12 de set. de 2024

O Evangelho nos Relacionamentos

 

João 4.1-10
Leonardo de Souza Brito

*Jesus não é aquele que só faz milagres, Jesus é aquele que anda em retidão com a vontade do Pai, nos convidando a uma vida de obediência. E nós não podemos rejeitar pregar em Samaria embora o lugar não sendo agradável de ir.

*Jesus estava junto a fonte pois estava cansado e não com sede; homem falando com mulher no Oriente médio é Jesus transpor barreiras culturais para acessar a vida dela com a salvação que é o mais importante!

*Reação dela devido a tantos anos de atritos é de surpresa. Os samaritanos eram sincréticos e heréticos nesta composição de sua cultura e religião desassociada do que foi ensinado em Israel; para eles a base de fé era apenas a Torá o que conhecemos como Pentateuco e desprezavam todo o restante. A ideologia religiosa era tão abrangente que interferia nos relacionamentos de individuo para individuo.

*"Dá me de beber" Este é o primeiro ponto de contato de Jesus com esta mulher. O evangelho está nos relacionamentos! Apresentando ao outro através da vida comum o dom de Deus Ef 2:8

*Micro encontros promovem Macro efeitos: os 10 leprosos viram a ação sobrenatural e nada mudou, ela teve um diálogo e tudo mudou! 

*De pedinte à fornecedor e ela de fornecedora à pedinte. Na presença de Jesus em um milésimo de segundo tudo pode mudar! Não podemos desprezar a aparência, no que não é aparente pode estar o que mais precisamos!

*Neste encontro se torna conhecida a supremacia de Cristo. Ele atravessa os tempos. Maior que Jacó ou que qualquer uma que ali já poderia ter passado!

*Não há salvacão sem arrependimento. Ele mostrou a ela quem ele era de verdade, agora é ela quem precisa começar a falar a verdade...Quando Jesus fala a mulher sobre os maridos é uma possível alusão as divindades cultuadas ali associadas a Javé. Todavia se o problema daquela mulher fosse uma vida amorosa imoral e despadronizada, ela possuia um vazio existencial gigantesco cujo o nome desde vazio não seria água e nem marido, mas Jesus, o Cristo!

*O que você precisa não é de água, mas de Jesus! Água de tem sede de novo, comida se tem fome, companhia haverão dias de ausências, cura, pode haber outras enfermedades, mas com Jesus conhecemos a plenitude de nossa existência nos movendo com Ele e por meio Dele.

*O assunto flui para a superação do preconceito das formas de culto. O diálogo transcende a questões espirituais. Creia em Mim mulher! Ele transcende a todas essas coisas de crenças, religiões, culturas e ideologias...

*É saudável este senso de possivelmente estar equivocada: Preocupação com o lugar de adorar - adoração restrita - adoração conduz a um chamado e o chamado conduz a um propósito com uma missão!

*Sermos a ponte para a fonte! --> Cabeceira: local onde o rio nasce, situado sempre em um ponto mais elevado do terreno. (Céu)

*A Samaritana é o estereotipo de pessoa que não é aceita pelos esquemas religiosos. Mas observa o resultado que ela produziu. E se Jesus também a tivesse desprezado?! O que Jesus viu ali? Ele não viu uma mulher mestiça, imoral, pecadora, mas Jesus viu uma evangelista, ganhadora de almas e um testemunho!

*As exigências do Reino nunca foi capacidade e sim disponibilidade. O que atrai ao Senhor são coraçoes que o adoram em espírito e em verdade e se tornam sensíveis a ouvir a voz de Deus em não rejeitar a ouvir e obedecer o seu chamado. A mulher samaritana o atendeu. E nós?

Nenhum comentário:

Postar um comentário