Vencendo a Vergonha de Evangelizar
Romanos 1.16
Falar aos outros não é uma tarefa fácil, ainda mais quando o assunto principal são verdades espirituais. Todo cristão precisa aceitar o desafio de proclamar a salvação que há em Jesus Cristo e, mesmo que algumas pessoas tenham um temperamento naturalmente tímido, é necessário encontrar estratégias para vencer o medo e cumprir a tarefa que Jesus deixou aos seus discípulos em Mt 28.19-20.
Podemos aprender muitas lições sobre evangelização através das experiências vividas pelo Apóstolo Paulo, narradas no livro de Atos dos Apóstolos, por esse motivo vamos fazer hoje um passeio por esse livro:
Lição nº 1: Tenha certeza de sua experiência íntima e pessoal com Jesus
Em At 9 lemos a maravilhosa conversão de Saulo, como aquele homem foi chamado pelo próprio Cristo para deixar de ser perseguidor dos cristão é passar a ser um instrumento de Deus, o Apóstolo Paulo. A experiência pessoal acompanhou o homem de Deus por toda sua vida e manteve sua alma bem alicerçada. Assim também acontece conosco, nossa experiência de conversão genuína é a base para nos sentirmos motivados para evangelização. Uma pessoa só pode compartilhar aquilo que tem.
Lição nº 2: Aprenda se aproximando de pessoas mais experientes
Em At 9 também está registrado que Paulo teve ao seu lado um homem chamado Barnabé, ele foi enviado por Deus para ajudar o recém convertido a entender sua missão. Barnabé ajudou Paulo a começar, acompanhando ele em sua primeira viajem missionária. Assim também acontece com cada cristão, é muito importante aproximar-se de pessoas mais experientes para que possamos começar a evangelizar com elas e assim perder o receio.
Lição nº 3: Busque preparo espiritual
Em Gl 1.17, Paulo destaca que um ponto importante para seu êxito evangelístico foi ter passado um período de três anos no deserto da Arábia aprendendo o que as Escrituras falavam sobre Jesus e dedicando-se à oração. Esse tempo de dedicação aconteceu antes de sua primeira viajem missionária, e através dela ele recebeu muitas revelações de Deus (2Co 12.1-6). Assim também acontece conosco, se desejamos perder o receio em evangelizar precisamos estudar a Bíblia e orar bastante. Dessa forma, Deus agirá nas pessoas às quais falaremos e nos encherá de sabedoria para testemunhar.
Lição nº 4: Evangelize segundo sua personalidade e tenha um plano simples
Paulo evangelizava de acordo com suas aptidões pessoais. Ele tinha muita habilidade para discursar e usou isso para a Glória de Deus. O plano que ele estabeleceu era muito simples: ir até uma cidade, procurar uma sinagoga ou uma praça e falar que Jesus morreu para conceder salvação aos homens pecadores. Que grande exemplo! Precisamos descobrir como gostamos de testemunhar da fé e fazer isso da forma mais simples possível.
Lição nº 5: Tenha em mente que todos precisam de Jesus
Durante seu ministério Paulo pregou para bárbaros, gregos, judeus, homens, mulheres, livres, escravos, ricos, pobres, religiosos e ateus. Ele até falou sobre isso em Gl 3.28. Às vezes pensamos que algumas pessoas não aceitarão nosso testemunho, ou que não gostarão da nossa Igreja, ou ainda que são muito pecadoras ou muito ricas para aceitarem a mensagem de Salvação. Tire isso de sua cabeça! Todos precisam de Deus e você pode se surpreenderá se decidir falar.
Lição nº 6: Aproveite as oportunidades e não se preocupe com os resultados
O livro de Atos mostra que Paulo teve grandes sucessos na pregação do evangelho, mas mostra também que ele teve grandes fracassos. Em Filipos e Éfeso a pregação foi um sucesso, em Listra, Icônio e Derbe, foi muito difícil.
A verdade é que a qualidade de um evangelista não está no número de pessoas que se convertem através dele, mas na sua expertise para aproveitar cada oportunidade. Devemos sempre estar atentos as oportunidades que Deus nos dá e não nos preocuparmos com o número de pessoas que se convertem.
Lição nº 7: Nunca esqueça que a dor do fracasso é sempre maior que a dor do esforço
Em 2Tm 4.6-8 Paulo faz uma revisão acerca de sua vida e ministério e chega a conclusão que tudo valeu à pena. Nem tudo foi fácil, mas todo esforço foi válido e ele faria tudo de novo se preciso fosse. Diz uma lenda que na academia Gold’s Gym , onde Arnold Schwarzenegger treinava para vencer seu primeiro Mister Olympia havia uma placa onde se lia: “Existem dois tipos de dores: A dor do esforço e a dor do fracasso.” Isso é uma grande lição.
Cada cristão precisa ter em mente que no fim de tudo valerá à pena dedicar-se à pregação do evangelho, que entrará no seleto grupo dos fiéis e que ouvirá do próprio Jesus “servo bom e fiel, participe da alegria do Seu Senhor.”
Escolha hoje dedicar-se mais à evangelização. Você não precisa ficar preocupado em fazer coisas grandes, mas apenas em aproveitar as oportunidades de ser fiel dia após dia. Que o Apóstolo Paulo nos motive através do seu exemplo.
Pr. Felipe Pereira - IB de Três Lagoas - Foz do Iguaçu/ PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário