Tema-chave: Jesus Cristo é preeminente - Versículo-chave: Colossenses 1:18
I. DOUTRINA: A Preeminência De Cristo é Declarada
A. Na mensagem do evangelho - 1:1-12
B. Na redenção - 1:13, 14
C. Na Criação
- 1:15-17
D. Na igreja
- 1:18-20
E. No ministério de Paulo - 1:21-2.5
Os membros da igreja receberam a carta de Paulo
entregue por Tíquico e Onésimo. No entanto, os falsos mestres de Colossos
vinham difamando Paulo e instilando dúvidas na mente dos colossenses.
Paulo estava ciente dessa situação, de modo que fez uma pausa na primeira parte de sua carta para apresentar uma explicação. O apóstolo empolgou-se de tal modo ao exaltar Jesus Cristo que não demonstrou qualquer interesse em escrever a respeito de si mesmo! Nesta seção, Paulo explica seus três ministérios.
1. PREGAR O EVANGELHO (1:21-23)
Foi o ministério de Paulo em Éfeso que levou à
fundação da igreja em Colossos. Seu ministério (CI 1:25) consistia em pregar as
boas-novas da salvação pela fé em Jesus Cristo. Ele recapitula a experiência
espiritual deles.
Sua alienação no passado (v. 21a). Eram "estranhos". Os gentios estavam alienados de Deus e
separados das bênçãos espirituais de Israel (Ef 2:11ss). A idolatria e a religiosidade
não solucionavam o problema do pecado e da culpa.
Eram alienados não só por ser gentios, mas devido à
práticas pecaminosas - hostis em relação a Deus; com obras perversas, atitudes e
ações opostas a Deus. Logo todo incrédulo precisa arrepender-se antes de
receber a salvação.
Sua reconciliação no presente (v.21b,22). Foi Deus quem tomou a iniciativa, enviou o Filho para morrer na cruz, a
fim de reconciliar os pecadores (Rm 5:8,10), pois os falsos mestres negavam a
Encarnação e que Jesus tivesse um corpo humano de verdade.
A reconciliação tem como objetivo a santidade
pessoal, para que pudéssemos ter parte em sua vida e santidade. Somos
apresentados a Deus "santos”, que indica algo "separado, consagrado a
Deus".
Também somos "inculpáveis", isso significa
"sem defeito". E mais, somos “irrepreensíveis” significa "livre
de acusações". O mais importante não é como parecemos aos próprios olhos
ou aos olhos de outros, mas sim como parecemos aos olhos de Deus.
Essa ênfase de Paulo é, sem dúvida, um ataque aos
falsos mestres. Paulo estava dizendo: "Vocês já se encontram aperfeiçoados
em Cristo; por que buscar essa perfeição em algum outro lugar?"
Sua glorificação no futuro (v. 23). Paulo fala da "esperança que vos está preservada nos céus" (CI
1:5). Os gentios não tinham esperança (Ef 2:12), pois viviam sem Deus. Mas agora,
reconciliados com Deus, receberam uma esperança maravilhosa de glória. Um dia, todos
os filhos de Deus estarão com Cristo no céu (Jo 17:24).
Ninguém é salvo pelo fato de permanecer na fé, mas
o fato de permanecer na fé prova que é salvo. Todo cristão deve testar a
própria fé e examinar seu coração, a fim de se certificar que é um filho de
Deus.
2. SOFRER PELOS GENTIOS (1:24-27)
Os falsos mestres em Colossos ridicularizavam Paulo
por estar preso e usavam isso como arma contra o evangelho. Paulo então busca
um relacionamento mais próximo com a igreja, ressaltando duas coisas.
O regozijo de Paulo (v.24). Em vez de se envergonhar de meu sofrimento, ele se regozija nele:
·
Sofre por causa de Jesus Cristo – para o cristão é
uma honra "sofrer como cristão" (1Pe 4:15,16);
·
Sofre por amor aos gentios – por isso estava preso em
Roma (At 22:21ss). Os cristãos gentios tinham motivos para amar Paulo e serem
gratos.
·
Sofre por amor ao corpo de Cristo, a Igreja. Antes
ele perseguiu a Igreja e a fez sofrer. Mas agora, dedicara a vida para cuidar
da Igreja.
Paulo suportava sua parcela de aflições, como
outros o fariam depois dele. Mas o apóstolo não se queixa. (2 Co 1:5).
A responsabilidade de Paulo (vv. 25-27). Se Paulo tivesse cedido aos judeus e parado de ministrar aos gentios,
poderia ter sido poupado do sofrimento. Mas o apóstolo não poderia abandonar
seu chamado por causa da própria segurança e conforto. Não era uma questão de escolha;
havia sido chamado para obedecer à Palavra de Deus.
Deus chamou a nação de Israel para ser seu povo (Lei,
sacerdócio, sacrifícios, terra, rei). Os profetas anunciaram o Messias que
sofreria e reinaria. Jesus Cristo veio ao mundo, foi rejeitado por seu povo,
aqui dá início a um novo plano, seu "mistério" - hoje Deus está
unindo judeus e gentios na Igreja (Ef 2:11-22).
Os gentios não eram mais excluídos da glória e das
riquezas da graça de Deus. São salvos pela fé em Jesus Cristo (Rm 10:12, 13),
antes estavam fora da aliança de Deus; agora, eram membros de sua família,
antes viviam em ignorância e morte espiritual; agora, estavam vivos e
participavam das riquezas da sabedoria de Deus em Cristo. Em outros tempos, não
tinham esperança alguma; agora, tinham uma esperança gloriosa, pois Cristo
vivia neles!
3. LUTAR PELOS SANTOS (1:28-2:3)
Vimos Paulo como pregador, compartilhando o
evangelho, e Paulo como prisioneiro, sofrendo pelos gentios.
Vemos, agora, Paulo, o guerreiro de oração, lutando
para que amadurecessem na fé. As expressões "esforçando-me" (CI 1:29)
e "luta" (CI 2:1) referem ao esforço vigoroso de um corredor para
vencer a corrida.
O ensino de Paulo (v.28a). Os falsos mestres exaltavam a si mesmos e a seus grandes feitos
"espirituais". Pregavam um conjunto de ensinamentos, enquanto Paulo pregava
uma Pessoa. Os gnósticos pregavam filosofia e tradições humanas vazias (Cl
2:8), enquanto Paulo proclamava Jesus Cristo. Os falsos mestres apresentavam
listas de regras e preceitos (CI 2:16,20,21), enquanto Paulo apresentava
Cristo.
Paulo não apenas pregava a Palavra como também advertia
sobre as mentiras do inimigo (At 20:31). Ele também era um mestre da verdade.
Não basta advertir as pessoas; também devemos ensinar-lhes as verdades positivas
da Palavra de Deus.
Não era necessário apresentar algum ensinamento novo,
pois tudo o que todo cristão precisa saber é relacionado a Jesus Cristo.
O objetivo de Paulo (v.28b; 2:2,3). Apresentar todo cristão "perfeito em Cristo". “Perfeito” era uma
palavra predileta dos gnósticos – era o discípulo que havia amadurecido e era versado
nos segredos da religião. Paulo usa esse termo com o sentido de "completo,
maduro em Cristo".
Quais são os sinais de maturidade espiritual? Paulo
os descreve a seguir (CI 2:2):
·
Conforto: Significa "dar forças". Ao encorajar uma pessoa, damos-lhe
novo ânimo e forças;
·
Carinho: Cristão maduro ama seus irmãos e irmãs e procura ser um pacificador,
não um agitador. Participa da unidade espiritual da igreja;
·
Enriquecimento: Paulo mencionou anteriormente as riquezas de Cristo (O 1:27). Muitos
cristãos estão vivendo como indigentes quando poderiam estar vivendo como reis;
·
Esclarecimento: O cristão maduro tem em seu coração a certeza de que é filho de Deus.
O conhecimento espiritual que possui em Cristo o instrui e orienta a cada dia.
Deus deseja que seus filhos tenhamos entendimento,
sabedoria e conhecimento (Cl 2:2,3). Entendimento é a capacidade de avaliar as
coisas. A sabedoria implica a capacidade de defender o que entendemos. O
conhecimento sugere a capacidade de assimilar a verdade.
A intercessão de Paulo (1:29 -2:1). Paulo usava seus músculos espirituais como um corredor empenhando-se ao
máximo nos jogos. Também ensinou Epafras a orar dessa maneira (Cl 4:12).
Paulo descreve uma luta espiritual; era o poder de Deus
operando em sua vida. A verdadeira oração é dirigida ao Pai (Mt 6:9) por meio do
Filho (em seu nome; Jo 14:13, 14), no poder do Espírito Santo (Jd 20). A operação
do Espírito em nossa vida permite que oremos com grande poder, dentro da
vontade de Deus.
E quando não sentimos vontade de orar? É justamente
nesses momentos que mais precisamos orar! Não importa como estejamos nos
sentindo, o Espírito nos dá energia divina para orar.
Aplicações:
Devemos perceber quanto as pessoas têm feito por nós.
Nem todos nós somos chamados para ser apóstolos,
mas cada um de nós tem um ministério que nos foi dado por Deus.
Podemos compartilhar o evangelho e ganhar almas
para Cristo. Podemos sofrer por Cristo e cumprir o ministério que Deus nos deu.
Podemos lutar em oração pelo povo de Deus e estimular
seu amadurecimento.
Devemos investir tempo em pessoas. Se ministrarmos a
apenas alguns cristãos, estaremos ajudando a igreja toda.

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