18 de mai. de 2024

Senhorio de Cristo Dentro de Casa

Efésios 6.1-9
O Senhorio de Cristo Gera Harmonia Dentro de Casa

Paulo finaliza a exortação para andar em harmonia dentro do lar: esposo e esposa; pais e filhos; senhores e servos (Ef 5:18-6:9).

Todas as famílias felizes se parecem, mas cada família triste, é triste a sua própria maneira” (Anna Karenina)

A sociedade está ruindo de dentro para fora: vemos antagonismo, divisão e rebelião: maridos e esposas se divorciando, filhos se rebelando contra pais, patrões e funcionários procurando tirar vantagens na relação de trabalho.

Tentamos melhorar a situação pelo ensino, pela legislação e por uma porção de outras abordagens, mas nada parece funcionar. A solução de Paulo para o antagonismo no lar e na sociedade é a regeneração: um novo coração dado por Deus e uma nova sujeição a Cristo e uns aos outros.

O plano maravilhoso de Deus é "em Cristo, de fazer [tudo] convergir nele" (Ef 1:9,10). Paulo indica que essa harmonia espiritual começa na vida dos cristãos que se sujeitam ao senhorio de Cristo e buscam ser cheios do Espírito Santo.

Nesta seção, o apóstolo admoesta quatro grupos de cristãos sobre o que fazer para ter harmonia em Cristo.

 

1. FILHOS CRISTÃOS - 6:1-3

Os filhos estavam presentes na congregação. Será que entenderam o que Paulo escreveu? Será que nós entendemos? O apóstolo apresenta quatro motivos para os filhos obedecerem aos pais.

a) São cristãos (“no Senhor", v.1a). Este argumento é uma aplicação do tema da seção toda: "sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo" (Ef 5:21). Quando alguém se torna cristão, não é liberado das obrigações normais da vida. Antes, sua fé em Cristo deve fazer desse indivíduo um filho mais dedicado em seu lar.

b) A obediência é correta (v.1b]. Deus instituiu uma ordem natural que mostra claramente quando um ato é correto. Uma vez que foram os pais que colocaram o filho no mundo, e uma vez que eles têm mais conhecimento e sabedoria do que o filho, é correto o filho obedecer aos pais.

c) A obediência é ordenada (v.2a). Aqui, Paulo cita o quinto mandamento (Êx 20:12; Dt 5:16) e o aplica ao cristão do Novo Testamento. A justiça da Lei ainda revela a santidade de Deus, e o Espírito Santo nos capacita a que pratiquemos essa justiça em nossa vida diária (Rm 8:1-4).

"Honrar" os pais significa muito mais do que simplesmente obedecer a eles. Significa mostrar respeito e amor por eles, cuidar deles enquanto precisarem de nós e procurar honrá-los pela maneira como vivemos.

d) A obediência traz bênçãos (v. 2b-3). O quinto mandamento é acompanhado de uma promessa: "para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá" (Êx 20:12). O filho cristão que honrar ao pai pode esperar duas bênçãos:

·        Ele terá vida longa na Terra. Isso não significa que todas as pessoas que morreram jovens desonraram os pais. Há um princípio: quando os filhos obedecem aos pais no Senhor, evitam muitos pecados e perigos e, desse modo, muitas coisas que poderiam ameaçar ou encurtar sua vida.

·        As coisas irão bem para ele. Deus enriquece a vida do filho obediente, a despeito de quanto dure aqui na Terra. O pecado sempre empobrece; a obediência sempre enriquece.

A desobediência aos pais é uma forma de rebelião contra Deus

 

2. PAIS CRISTÃOS - 6:4

Se forem deixadas por conta própria, as crianças tornam-se rebeldes, de modo que é necessário os pais educarem os filhos.

A Bíblia registra os resultados infelizes da negligência dos pais para com os filhos, quer dando um mau exemplo, quer deixando de discipliná-los corretamente (Davi mimou Absalão; Eli não disciplinou os filhos; Isaque mimou Esaú; Rebeca preferia Jacó; Jacó tinha José como favorito).

Paulo diz que o pai tem várias responsabilidades para com os filhos:

a) Não deve provocá-los. "Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados" (Cl 3:21). Assim, o oposto de "provocar" é "animar".

Os pais provocam e desanimam os filhos quando dizem uma coisa e fazem outra, sempre criticando e nunca elogiando, sendo incoerentes e injustos na disciplina, mostrando favoritismo dentro de casa, fazendo promessas e não cumprindo, deixando de levar a sério problemas extremamente importantes para os filhos.  

Os pais cristãos precisam da plenitude do Espírito para se mostrarem sensíveis às necessidades e aos problemas dos filhos.

b) Deve nutri-los. "Criar" é o mesmo que "alimentar" em Efésios 5:29. O marido cristão deve nutrir a esposa e os filhos dando-lhes amor e ânimo no Senhor. Não basta cuidar dos filhos fisicamente, deve lhes dar alimento emocional e espiritual (Lc 2:52).

Isso gera crescimento equilibrado: intelectual, físico, espiritual e social. Deus incumbiu os pais de ensinar aos filhos os valores mais essenciais.

c) Deve discipliná-los. O termo "criar" dá a ideia de aprendizado por meio da disciplina ("corrigir" em Hebreus 12). A disciplina é um princípio fundamental da vida e uma demonstração de amor. (Hb 12:6; Pv 13:24).

A disciplina deve ser em amor, não com raiva, a fim de não ferir o corpo nem a alma da criança ou, possivelmente, os dois; deve ser justa e coerente, ela é aplicada com amor dá segurança à criança (muro de proteção a seu redor).

d) Deve instruí-los e incentivá-los. Esse é o significado do termo "admoestação". A fim de educar o filho, o pai e a mãe não usam apenas ações, mas também palavras (Livro de Provérbios) mesmo que não nos ouçam, mesmo instruindo de acordo com a Palavra de Deus (2 Tm 3:13-17).

O lar é o lugar onde as crianças devem aprender sobre o Senhor e a vida cristã. Pais cristãos não devem empurrar a responsabilidade para os professores da escola dominical e das escolas cristãs e começarem a educar seus filhos.

3. SERVOS CRISTÃOS - 6:5-8

O termo "servos" refere-se a escravos cristãos, mas podemos aplicar essas palavras aos empregados cristãos de hoje. Paulo admoesta os servos a serem obedientes:

·        Estavam servindo a Cristo. Possuíam um "senhor segundo a carne", mas seu Senhor verdadeiro estava no céu (Ef 6:9). Ser cristãos não é desculpa para que qualquer uma das partes trabalhe menos, antes para ser mais fiel ao outro.

o   O empregado deve demonstrar o devido respeito para com seu empregador e não tentar se aproveitar dele.

o   Deve dedicar toda a sua atenção e energia ao trabalho que está realizando ("na sinceridade do vosso coração").

o   A melhor maneira de testemunhar no local de trabalho é demonstrar diligência e competência.

o   O empregado cristão evita o "serviço de aparência", a fim de dar a impressão de que é um funcionário exemplar.

·        Fazer um bom trabalho é a vontade de Deus. Não existe divisão entre sagrado e secular. Um cristão pode fazer qualquer trabalho honesto como um ministério para Cristo e para a glória de Deus. O empregado deve realizar seu trabalho "de coração", pois está servindo a Cristo e fazendo a vontade de Deus.

·        Eles serão recompensados pelo Senhor (Ef 6:8). Os escravos eram tratados como propriedade de seu senhor. Um escravo que se tornava cristão podia ser tratado com mais severidade por seu senhor por causa da sua fé, mas isso não deveria impedir o servo de dar o melhor de si (1 Pe 2:18-25).

 

4. SENHORES CRISTÃOS - 6:9

A fé cristã não promove a harmonia eliminando distinções sociais ou culturais. A fé cristã traz harmonia ao operar no coração. Cristo não nos dá uma nova organização, mas sim uma nova motivação. Estas são as responsabilidades do senhor cristão:

a) Deve se preocupar com o bem-estar deles. Se o patrão espera que os trabalhadores se empenhem ao máximo por ele, então ele próprio deve dar o melhor de si por eles (Boaz, no livro de Rute).

b) Não deve ameaçá-los. É  mais produtivo a motivação positiva oferecida ao "[tratar] os servos com justiça e com equidade" (CI  4:1). O indivíduo que tem parte nos frutos de seu labor trabalhará com mais capricho e afinco.

c) Deve sujeitar-se ao Senhor (Ef 6:9). Vemos aqui o senhorio de Cristo (esposa, marido, filhos, pais, servos) os senhores tratam os servos como seu Senhor que "está no céu" lhes ordena.

d) Não deve ter favoritismo. Deus não faz acepção de pessoas. Um patrão cristão não tem privilégios junto a Deus só por causa de seu cargo nem deve demonstrar favoritismo para com os que se encontram debaixo de sua autoridade (1 Tm 5:21),

Aplicações:

Se estivermos cheios do Espírito Santo e se formos alegres, agradecidos e submissos, poderemos desfrutar harmonia nos relacionamentos em geral ao viver e trabalhar com outros cristãos.

Também teremos mais facilidade em trabalhar e em testemunhar a incrédulos que, talvez, discordem de nós. O fruto do Espírito é o amor, o elemento de coesão mais poderoso do mundo.

Hoje é o Dia das Mães, você filho, não deve considerar a obediência e a honra como um presente que você dá para ela, mas é uma dívida que você tem com Deus para com ela.

As mães (pais também) não devem chantagear os filhos suprimindo a disciplina em troca da obediência e hora. Se eles não forem ensinados a obedecer, não haverá moeda de troca o suficiente.

Empregados devem trabalhar para os patrões como se trabalhassem para Jesus.

Os patrões devem tratar seus empregados como tratariam a Cristo, se ele fosse seu empregado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário