Provérbios 22.6
•Provérbios 22:6 proposta pela NVI (Nova Tradução Internacional) é a expressão mais próxima do que o texto hebraico apresenta como significado. "Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles."
A dádiva de nos tornarmos pais e sermos o que nossos filhos precisam nesse longo caminho da paternidade e maternidade.
•Instrua a criança é transmitir conhecimento na fase da pureza (sem manias, costumes, intervenções). A fase onde as funções cognitivas são mais apuradas e as mais complexas se desenvolvem. ATENÇÃO, MEMÓRIA e RACIOCÍNIO. Caráter, personalidade e temperamento.
•Deus nos agraciou com o privilégio de apontarmos o destino de nossos filhos (Sl 127:3_5). As flechas não são nossas, você aponta, direciona e solta, lança com a convicção de que aquela flecha está indo para o destino designado e estabelecido pelo propósito de Deus. Filhos não foram gerados para ser propriedade privada dos pais, tampouco para realizar os desejos da criança reprimida que existe em nós.
Abaixo da autoridade divina, na terra não existe maior autoridade sobre um filho do que os seus pais.
•Estamos diante do sucesso e fracasso paterno cujo o resultado depende do que usamos como fonte para nortear a nossa instrução.
•Crescer dói. Na jornada da vida somos submetidos a experiências emocionais e sociais e quanto aos nossos filhos não podemos os privar das mesmas experiências quando a hora chegar. A cada palmada que você dá no seu filho é uma prevenção de que ele tome palmadas dolorosas da vida! Nós fragilizados demais os nossos filhos e criamos pessoas fracas para a vida!
•Você vai errar muito durante o processo! Filho primogênito é o laboratório de aprendizado dos pais. Pode uma mãe que amamenta se esquecer do seu filho? Gerado pelo seu ventre. Eu o Senhor jamais me esquecerei de vocês. Is 49:15 e "Algum de vocês teria coragem de se um filho lhe pedindo pão, dar uma pedra ou lhe pedindo peixe, dar uma serpente? Se vocês sendo maus sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o vosso Pai que está nos céus." Mt 7:9_11. Mesmo nos tornando pais, não deixamos de ser filhos, no entanto agora com a responsabilidade de sermos pais e ainda que venhamos a falhar com eles, somos todos filhos do mesmo Pai.
•No caminho e não O caminho: A instrução no exemplo influencia de modo que os nossos filhos fazem releituras de execução a partir de nós. Nossa criação precisa ser um constante discipulado intencional.
•Quem ensina o caminho, ensina distante. No caminho , durante o percurso refaz todo o seu trajeto junto com o seu filho. Coisas que você esqueceu são resgatadas, repreende, corrige e o preserva dos erros que você cometeu para que ele não os comenta.
•DEVERES DOS PAIS:
1- AMAR Tt 2:4
2- ENSINAR Dt 6:7
3- TREINAR Pv 22:6
4- PROVER 2Co 12:14
5- CRIAR Ef 6:4
6- CONTROLAR 1Tm 3:4
Nenhum comentário:
Postar um comentário