13 de set. de 2023

Onésico se Torna Útil no Senhor

Filemom 11-25

Onésico se Torna Útil no Senhor

A carta de Filemom retrata belamente a doutrina da identificação do crente com Cristo. Paulo pede: "E tu torna a recebê-lo como ao meu coração" (v.12). Onésimo tornara-se uma parte tão importante na vida de Paulo que lhe doía mandá-lo de volta para casa!

O versículo 17 apresenta as palavras de Jesus Cristo a respeito de todo crente verdadeiro: "Recebe-o, como se fosse a mim mesmo"! Somos aceitos "no Amado" (Ef 1:6). Onésimo não era a mesma pessoa de antes. Agora, ele tinha uma posição totalmente distinta diante de seu senhor: ele era um irmão amado, identificado com Paulo e, por isso, aceito. Isso é o que a Bíblia quer dizer com justificação: estamos em Cristo e, por isso, somos aceitos diante de Deus.

A carta é um retrato tocante do Calvário. Cristo encontrou-nos como escravos fugitivos, infratores da lei, rebeldes, mas ele perdoou-nos e identificou-nos com ele mesmo. Ele foi para a cruz e pagou a dívida por nós. Essa é a doutrina da imputação. O verbo "imputar" significa "pôr na conta de alguém". Nossos pecados foram postos na conta de Cristo, e a justiça dele é posta em nossa conta quando cremos nele.

Que graça magnífica! Nossos pecados foram postos na conta de Cristo, embora ele não cometesse pecado (2Co 5:21). Nossos pecados foram imputados a ele, e seu manto de justiça, a nós.

 

1. ONÉSIMO SE TORNA ÚTIL PARA PAULO – v.11-13

O nome Onésimo quer dizer "útil", de modo que Filemom 11 apresenta um jogo de palavras. (O nome Filemom quer dizer "afetuoso" ou "aquele que é bondoso".

O cristianismo é o poder que pode fazer com que os homens maus sejam bons.” (James Denney)

É significativo notar que Paulo declara que em Cristo a pessoa inútil se converte em útil. Para a última coisa que foi criado o cristianismo é para produzir pessoas ociosas, ineficazes, sonhadoras e indefinidas; ao contrário, o evangelho produz gente útil, que tem um sentido das coisas, que pode fazer uma tarefa melhor que outros.

Paulo chama Onésimo o filho que gerou em suas prisões. Levar um homem a Cristo, guiar um homem a Deus, é tão grandioso como tê-lo trazido ao mundo. Feliz é o pai que traz seu filho à vida, e que logo o guia na vida eterna, porque então este filho será seu por partida dupla.

No versículo 12 Paulo está dizendo a Filemom: "Estou te remetendo o caso de Onésimo, para que dês um veredicto que concorde com o amor que teria que ter." Onésimo se tornou alguém muito querido para Paulo durante esses meses da prisão, porque Paulo o elogia muito ao dizer que mandar-lhe a Filemom é como enviar-lhe um pouco de seu próprio coração.

 

2. A UTILIDADE DE ONÉSIMO PARA FILEMOM – v.14-16

Paulo teria gostado de ficar com Onésimo, mas o envia de volta a Filemom, porque não deseja fazer nada sem o consentimento dele. Mais uma vez aqui há um fato significativo.

O cristianismo não existe para ajudar os crentes a escaparem do seu pecado; existe para capacitar seus seguidores a enfrentar o passado e a elevar-se acima dele. Onésimo tinha escapado. Não se devia permitir que evitasse as consequências de seus equívocos. Devia voltar, e enfrentar as consequências do que tinha feito; e logo devia aceitá-las e elevar-se acima delas. O cristianismo não é nunca uma escapatória: é sempre uma conquista.

Mas Onésimo retorna com uma diferença. Foi embora como um escravo pagão; volta como um irmão em Cristo. Vai ser duro para Filemom considerar como irmão a um escravo fugitivo; mas é exatamente o que Paulo lhe ordena. Paulo diz: "Se está de acordo em que eu seja seu companheiro na obra de Cristo, e que Onésimo é meu filho na fé, então deve recebê-lo como se me recebesse a mim mesmo."

Aqui outra vez há algo muito significativo. O cristão deve sempre dar as boas-vindas à pessoa que se equivocou.

Muitas vezes consideramos com suspeita a pessoa que se equivocou e que tomou o mau caminho; muitas vezes demonstramos que nunca estaremos preparados a confiar nele outra vez. Podemos crer que Deus o perdoará; mas para nós será difícil fazê-lo.

Tem-se dito que o mais reconfortante a respeito de Jesus Cristo é que Ele confia em nós exatamente nas mesmas circunstâncias de nossas derrotas. Quando alguém se equivoca, o caminho de volta pode ser muito duro, e Deus não perdoará imediatamente à pessoa que, em seu farisaísmo ou em sua falta de simpatia, faz mais difícil que o pecador se recupere.

 

3. PAULO COMO UMA FIGURA DE CRISTO – v.17-19

O termo traduzido por "companheiro" é koinonia, que significa "ter em comum". Em Filemom 6, é traduzido por "comunhão". Paulo oferece-se para ser "sócio" de Filemom e ajudá-lo a resolver o problema com Onésimo. Faz duas sugestões: "recebe-o, como se fosse a mim" e "Lança tudo [o que ele roubou de ti] em minha conta".

Isto trata-se de uma ilustração do que Jesus Cristo fez por nós, os que cremos nele. O povo de Deus é identificado de tal modo com Jesus Cristo que ele nos recebe da mesma forma como recebe seu Filho! Somos aceitos "no Amado" (Ef 1:6) e vestidos com sua justiça (2 Co 5:21). Por certo, não podemos nos aproximar de Deus por algum mérito próprio, mas Deus nos recebe quando nos achegamos a ele "em Jesus Cristo". O termo "receber", em Filemom 17, significa "receber no seu círculo familiar". Imagine um escravo ser aceito na família de seu senhor! Mais maravilhoso ainda é um pecador perdido ser aceito na família de Deus!

