18 de mai. de 2024

Harmonia Dentro de Casa

Efésios 5.18-33
Andar em Harmonia Dentro de Casa

Paulo está tratando do “andar” dos cristãos. Em unidade dentro da Igreja (Ef 4:1-16), em pureza para bom testemunho aos de fora (Ef 4:17-5:17), em harmonia dentro do lar (Ef 5:18-6:9) e desfrutar da vitória sobre as forças do mal (Ef 6:10-24).

Nas palavras de Charles Haddon Spurgeon: "Quando o lar é governado pela Palavra de Deus, podemos convidar anjos para se hospedarem conosco, e eles se sentirão à vontade".

O problema é que muitos lares não são governados pela Palavra de Deus – mesmo aqueles constituídos por cristãos professos -, e as consequências são trágicas.

Alguns lares, em vez de hospedarem anjos, parecem deixar que os demônios tomem conta. Muitos casamentos acabam na justiça, e ninguém sabe por que tantos homens e mulheres vivem emocionalmente divorciados, ainda que continuem debaixo do mesmo teto.

A solução está no Espírito Santo de Deus. Somente pelo poder do Espírito podemos andar em harmonia como maridos e esposas (Ef 5:22-33), pais e filhos (Ef 6:1-4), empregadores e empregados (Ef 6:5-9).

"Enchei-vos do Espírito" (Ef 5.18), é a ordem de Deus, e ele espera que obedeçamos.

·        Isso aplica-se a todos os cristãos, não apenas a uns poucos escolhidos.

·        Deve ser uma experiência que devemos desfrutar constantemente, não apenas em ocasiões especiais.

·        Não enchemos a nós mesmos; antes, permitimos que o Espírito nos encha.

·        Ser "cheio do Espírito" é ser controlado todo o tempo pelo Espírito em nossa mente, em nossas emoções e na volição.

Paulo afirma que há três evidências da plenitude do Espírito na vida do cristão: ele é alegre (Ef 5:19), agradecido (Ef 5:20) e submisso (Ef 5:21-33).

 

1. ALEGRES (EF 5:19)

A alegria é um fruto do Espírito (GI 5:22). A alegria cristã não é uma emoção superficial que sobe e desce como um termômetro acompanhando as mudanças do clima no lar. Antes, é uma experiência profunda de suficiência e segurança apesar das circunstâncias a nosso redor. Os cristãos podem ter alegria mesmo em meio à dor e ao sofrimento.

A fim de ilustrar essa alegria, Paulo emprega uma imagem conhecida: a embriaguez (v.18, At 2.13-15):

·        O bêbado está sob o controle do álcool: seda; alivia; tira a vergonha dá coragem, faz papel de tolo, chama atenção para si.

·        O cristão está sob o controle do Espírito: alegria verdadeira; dá coragem para testemunhar; tem domínio próprio; glorifica a Deus; dá testemunho de Cristo.

Por certo, não é difícil viver e trabalhar com alguém que é cheio do Espírito e alegre. Uma pessoa assim tem um cântico em seu coração e em seus lábios (Sl 42:8; At 16:25).

Os cristãos cheios do Espírito Santo gostam de ficar juntos e de experimentar uma união alegre no Senhor.

 

2. AGRADECIDOS (EF 5:20)

Alguém definiu o lar como "o lugar onde recebemos o melhor tratamento e do qual mais nos queixamos". Uma das principais causas de problemas conjugais é que os cônjuges não dão o devido valor um ao outro.

De que maneira um coração agradecido promove a harmonia no lar?

·        Tendo consciência de que são enriquecidas pela vida dos outros, o que também é um sinal de humildade;

·        Sendo gratos por “todas as coisas em todo o tempo” não apenas por certas coisas em ocasiões especiais;

·        Dando graças ao Pai em nome de Jesus Cristo, pelo poder do Espírito, a fim de guardar seu coração da murmuração e da preocupação.

 

3. SUBMISSOS (EF 5:21-33)

Paulo aplica o princípio da harmonia a maridos e esposas (Ef 5:21-33), a pais e filhos (Ef 6:1-4), a senhores e servos (Ef 6:5-9) e começa com uma admoestação para que um se sujeite ao outro (Ef 5:21).

A submissão não tem relação alguma com a hierarquia de autoridade; antes, é o que governa a operação da autoridade, a forma como esta é exercida e recebida. Maior é aquele que usa sua autoridade para edificar os outros, diferente dos fariseus, que buscavam cada vez mais autoridade para engrandecer a si mesmos.

Ao estudar as palavras de Paulo aos maridos e esposas, devemos lembrar que estava escrevendo a cristãos. Ele não sugere em nenhum lugar que as mulheres sejam inferiores aos homens ou que lhes sejam sujeitas em toda situação.

 

Mulheres, sejam submissas (v.22-24).

O apóstolo dá dois motivos para essa ordem:

·        O senhorio de Cristo (Ef 5:22)

·        A liderança do homem em Cristo (Ef 5:23).

Quando a esposa cristã sujeita-se a Cristo e deixa que ele seja o Senhor de sua vida, não tem dificuldade em sujeitar-se a seu marido, sendo ele cristão ou não.

Isso não significa que ela deva tornar-se uma escrava, pois o marido também deve sujeitar-se a Cristo.

Se ambos vivem sob o senhorio de Cristo, o resultado só pode ser harmonia. Liderança não é ditadura. "Um ao outro, ambos ao Senhor."

 

Maridos, amem sua esposa (v.25-33).

Paulo tem mais coisas a dizer aos maridos cristãos do que às esposas. O padrão que determina para eles é extremamente elevado: amem sua esposa "como também Cristo amou a igreja".

Deus instituiu o casamento por vários motivos.

·        Supre as necessidades emocionais do ser humano. "Não é bom que o homem esteja só" (Gn 2:18).

·        Tem o propósito social de gerar filhos para dar continuidade à raça humana (Gn 1:28).

·        Tem propósito físico: ajudar o homem e a mulher a satisfazerem os desejos naturais que Deus lhes deu (1 Co 7:1-3).

·        Efésios 5, trata do propósito espiritual do casamento, a submissão e o amor de Cristo (Ef 5:22, 23).

3 Qualificadoras do amor do marido:

1.   Se o marido tomar o amor de Cristo pela Igreja como padrão para o amor por sua esposa, ele a amará de modo sacrificial (Ef 5:25). Se um marido é submisso a Cristo e cheio do Espírito Santo, seu amor sacrificial pagará de bom grado o preço necessário para que sua esposa possa servir e glorificar a Cristo no lar.

2.   O amor do marido também será santificador (Ef 5:26,27). O termo santificar significa "separar". Na cerimônia de casamento, o marido é separado para a esposa, e esta é separada para o marido.

3.   O amor deve ser gratificante (Ef 5:28-30). No relacionamento conjugal, o marido e a esposa tornam-se "uma só carne". Portanto, tudo o que um faz ao outro, faz a si mesmo.

No lar cristão, ninguém deve carecer de amor, pois marido e esposa devem amar um ao outro de modo a suprir suas necessidades físicas, emocionais e espirituais.

O lar cristão deve ser uma ilustração da relação de Cristo com a Igreja. Cada cristão é um membro do corpo de Cristo e deve ajudar a nutrir o corpo em amor (Ef 4:16).

Paulo encerra exortando para que o marido ame a esposa e para que a esposa reverencie (respeite) o marido, e tudo isso requer o poder do Espírito Santo.

 

Aplicações:

É errado um cristão se casar com um incrédulo, mas também é errado dois cristãos se casarem fora da vontade de Deus.

A maioria dos problemas conjugais tem origem no pecado, e todo o pecado tem origem no egoísmo. A submissão a Cristo e um ao outro é a única maneira de vencer o egoísmo.

Não apenas maridos e esposas, mas todo cristão precisa dedicar tempo diário à Palavra de Cristo, deixando que esta habite nele ricamente, pois só então o Espírito de Deus poderá operar na vida de modo a tornar a; pessoa alegre, agradecida e submissa.

E isso o que significa transformar o lar - ou qualquer outro lugar onde Deus nos coloque em um pedaço do céu.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário