21 de mai. de 2024

Famílias que Choram

João 11.28-35

Famílias que Choram aos Pés de Jesus

Todas as famílias felizes se parecem, mas cada família triste, é triste a sua própria maneira” (Anna Karenina). A felicidade – real ou fictícia - torna todas as famílias iguais (comercial de margarina), mas cada família que chora, chora por razões diferentes.

Chorar é um verbo que todo o ser humano sabe conjugar. Afinal, é a primeira coisa que fazemos neste mundo, e quando morremos, deixamos chorando os nossos queridos. Do berço à sepultura, da maternidade ao cemitério, as lágrimas são a nossa companhia.

Portanto é falsa a ideia que “homem não chora”. Todos choram: homens, mulheres, crianças. A questão para refletirmos é o motivo do choro, pelo que as pessoas choram hoje? Nós, como família, choramos diante da enfermidade da Alice, agora vencida a batalha, os motivos são outros, mas continuamos a chorar. Pelo que você e sua família tem chorado?

A família de Lázaro chora pela demora/ausência de Jesus (Jo 11:21,32). Choraram diante da enfermidade de Lázaro (Jo 11:3). Chora pela morte do irmão (Jo 11:17-19). Antes já haviam chorado a morte dos pais (Jo 11:1).

A situação era tão comovente que o próprio Jesus chorou com elas (Jo 11.35). Existem situações que choramos sozinhos, mas em outras, o próprio Jesus chora conosco, o que se torna algo confortante para nós.

A Bíblia tem inúmeras passagens que registram o choro, principalmente os Salmos. Dentre os profetas, Jeremias, por suas Lamentação, fica conhecido como o profeta chorão. Vejamos alguns exemplos:

Choro pelas afrontas - Salmo 42:3: “Dia e noite, as lágrimas têm sido meu alimento, enquanto zombam de mim o tempo todo, dizendo: "Onde está o seu Deus?".

Choro pelo sofrimento/cansaço – Salmo 6:6: “Estou exausto de tanto gemer; à noite inundo a cama de tanto chorar, e de lágrimas a encharco.”

Choro pela destruição – Lamentações 3.47-49: “Estamos devastados e arruinados. 48 Rios de lágrimas correm de meus olhos pela destruição de meu povo. 49 Minhas lágrimas correm sem parar; não cessarão

Choro diante da enfermidade mortal – Isaías 38.5: “Ouvi sua oração e vi suas lágrimas. Acrescentarei quinze anos à sua vida

 

Deus tem promessa para os que choram.

Jesus no Sermão do Monte afirma: “Felizes os que choram, pois serão consolados.” (Mt 5:4). Este consolo vem por meio do Espírito Santo, ele é o consolador, aquele que está ao nosso lado (Jo 14:16-17).

As lágrimas são recebidas pelo Senhor como uma oferta em oração: Conheces bem todas as minhas angústias; recolheste minhas lágrimas num jarro e em teu livro registraste cada uma delas.” (Sl 56:8). Cada um tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações do povo santo(Ap 5:8)

As nossas lágrimas serão recompensadas, o salmista afirma: os que semeiam com lágrimas colherão com gritos de alegria. Choram enquanto lançam as sementes, mas cantam quando voltam com a colheita. (Sl 126:5,6).

Haverá um dia em que todas as nossas lagrimas cessarão, não vamos mais chorar: “Ele lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. Todas essas coisas passaram para sempre"." (Ap 21:4).

 

1. Deus vê as nossas lágrimas: Em Gênesis 16:7-14:O Senhor ouviu a tua aflição... E ela chamou, o nome do Senhor... El-Rói; pois disse: Não tenho eu também olhado neste lugar para aquele que me vê?

Agar estava passando por um momento de crise. Deus é sensível que nunca está distante. As vezes questionamos: Será que Deus me vê? Será que Deus se esqueceu de mim? O sofrimento não é algo que Deus ignora. Servimos a um Deus que nos contempla dia e noite e conheço nosso sofrimento e nossas lágrimas (Êx 3:7-8).

 

2. Deus recolhe as nossas lágrimas: Nós guardamos e fazemos registros de eventos e de coisas que são importantes. Mas Deus guarda e anota as nossas lágrimas pois são importantes para Ele. Pode parecer que Deus está distante, mas Ele está no controle, logo estamos guardados e protegidos pelo Senhor.

 

3. Deus enxuga as nossas lágrimas: Embora seja esta uma promessa futura, temos também no presente o cuidado do Senhor enxugando as nossas lágrimas. “Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho... Deus me fez crescer na terra da minha aflição”. (Gn 41:51-52).

José chorou amargamente durante um bom período de sua vida, porém os seus dois filhos eram a prova de que as recompensas que Deus tem para dar para aqueles que confiam Nele são infinitamente maiores que os sofrimentos que enfrentamos.

Tenhamos bom ânimo! Servimos a um Deus que Vê, Recolhe e Enxuga as nossas lágrimas, e certamente não seremos jamais por Ele desamparados.

 

Aplicações:

1. Somos mais racionais como Marta, ou mais emotivos como Maria? Não vemos Marta chorando, ela argumentou com Jesus sobre a ressurreição. Já Maria só lamenta Jesus não ter estado lá antes, e chorou.

2. Assim como o salmista do Salmo 6, não importa os motivos que têm nos levado a chorar, precisamos saber que há um Deus sobre nossas vidas e nossas famílias. Um Deus sobre nosso trabalho, nosso casamento, nossas finanças...

3. Precisamos entender que choro não é sinal de fraqueza, mas é demonstração que somos humanos e temos um coração de carne, que somos afetados pelo que acontece conosco ou ao nosso redor. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário