A carta é dividida em duas partes:
I. Doutrina: as bênçãos do crente em Cristo (1-3)
A. Nossas posses em Cristo (1:1-14)
1. Do Pai
(1:1-6)
2. Do Filho
(1:7-12)
3. Do
Espírito (1:13-14)
B. Oração por esclarecimento (1:15-23)
C. Nossa posição em Cristo (2)
1. Ascendidos
e assentados no trono (2:1-10)
2.
Reconciliados e concidadãos no templo (2:11-22)
D. Oração por capacitação (3)
II. Obrigação: o comportamento do crente em Cristo
(4-6)
A. Andar em união (4:1-16)
B. Andar em pureza (4:1 7-32)
C. Andar em amor (5:1 -6)
D. Andar em luz (5:7-14)
E. Andar com prudência (5:15-1 7)
F. Andar em harmonia (5:18— 6:9)
1. Maridos e
esposas (5:18-33)
2. Pais e
filhos (6:1 -4)
3. Mestres e
servos (6:5-9)
G. Andar em vitória (6:10-24)
Efésios contrabalança doutrina e obrigação.
Primeiro, Paulo lembra-nos o que Deus fez por nós e, a seguir, ensina-nos o que
devemos fazer por ele em resposta às misericórdias dele.
O viver cristão fundamenta-se no ensinamento
cristão. O crente que não conhece a abundância que tem em Cristo não consegue
andar com Cristo. A conduta depende do chamado.
I. A cidade
Éfeso era uma das maiores cidades da Ásia Menor:
era uma capital romana, um centro de adoração a Diana e um rico centro
comercial localizado em um amplo porto, o que convidava ao comércio mundial.
O templo de Diana era uma das sete maravilhas do
mundo antigo, e a adoração a essa deusa era seguida com zelo (veja At 19:23ss).
Não é de espantar Paulo ter passado três anos em Éfeso nem o fato de o
evangelho ter se propagado de lá para toda a Ásia (At 19:10), já que era a
principal cidade da região.
II. A igreja
Em sua segunda viagem missionária, Paulo fez uma
rápida visita a Éfeso e deixou Priscila e Áquila, seus colaboradores, lá (At
18:18-28). Em sua terceira viagem, ele retornou a Éfeso e passou três anos lá
(At 20:31).
Ele iniciou seu ministério na sinagoga judia, mas
mudou para a escola de um professor chamado Tirano, quando seus compatriotas
rejeitaram sua mensagem, em que ensinou e pregou por cerca de dois anos.
O ministério dele teve uma tremenda influência na
cidade: os praticantes de bruxaria vieram para Cristo e queimaram os livros de
encantamentos; ganhou muitas pessoas para a adoração do Deus verdadeiro, e o lucro
dos ourives (que vendiam relicários de Diana) diminuiu muito.
Paulo foi forçado a deixar a cidade por causa do
tumulto resultante de seu ensino claro da Palavra de Deus e da pregação dela
que lhe rendeu muitos inimigos. Mais tarde (At 20), ele encontrou-se com os
presbíteros efésios em sua viagem a Jerusalém.
III. A carta
Paulo era prisioneiro romano quando escreveu essa
carta (Ef 3:1; 4:1). Atos 21:15ss relata como ele se tornou prisioneiro. Em
Jerusalém, Paulo foi ao templo e, lá, o prenderam sob falsas acusações. Seu
"julgamento" não foi conclusivo, mas mesmo assim ficou preso por dois
anos em Cesaréia (At 21:27— 26:32). Paulo foi enviado a Roma quando solicitou um
julgamento diante do imperador (At 27— 28).
Paulo, enquanto esteve preso em sua própria casa, podia
receber visitantes e escreveu a carta aos Efésios nesse período. Tíquico (6:21)
levou a carta e, provavelmente, também foi quem, junto com Onésimo, ajudou a
entregar a carta aos Colossenses (Cl 4:7-9).
Temos motivos para crer que essa carta circulou
entre diversas igrejas da Ásia Menor, embora fosse dirigida à igreja de Éfeso.
A carta tratava das verdades da igreja em geral, e não dos problemas locais, como
era o caso das duas cartas aos Coríntios e da primeira aos Tessalonicenses. Em
todos os sentidos, Efésios é o escrito mais importante de Paulo sobre a igreja
e nos ensina como Deus a idealizou e como ela deve ser na prática diante dos
olhos dos homens.
O tema de Paulo é Cristo e a igreja, o plano eterno
de Deus de reunir todas as coisas em Jesus Cristo. A carta inicia-se na
eternidade passada e leva-nos à eternidade futura! Vemos o crente sentado nos céus,
mas também andando com Cristo na terra e lutando contra Satanás.
Nenhuma parte da Bíblia faz soar mais alto a
doutrina da igreja e a prática da vida cristã que Efésios, embora essa epístola
não nos diga tudo o que Deus quer que saibamos a respeito da igreja. É
interessante comparar a descrição que Atos 20 apresenta do ministério de Paulo
em Éfeso com as doutrinas ensinadas na carta aos Efésios.
IV. A igreja em Éfeso
Paulo, nas cartas em que escreveu da prisão
(Efésios, Filipenses, Colossenses), trata da igreja, em conjunto, como o corpo,
a noiva e o templo de Cristo. Nas epístolas pastorais (como Tito e Timóteo), ele
lida com o serviço da igreja a Cristo como um corpo local.
O ministério equilibrado requer a ênfase nesses
dois pontos. Não resta dúvida de que Deus vê o corpo como um todo com Cristo
como o Cabeça; mas ele trabalha por intermédio das congregações locais no que
diz respeito ao ministério. O conceito de "igreja universal" (corpo
de Cristo) na qual o crente é batizado pelo Espírito é válido, mas não substitui
a ação da igreja local.
A "igreja universal" não envia
missionários, não constrói hospitais, não observa a ceia do Senhor nem ajuda as
famílias necessitadas. O Novo Testamento enfatiza muito mais a igreja local;
todavia, o ministério da igreja local se torna mais forte se os membros têm
consciência de sua posição no corpo de Cristo.
Aplicações:
Deus quer que através de Efésios possamos pregar a
Justificação pela fé mediante a reconciliação com Deus e a pacificação nos
relacionamentos por meio da Cruz de cristo.
Deus quer que através de Efésios possamos nos envolver
no Privilégio da Pregação do Evangelho aos que perdidos não participarão quando
da ressurreição e exaltação de Cristo.
Deus quer que através de Efésios possamos nos
encher do Espírito para que participemos ativamente na expansão da sua Igreja.
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