23 de jul. de 2024

Coragem para Crer

Coragem para Crer
Mateus 8.1-4

I - Algumas informações introdutórias precisam ser dadas aqui:

A - A primeira é que esta narrativa está registrada nos três evangelho sinóticos

1 - Mateus,  Marcos e Lucas

a - Mateus se preocupa em apontar que Jesus é a inauguração do Reino de Deus - ou seja,  Jesus é o rei tão esperado;

b - Marcos se atém a apresentar (gentios) que Jesus é o Messias tão aguardado pelos judeus;

c - E Lucas apresenta os relatos da trajetória de Jesus, para testificar a sua importância para a história da Salvação.

d - Assim sendo,  Jesus é o Messias de Israel, que inaugurou o reino de Deus e controlou a história até o cumprimento de seus propósitos.

d.1 - E ao final todos deveriam crer que Jesus é o Filho de Deus para a sua salvação

d.2 - Por isso  a orientação ao homem que foi curado (v.4).

 

B - A segunda informação é sobre o homem curado:

1 - Ele era leproso

a - A lepra era uma doença que atacava a pele e os nervos de uma pessoa;

b - Ela segregava, tirava a sensibilidade; e, em seu estado mais avançado, as pessoas iam vendo pedaços de suas extremidades caírem.

2 - O relato de Lucas nos mostra que esse homem estava tomado de lepra  - ou seja,  seu estado era avançado.

 

C - E a terceira informação é sobre Jesus

1 - Mateus diz que ele está descendo do monte (as bem-aventuranças) e que uma multidão o seguia (v.1).

2 - Ele diz que o homem se aproxima e o adora,  implorando por cura (v.2).

3 - Marcos diz que,  movido de compaixão,  Jesus o toca e o cura (v.3).

4 - Por fim, ordena aquele homem para que fosse ao sacerdote,  atestar a sua cura para testemunho (Lv.13,14).

 

II - Munidos destas informações,  gostaria de convidar você a voltar os olhos para esse homem diante de sua condição:

A - Ele estava tomado de lepra.

1 - Isso me chama a atenção para duas realidades:

a - A primeira é a  realidade social.

a.1 - Aquele homem não deveria estar ali.

a.2 - A lepra era uma doença imunda e contagiosa.

a.2 - Ele não poderia se aproximar e nem tocar nas pessoas, assim como as pessoas não poderiam se aproximar ou tocar nele sob pena de se tornarem imundas também.

a.3 - Contudo isso,  ele se aproxima de Jesus,  Jesus o toca e ao invés de se tornar impuro também, Jesus o limpa(v.3).

a.4 - Assim,  depois de cumprir o ritual legal deveria voltar para o seio de sua família e sociedade.

 

b - A segunda realidade é a espiritual

b.1 - Isso, porque,  a lepra é  a comparação mais  clara do que o pecado causa na vida de um homem ou de uma mulher.

b.2 - Ele nos separa de Deus - nos leva pra longe da vontade do Senhor;

b.3 - Nos torna insensíveis a voz de Deus, ao chamado de Jesus,  ao toque do Espírito Santo.

b.3.1- E, por  o seguinte, nos leva para longe de nossas famílias - destruindo tudo à nossa volta.

b.4 - Onde o último estágio é a morte eterna, o inferno.

b.5 - Mas aquele homem teve fé,  e creu que em Jesus, a possibilidade de cura física e espiritual eram um fato.

b.5.1 - Ele se aproxima de Jesus e diz: “se quiseres podes limpar- me”;

b.5.2 - Jesus, movido de compaixão, lhe diz: “eu quero,  seja limpo”. E ele ficou limpo.

 

III - Eu aprendo duas verdades, aqui:

B - E a primeira é justamente em relação a Jesus

1 - Dizer que, assim como disse Mateus, no seu livro, Jesus é o Messias prometido por Deus no Antigo Testamento;

2 - Dizer que Jesus é o servo de Deus, que veio ao mundo a fim de cumprir a vontade do Pai, segundo Marcos;

3 - E afirmar que Jesus é o Filho do Homem / Homem Deus, que se compadece de nossas fraquezas.

4 - E eu quero te lembrar que:

a - Ele tem poder pra curar todas as suas enfermidades,  físicas e espirituais.

a.1 - As espirituais são as mais urgentes,  porque elas podem te levar para o inferno;

a.2 - Lembrar a você que ele quer curar você,  ele veio principalmente pra te curar da enfermidade que te leva pra longe dele, o pecado.

a.3 - Ele veio a este mundo,  por amor a você e a mim para nos curar de todas as

nossas enfermidades: a da carne,  a da alma e a do espírito.

5 - Assim, eu aprendo e compartilho que em Jesus está a solução cabal das nossas necessidades.

6 - Basta apenas crer.

7 - A pergunta é: você crê? Você consegue crê?.

 

 

A - Faço esta pergunta, porque caminhando pra segunda verdade que é em relação a este homem.

1 - Ele me ensina que é preciso ter coragem pra crê

a - Veja! Primeiro ele rompe com os conceitos sociais e  com as normas legais para se aproximar de Jesus (v.1,2)

a.1 - Por ser leproso, considerado imundo, ele não poderia estar ali. Mas ele foi.

a.2 - Eu vejo que às vezes nós deixamos de ir até o Senhor por causa das pessoas ou por causa das normas legalistas.

a.1.1 - Por exemplo, Pedro disse: “mais importa obedecer a Deus do que aos homens” (At.5.29)

a.1.2 - Josué afirmou: “escolham vocês a quem vão servir (...) eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. (JS.24.15)

a.2 - Eu aprendo que para me aproximar de Deus, eu preciso me afastar do mundo.

 

b  - Em segundo lugar, ele me ensina que é preciso ter coragem para romper consigo mesmo.

b.1 - Isso, porque ele entende que fé não é determinismo -  eu determino!

b.2 - Fé não é ter pensamento positivo _ ah, vai acontecer!

b.3 - Fé não é uma áurea de bons pensamentos e boas vibrações.

b.4 - Mas eu aprendo com este homem que fé é uma ação na direção de Jesus, é,  em suma um auto esvaziamento para o preenchimento de Deus e sua vontade.

b.4.1 - É um ato de humildade,  onde eu desisto de mim mesmo para ficar com o Senhor.

b.4.1- João Batista disse: “importa que eu diminua e que ele cresça”(Jo.3.30);

b.4.2 - O próprio Senhor Jesus disse: “não seja como eu quero,  mas como tu queres” (Mt.26,39);

b.4.3 - Paulo disse: “vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gl.2.20);

b.4.4 - E o homem outrora leproso,  mas agora limpo disse: “se tu quiseres” (v.2).

b.5 - Ele creu que Jesus é Senhor:

b.5.1 - O Senhor da enfermidade - não há nada que o Senhor não possa resolver;

b.5.2 - O Senhor da vontade - ele é soberano e tudo acontece segundo os seus propósitos;

b.5.3 - O Senhor da história - indo ao sacerdote o testemunho apontaria para o fato de que Jesus é o cumprimento da lei e dos profetas.

Amém?

 

IV - Diante destas lições, a pergunta é latente:

A - Será que você seria ousado o bastante para romper com tudo para se achegar a Deus?

1 - Porque é essa a atitude que Deus deseja que tomemos - atitude de coragem.

a - Coragem para não assumir as normas mundanas;

b - Ousadia para contrariar as filosofias e vontades deste sistema imundo;

 c - Firmeza para não abandonar a sã doutrina, mesmo que elas nos façam passar por privações;

d - E força para desistir de contar com seus próprios pensamentos e suas forças  para entregar-se a palavra e ao poder daquele em quem você  crê, Jesus.

2 - É essa atitude que o Senhor deseja ver em nós.

3 - Porque é justamente no momento em que nós tomamos a decisão corajosa de crê, é nesse momento que,  movido de compaixão,  ele derrama sobre os homens e mulheres a sua graça e a sua  misericórdia,  colocando a sua mão.

4 - Assim Jesus fez para com aquele homem,  fez e faz com todos aqueles que se aproximam dele humildemente e  crendo.

 

B - O conselho é:

1 - Largue tudo é creia em Jesus,  creia em Deus você também,  e assim sinta a soberana mão do Senhor sobre a sua vida.

*Que Deus te abençoe.

 

 

Amém!!!

 Mensagem ministrada pelo Pr. Claudio Madureira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário