Ao escrever à igreja de Filipos, Paulo queria:
- Agradecer a doação que os filipenses
haviam enviado - Fl. 4.10, 14-18
- Dar notícias da sua situação e garantir
que sua prisão não significava um retrocesso para o Evangelho - Fl.
1.12-26
- Explicar a razão de estar enviando
Epafrodito de volta a Filipos - Fl. 2.25-30
- Encorajar os filipenses a sofrer corajosamente
e serem perseverantes em todas as circunstâncias - 2.12-18
- Tratar questões doutrinárias
incentivando os irmãos à união e à humildade - 2.1-11
- No texto em análise, ficamos sabendo que
Paulo, ainda preso:
- Faz planos para enviar aos filipenses notícias
ao seu respeito, por meio de Timóteo
- Estava esperançoso de ser inocentado e
libertado da prisão
- Esperava também poder ir pessoalmente à
Filipos
- Estava enviando Epafrodito aos
filipenses antecipadamente
- Neste pequeno trecho, temos uma
aplicação prática das orientações doutrinárias que Paulo ofereceu nos 18
versículos anteriores.
- Usando o seu próprio caso, o caso de
Timóteo e o de Epafrodito, Paulo ilustra a vida de quem cultiva "o
mesmo sentimento/atitude que houve em Cristo Jesus".
- De modo prático, Paulo mostra aos seus
leitores o que realmente importa no Reino de Cristo e como os cristãos
podem viver como discípulos de Jesus em um mundo caído.
I - Viver no Reino de
Deus é ESPERAR NO SENHOR JESUS. - v. 19a, 23-24
- Não é Deus quem participa das nossas
vidas. Somos nós que participamos do seu Reino e do que Ele está fazendo
no mundo.
- Portanto, toda nossa expectativa em
relação ao futuro está condicionada/entregue à vontade do Senhor Jesus.
- O que diferencia um cristão é seu olhar
esperançoso em relação ao futuro. E a esperança que cultivamos não é
baseada em elementos temporais/passageiros.
- Paulo escreve cartas amorosas e
esperançosas e faz planos para o futuro porque sua esperança não estava
nesta vida. Não estava no sistema de justiça do império, nem em sua
cidadania romana, nem em qualquer outro bem a não ser o Senhor Jesus.
- Em quem/o quê está a sua esperança?
Disso depende toda a sua vida.
II - Viver no Reino de
Deus é CUIDAR DOS INTERESSES DE JESUS - v. 19b-22
- Quais interesses governam a sua vida?
- Se você for um Cristão, os interesses de
Jesus devem governar sua vida!
- Cuidar dos interesses de Jesus significa
cultivar uma atitude sincera de zelar pelo bem-estar dos irmãos - v. 20
- Paulo diz que Timóteo tem um interesse
sincero pelo cuidado dos irmãos.
- A prática da vida cristã é sustentada
por uma motivação sincera/genuína.
- Nosso vínculos, no Reino de Deus, não
devem acompanhar a lógica dos vínculos mundanos.
- No mundo, os vínculos baseiam-se
majoritariamente em: dinheiro, sexo e poder.
- No Reino de Deus, os vínculos
baseiam-se no Amor.
- Cuidar dos interesses de Jesus significa
subverter, na sua vida, a lógica pela qual o mundo funciona - v. 21
- Os modernos continuam tão
individualistas quanto os antigos. Mudaram apenas os modos de expressão
da idolatria de si mesmo.
- "Eu não vou na sua casa, pra você
não ir na minha. Você tem a boca grande, vai comer minha galinha."
- O individualismo esgarça as relações
sociais até que todos os vínculos existentes sejam baseados em contratos.
E nem os contratos são seguidos.
- Não há mais confiança nem para andar
pela rua, muito menos para iniciar e manter relacionamentos
significativos.
- No Reino de Deus, entretanto,
cultivamos a prática do auto esquecimento, a fim de que nossa mente se
ocupe com o que é de Cristo.
- O critério pelo qual Cristo vai avaliar
o mundo na sua volta é, precisamente, o quanto os interesses dele foram
priorizados - MT. 24.35-36
- Citação de Calvino.
- Tome decisões práticas e efetivas para
priorizar os interesses de Jesus!
III - Viver no Reino de
Deus é CUIDAR DA IGREJA DE JESUS - v. 25-29
- Epafrodito foi o portador das ofertas
dos filipenses para Paulo, mas ficou doente e a igreja de Filipos soube
disso.
- Epafrodito ficou angustiado por saber
que a igreja estava preocupada com sua saúde.
- Paulo, então, resolve enviar Epafrodito
de volta a Filipos para que a igreja "se alegrasse vendo-o outra
vez" - v. 28
- Paulo recebeu o cuidado da Igreja de
Filipos, cuidou de Epafrodito e o estava enviando de volta à Filipos com o
objetivo de cuidar daquela Igreja.
- Em breve, Paulo também enviaria Timóteo
para cuidar do bem-estar daquela igreja e receber, novamente, notícias dos
irmãos.
- O zelo pela Igreja dominava Paulo de tal
forma que ele não poderia ficar confortável em não agir imediatamente para
que eles fossem confortados.
- O zelo pela Igreja dominava Epafrodito
de tal forma que ele tinha saudades e se angustiava pelo estado da Igreja
em Filipos.
- Paulo reconhece Epafrodito como
"irmão e cooperador, companheiro de lutas, enviado para
socorrer."
- As relações que vemos neste texto são
todas baseadas no amor e no cuidado, ao contrário das relações mundanas.
- Ninguém no texto é tratado como alguém
descartável. Nem Paulo, nem Timóteo, nem Epafrodito, nem os irmãos em
Filipos.
- Na igreja de Jesus ninguém é descartável.
Todos importam. Então é preciso que todos sirvam.
IV - Viver no Reino de
Deus é ENTREGAR SUA VIDA POR JESUS - v. 30
- Paulo afirma que Epafrodito chegou às
"portas da morte pela obra de Cristo"
- Ele ficou muito doente e quase morreu.
Não sabemos o motivo da enfermidade.
- Paulo diz que Epafrodito arriscou sua
vida "para suprir" o apóstolo. Não sabemos se isso foi em função
da enfermidade ou pela relação de Epafrodito com um preso político.
- Sabemos, entretanto, que Deus usou essa
situação para manifestar sua misericórdia e compaixão da vida de
Epafrodito e Paulo - v. 27
- A expressão usada por Paulo
"arriscando a vida" (para-bolos) aplicava-se ao jogador
que apostava tudo numa jogada. O que Paulo diz é que Epafrodito
apostou/desconsiderou/entregou sua vida pela causa de Cristo.
- Nos dias da igreja primitiva existia uma
associação de homens conhecida como os parabolani . Eles
tinham como objetivo visitar os prisioneiros e doentes, particularmente
aos que estavam prostados por uma enfermidade perigosa e infecciosa.
- Em 252 houve na cidade Cártago uma
peste. Os pagãos lançavam fora os corpos dos seus mortos e fugiam. O bispo
Cristão Cipriano reuniu a igreja e levou-os a enterrar os mortos e cuidar
dos doentes na cidade açoitada pela praga. Operando dessa maneira, isto é,
arriscando a própria vida, salvaram a cidade da destruição e da desolação.
- Viver no Reino é entregar sua vida por
Jesus, servindo a Cristo e aos homens.
CONCLUSÕES
- O texto bíblico evidencia de diversas
formas que o sentido para a vida não está em viver de modo individualista
e concentrado em si mesmo.
- A bíblia deixa claro que a fonte do
significado, da realização e sentido para nossa existência está em Deus.
- Perceba a centralidade do texto em
Jesus. Nossas vidas precisam também ser centralizadas em Cristo
dessa forma.
- Perceba como a intensidade do
compromisso vai se ampliando (ESPERAR, CUIDAR DOS INTERESSES DE JESUS,
CUIDAR DA IGREJA DE JESUS, ENTREGAR SUA VIDA POR JESUS.
- Precisamos estar prontos a entregar
nossas vidas por Jesus. Só vive por Cristo, quem está disposto a morrer
por Cristo.
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