Paulo não sugere que Filemom ignore os crimes do escravo e esqueça o que Onésimo lhe devia. Antes, oferece pagar essa dívida do próprio bolso: "lance tudo em minha conta e eu pagarei". A linguagem que Paulo usa em Filemom 19 é muito parecida com a de uma nota promissória legal da época. Essa é a garantia do apóstolo a seu amigo de que a dívida seria paga.

É preciso mais do que amor para resolver problemas; o amor deve pagar um preço. Deus não nos salvou por seu amor, pois, apesar de amar o mundo inteiro, nem todos são salvos. Deus salva os pecadores pela graça (Ef 2:8,9), e a graça é o amor que paga um preço. Em sua santidade, Deus não poderia ignorar nossa dívida, pois Deus deve ser fiel à própria Lei. Assim, ele pagou a dívida por nós!

Os teólogos chamam isso de "doutrina da imputação" (imputar significa "depositar na conta"). Quando Jesus Cristo morreu na cruz, meus pecados foram colocados na conta dele, e o Senhor foi tratado da maneira como eu deveria ter sido. Quando o aceitei como Salvador, sua justiça foi depositada na minha conta, e, agora, Deus me aceita em Jesus Cristo. Jesus disse ao Pai: "ele não lhe deve mais coisa alguma, pois eu paguei tudo na cruz. Receba-o como receberia a mim. Aceite-o no círculo da família!"

Filemom 19 dá a entender que foi Paulo quem levou Filemom à fé em Cristo. O apóstolo usa esse relacionamento especial para incentivar o amigo a receber Onésimo. Filemom e Onésimo não eram apenas irmãos espirituais no Senhor, mas também tinham o mesmo "pai espiritual" - Paulo!

 

4. PAULO ESPERA MAIS DE FILEMOM – v.20-22

No versículo 20 escutamos a Paulo falando com uma tintura de humor. Diz: "Filemom, deve-me sua alma, porque fui eu quem te levou a Cristo. Deixarás que obtenha algum lucro de ti?" Com um sorriso afetuoso Paulo está dizendo: "Filemom, recebeste muito de mim; deixa que agora eu receba algo de ti!"

O versículo 21 é típico do relacionamento de Paulo com as pessoas. Uma norma de Paulo era a de esperar sempre o melhor dos demais. Nunca duvidou que Filemom cumpriria o seu pedido. É uma boa norma; esperar o melhor dos demais é quase sempre estar na metade do caminho que nos leva a obter o melhor. Se esperarmos pouco, obteremos pouco. Mas se apelarmos à honra de uma pessoa, demonstrando-lhe que esperamos muito dela, o dormido cavalheirismo do coração humano despertará, e obteremos muito daquele do qual esperamos muito.

No versículo 22 fala o otimismo de Paulo. Até na prisão crê que voltará a ser livre pelas orações de seus amigos. Agora mudou seus planos, ele sentia que devia deixar os lugares distantes e os limites da Terra aos homens mais jovens, e que para ele, à medida que se aproximava ao final, os velhos amigos eram o melhor.

Paulo encerra esta carta com seus pedidos e saudações pessoais costumeiros. Estava certo de que seria liberto e visitaria Filemom e Áfia em Colossos (como indica o uso dos pronomes no plural em Fm 22). Até mesmo esse fato serviria de incentivo a Filemom seguir as instruções de Paulo, pois certamente não desejava sentir-se envergonhado ao se encontrar pessoalmente com o apóstolo.

 

5. OS COMPANHEIROS DE LUTA – v.23-25

Como vimos, é provável que Epafras fosse o pastor da igreja e que havia ido a Roma para ajudar Paulo. Não sabemos se ele era um "prisioneiro voluntário" por amor a Paulo ou se era, de fato, prisioneiro dos romanos. De qualquer modo, devemos louvá-lo por sua dedicação a Cristo e ao apóstolo.

João Marcos, que estava com Paulo (Cl 4:10), era o rapaz que o havia abandonado na primeira viagem missionária (At 12:12, 25; 15:36-41). Paulo havia perdoado Marcos e era grato pelo seu ministério fiel (ver 2 Tm 4:11).

Aristarco era de Tessalônica e acompanhou Paulo a Jerusalém e, depois, a Roma (At 19:29; 27:2).

Demas é mencionado três vezes nas cartas de Paulo (Fm 24; Cl 4:14) e "Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou" (2 Tm 4:10). João Marcos falhou, mas foi restaurado. Demas parecia estar indo bem, mas caiu.

Lucas, obviamente, é o "médico amado" (Cl 4:14) que acompanhou Paulo, ministrou ao apóstolo e, por fim, escreveu o Evangelho de Lucas e o Livro de Atos.

 

Aplicações:

1. Em Cristo deixamos de ser um nada e nos tornamos úteis, nossa vida passa a fazer sentido, podemos realizar tarefas para abençoar outros e para que o reino de Deus avance na sociedade.

2. Não devemos fugir do passado, antes devemos entregá-lo a Cristo, receber o perdão e começar uma vida nova agindo de forma diferente. Em Cristo podemos ser maiores que nosso passado.

3. Nossos pecados foram colocados sobre Cristo, ele pagou o preço para que pudéssemos receber dele a graça da salvação e assim sermos aceitos por Deus na eternidade.

4. Jesus sempre vai esperar mais de nós: mais compromisso, mais liberalidade, mais envolvimento e participação, mais misericórdia, mais amor, etc.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário