18 de set. de 2024

Coração Dividido Mata

CLIQUE AQUI E ASSISTA A MENSAGEM

Tiago 4.1-12

O Coração Dividido Mata

Hoje o Senhor nos chama a refletir sobre a seriedade da vida cristã. O apóstolo Tiago fala de maneira clara e direta sobre os perigos de viver com um coração dividido, revelando como isso nos afasta de Deus e nos impede de viver conforme o Evangelho.

 

1. ORIGEM DOS CONFLITOS - v.1

Tiago começa abordando as guerras e conflitos (discussões acaloradas, violentas) que surgem entre nós (v.1). Ele nos mostra que esses conflitos são resultado de paixões e desejos pecaminosos que competem dentro de nossos corações – hedonismo.

Quando permitimos que essas paixões e ambições mundanas – seita dos zelotes -x dominem nossas vidas, nossa comunhão com Deus é prejudicada.

Esse comportamento reflete a falta de seriedade com a qual tratamos nossa vida cristã, pois estamos permitindo que nossas motivações sejam guiadas pela carnalidade, e não pelo Espírito.

 

2. ORAÇÃO NÃO RESPONDIDA - v.3

O apóstolo diz que o motivo pelo qual não recebemos certas bênçãos é porque não pedimos ou, quando pedimos, o fazemos de maneira egoísta (v.3).

A raiz disso está em um coração dividido, que quer tanto agradar a Deus quanto satisfazer seus desejos pecaminosos. Isto é incompatível com o Evangelho.

Como podemos ser chamados filhos de Deus e, ao mesmo tempo, buscar os prazeres deste mundo? Tiago chama essa duplicidade de “adultério espiritual” (v.4), pois quando amamos o mundo, nos tornamos inimigos de Deus. Não há meio-termo.

 

3. CUIDADO COM O ORGULHO – v.6

Além disso, Tiago nos adverte sobre o orgulho. Ele afirma que Deus resiste aos soberbos, mas concede graça aos humildes (v.6).

Quando temos um coração dividido, muitas vezes isso nasce de uma postura orgulhosa, que quer fazer as coisas à sua própria maneira, sem submeter-se plenamente ao Senhor.

Mas o chamado do Evangelho é para a humildade, para reconhecer nossa total dependência de Deus e nossa incapacidade de viver uma vida verdadeiramente significativa sem Ele.

4. LEVAR A VIDA CRISTÃ A SÉRIO - v.7

É crucial, portanto, que levemos a nossa vida espiritual a sério. Não podemos brincar de sermos cristãos, dividindo o nosso coração entre Deus e o mundo. O Senhor requer de nós fidelidade total.

Ele nos dá uma instrução clara (v.7). Isso significa que nossa vida deve ser marcada pela obediência a Deus, pela busca constante de pureza, e por uma rejeição decidida ao pecado.

 

5. NECESSIDADE DE SANTIDADE - v.8

Tiago nos exorta a nos aproximarmos de Deus com corações limpos e mãos purificadas (v.8).

Um coração dividido está sempre oscilando entre o que é santo e o que é impuro, entre a vontade de Deus e as suas próprias vontades.

Por isso, precisamos de uma decisão firme: escolher diariamente viver de maneira íntegra, sincera e obediente diante de Deus.

 

6. NÃO SEJA JUIZ – v.11,12

Por fim, Tiago adverte contra o julgamento uns dos outros (v.11-12). Um coração dividido é rápido em criticar e julgar o próximo, enquanto um coração dedicado a Deus se concentra em amar e edificar os irmãos.

Quando levamos a vida cristã a sério, somos chamados a viver em comunhão, reconhecendo que há um único Juiz e Legislador — o próprio Deus.

 

CONCLUSÃO

Tiago faz um apelo para que examinemos nossos corações e nos perguntemos: estamos levando a vida a sério?

·        Estamos vivendo como discípulos verdadeiros de Cristo,

·        Ou temos deixado que nossos corações se dividam entre Deus e o mundo?

Que hoje possamos nos humilhar diante do Senhor, limpar as nossas mãos e purificar nossos corações, buscando uma vida que seja inteiramente consagrada a Ele.

Que o Espírito Santo nos capacite a viver de maneira íntegra, sem hipocrisia, e a tratarmos com a devida seriedade o chamado que temos como filhos de Deus. A vida cristã não é algo que se pode viver pela metade, mas com o coração totalmente entregue ao Senhor. Só assim experimentaremos a verdadeira paz, alegria e propósito que Ele tem para nós.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário