15 de ago. de 2024

A Língua é o Espelho do Coração

A Língua é o Espelho do Coração
Tiago 3.1-12

Contexto da Carta de Tiago

A Carta de Tiago foi escrita por Tiago, o Justo, meio-irmão de Jesus e líder da igreja em Jerusalém. Provavelmente escrita entre 45 e 50 d.C., a carta é dirigida às “doze tribos dispersas entre as nações” (Tiago 1:1), referindo-se aos cristãos judeus espalhados pelo Império Romano. Tiago escreveu para encorajar os crentes a viverem uma fé prática e autêntica, especialmente em meio a provações e dificuldades.

Resumo dos Capítulos 1 e 2

  • Capítulo 1: Tiago aborda a alegria nas provações, a importância de pedir sabedoria a Deus, a necessidade de ser praticante da Palavra e não apenas ouvinte, e a verdadeira religião que se manifesta em cuidar dos necessitados e manter-se puro do mundo.
  • Capítulo 2: Ele enfatiza a imparcialidade, condenando a discriminação contra os pobres, e destaca que a fé sem obras é morta, mostrando que a verdadeira fé se manifesta em ações.

Exposição de Tiago 3:1-12

Alertas para os Nossos Corações

Provérbios 6:16-19 menciona seis pecados que a alma de Deus abomina, três dos quais estão ligados à língua.

1. Dirigir (vv. 3-4) - Freio e o Leme

  • Versículos 3-4: “Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo. Tomem também como exemplo os navios: embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto.”
    • Aplicação: Podemos dirigir uma multidão para o bem ou para o mal.
    • Ilustração:
      • Martin Luther King Jr.: Pastor Batista que usou sua fala para abençoar e liderar o movimento pelos direitos civis nos EUA. Seu discurso “Eu Tenho um Sonho” inspirou milhões e levou a mudanças significativas na legislação.

§  ADOLF HITLER – Um dos mais eletrizantes oradores que o mundo já conheceu.

LEVOU 60 MILHÕES DE PESSOAS A MORTE

6 MILHÕES DE JUDEUS FORAM ASSASSINADOS.

QUEM JÁ ASSISTIU OS FILMES: A LISTA DE SCHINDLER, HOLOCAUSTO, O PIANISTA.

 

2. Destruir (vv. 5-8) - Fogo e o Veneno

  • Versículos 5-6: “Assim também a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. A língua também é um fogo; é um mundo de iniquidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno.”
    • Aplicação: Um comentário maldoso pode incendiar uma igreja, uma família, ou relacionamentos preciosos.
    • Ilustração:
      • Efésios 4:29: “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que transmita graça aos que a ouvem.”
      • As Peneiras de Sócrates: Antes de falar, pergunte-se: É verdadeiro? É necessário? Vai transmitir graça aos que ouvem?
      • Mateus 15.10 –

3. Deleitar (vv. 9-12) - Fonte e a Árvore

  • Versículos 9-12: “Com a língua bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, isso não pode ser assim! Acaso podem sair água doce e água amarga da mesma fonte? Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas, ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce.”
    • Aplicação: Devemos ser fontes de esperança e deleite, usando nossas palavras para edificar e não para destruir.
    • Ilustração:
      • Fonte: A história de Hagar no deserto, onde Deus providenciou uma fonte de água (Gênesis 21:19).
      • Árvore: Uma árvore frutífera que oferece alimento e prazer, simbolizando palavras que trazem vida e alegria.

 

Conclusão

Em Tiago 3:1-12, aprendemos

- responsabilidade dos mestres,

- O poder destrutivo e edificante da língua,

- A necessidade de coerência em nossas palavras.

- Devemos buscar sabedoria e graça de Deus para controlar nossa língua e usá-la para o bem,

Que sejamos fontes de água viva, seguindo o exemplo de Jesus. (João 4.14: 'mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.)

 

  Mateus 12:34-37

'Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom tira boas coisas da bondade que entesoura no coração, mas o homem mau da sua maldade tira coisas más. Mas eu digo que, no dia do juízo, os homens darão conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois, por suas palavras, vocês serão absolvidos e, por elas, serão condenados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário