabemos que estamos com o Espírito Santo e ele nos capacitará para vencer.
f.       Você precisa de consolo? Então ore em cooperação com o Espírito Santo do Senhor; leia a Palavra a fim de experimentar uma nova dependência do Espírito Santo.

2.     A FÉ QUE ENXERGA – 2 Coríntios 4.7-5.12
a.     Vemos o papel que a fé desempenhou para capacitar Paulo a louvar o “Deus de toda consolação”. Ele aprendeu a confiar no olhar divino do Senhor e não no seu olhar humano, para suportar a dor e o sofrimento. Se ele tivesse acreditado apenas no que conseguia enxergar com os olhos da carne, sua vida seria cheia de desespero.
b.     Vejamos o que a Palavra nos diz em 2 Coríntios 4.13-18.
c.      Mas devemos ter cuidado, ao enfatizar a fé que produz o consolo, não significa jogar fora o bom senso e a razão. É melhor confiar em Deus que ressuscitou Cristo dos mortos do que confiar na aparência das circunstancias que mudam.
d.     Quando algo está além da visão, precisamos confiar em Deus para aquilo que somente ele pode ver. Independente daquilo que os sentimentos e as circunstancias mostram, podemos crer que:
1.     O problema é tão passageiro como Deus diz que é;
2.     Servir ao próximo é tão digno quanto Deus diz que é;
3.     Somos tão imortais quanto Deus diz que somos;
4.     Nosso futuro eterno é tão glorioso quanto Deus diz que é.
e.     Devemos manter nossa fé nas situações mais conflitantes, desanimadoras e duvidosas – 2 Coríntios 4.8-40. Essa fé vivificada pelo Espírito nos capacita a ser invencível e desafiar a morte. Ela não apenas fortalece, mas capacita a compartilhar o espírito renovador de gratidão – 2 Coríntios 4.15.
f.       Paulo manteve sua fé nas situações mais conflitantes, desanimadoras e duvidosas.

CONCLUSÃO:
a.     Quando precisamos de consolo temos a quem recorrer. Não apenas a uma pessoa que possa andar ao nosso lado e dividir a nossa dor, temos a presença do Espírito Santo que nos capacita a continuar.
b.     Quando tudo parece escuro, a fé funciona como um farol que mostra o caminho a seguir para que não nos percamos no meio da jornada.
c.      Que o Espírito Santo possa capacitar e aumentar nossa fé para enxergarmos o consolo do Senhor para nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário