19 de jun. de 2024

O Salvo Vence a Tentação

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A MENSAGEM

Tiago 1.9-18

Suportar as Tentações Comprova a Salvação

Tiago, irmão de Jesus, ganhou destaque como líder da Igreja em Jerusalém, composta por judeus messiânicos ou cristãos. Ela teve dificuldades, houve fome que gerou uma grande pobreza, e os membros estavam sendo perseguidos.

A carta ensina sabedoria de forma curta, condensada, mas poderosa. Foi influenciada pelo ensino de Jesus presente no Sermão do Monte (Mt 5 a 7); e a sabedoria do libro de Provérbios, capítulos 1 a 9. Tiago não aborda problemas específicos de uma igreja local, ele literalmente “se mete em nossas vidas” para desafiar o modo como vivemos.

Ele está clamando para que os cristãos se tornem sábios e vivem de acordo com o resumo de Jesus da Torá: Amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos.

Até o verso 9, ele fala que as provações tem como finalidade gerar crescimento e maturidade, e que devemos orar a Deus pedindo sabedoria para conseguir passar pelas provações.

Nesta segunda seção, ele aborda o papel das tentações, como uma forma de assegurar que realmente nascemos de novos e estamos vivendo em santidade.

 

1. A POBREZA APROXIMA, A RIQUEZA AFASTA – v.9-11

A pobreza nos impulsiona a confiar em Deus. O orgulho não deve ser pelo simples fato de não ter bens materiais, tão pouco é honroso viver sempre em escassez. Mas Deus, em sua soberania, sabe que quando nos falta bens materiais, buscamos mais a ele e dependemos mais dele.

A riqueza pode nos afastar de Deus, e passará. Por isso o rico é insignificante, pois ele não depende de Deus, antes confia nas suas riquezas. A riqueza é insignificante para a eternidade.

No Sermão do Monte, Jesus disse: “Não ajuntem tesouros aqui na terra... onde seu tesouro estiver, ali também estará seu coração” (Mt 6.19, 21). Jesus não é contra a riqueza, ele sabe que elas podem se tornar um deus na vida da pessoa (Mt 6.24), e sabe que a riqueza pode dificultar que alguém entre no Reino de Deus (Mt 19.23).

 

2. A DIFERENÇA ENTRE PROVAÇÃO TENTAÇÃO – v.12-15

Deus nos manda provações para trazer à tona o melhor de nós (veja Abraão; Gn 22:1), porém Satanás tenta-nos para expor o pior de nós. Somos tentados pelos desejos e pecados que guardamos no coração.

Uma coisa que não devemos é confundir PROVAÇÃO com TENTAÇÃO. Quando fazemos esta confusão, corremos o risco de rejeitar as provações que Deus permite sobre nossas vidas, e aceitar as tentações que o Diabo traz para nós.

A PROVAÇÃO sempre é algo da parte de Deus, Ele permite passarmos por momentos difíceis (porém pode haver provações agradáveis) com o propósito de gerar em nós crescimento, maturidade e firmeza espiritual. Lembremo-nos que Jó foi provado por Deus, e depois, declarou conhece-lo com mais profundidade.

A TENTAÇÃO sempre é algo que vem de Satanás para nos destruir ou nos afastar de Deus. Normalmente as tentações são algo prazeroso, bom, agradável, que satisfazem desejos ou vontades. Adão e Eva foram tentados pelo Diabo no Éden; Jesus foi tentado pelo Diabo por 40 dias no deserto.

Na provação Deus quer nos levar para perto dEle, na tentação o Diabo quer que sejamos como ele, desobediente e afastado da presença do Senhor.

 

3. TEMOS UM PAI GENEROSO – v.16-18

Deus é Pai generoso e nos dá o melhor: um novo nascimento através de Jesus. Tiago lembra-os de que Deus dá apenas boas dádivas, e que estas vêm do céu e apresenta quatro fatos sobre a bondade de Deus.

1. Deus nos dá apenas boas dádivas.

Tudo o que há de bom no mundo vem de Deus. Se não vem de Deus, não é bom. Se vem de Deus, é necessariamente bom, mesmo que não vejamos de imediato qualquer bondade nessa dádiva. O espinho na carne de Paulo (2 Co 12: 1-10).

2. O modo de Deus dar é bom.

É possível dar algo sem amor. O presente pode perder seu valor de acordo com a maneira de ser dado. Mas, quando Deus nos dá uma bênção, ele o faz de modo amoroso e cheio de graça. Tanto aquilo que concede quanto o modo de concedê-Io são bons.

3. Ele nos dá constantemente.

O verbo descendo (vem) está no gerúndio e indica algo "descendo continuamente". As dádivas de Deus não são ocasionais; ele as concede constantemente. Ele as envia mesmo quando não as vemos.

4. Deus não muda.

Para o Pai das luzes, não há sombras. É impossível Deus mudar. Não pode mudar para pior porque é santo; não pode mudar para melhor porque já é perfeito. Ele é o Deus imutável. Isso significa que não devemos jamais questionar seu amor nem duvidar de sua bondade, quando vêm as dificuldades ou surgem as tentações.

Por fim, no verso 18, Tiago volta à imagem no nascimento. No verso 15 falou do desejo que leva ao pecado e à morte. Aqui o emprega para explicar de que maneira podemos ter vitória sobre a tentação. O nascimento vem de Deus; é pela graça; é por meio da Palavra de Deus e é o mais excelente possível.

 

Aplicações:

Cuidado para que o dinheiro, ou a falta dele, afaste você de Deus. O céu não é só dos pobres, e o inferno, não é só dos ricos. A salvação ou condenação alcança a todos.

Deus trabalha em nós de forma única: Ele escolheu a provação com a finalidade de gerar maturidade espiritual, mas deixou a tentação para constatar a nossa salação.

Quando diferenciamos entre provação e tentação, podemos suportar a primeira e rejeitar a segunda. Nunca rejeite uma provação, nem aceite uma tentação.

Devemos nos lembrar que não estamos sozinhos na provação ou na tentação. Deus, como um pai generoso, sempre estará conosco (Sl 23.4).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário