23 de mai. de 2023

O Servo Delega seu Ministério à Igreja

Marcos 16.14-20
O Servo Delega seu Ministério à Igreja

O capítulo 16 começa com um milagre inesperado. As mulheres vão à sepultura e encontraram algo totalmente inesperado: a pedra fora afastada, o corpo sumira, e um mensageiro esperava para contar-lhes as boas novas da ressurreição dele!

Logo elas são incumbidas de levar uma mensagem inacreditável. Vemos aqui a descrença dos próprios discípulos de Cristo quando se confrontam com a ressurreição dele.

Considerando o estado emocional dos discípulos, vemos uma igreja que chorava, em vez de testemunhar, porque eles não acreditavam realmente que seu Mestre estivesse vivo. O milagre de sua ressurreição corpórea é importante para a mensagem do evangelho e é a motivação para que o povo de Deus testemunhe e sirva (At 1:21-22; 2:32; 4:10,33).

Quando ele apareceu no meio de seus seguidores, porém, repreendeu-os pela incredulidade que havia endurecido o coração deles (Mc 6:52; 8:17). Antes de sua ascensão quarenta dias depois, o Senhor deu várias incumbências a

seus seguidores.

 

1. MANDATO ILIMITADO (v.15-18)

Os quatro evangelhos finalizam-se com uma comissão de Cristo para sua igreja de que propague a mensagem do evangelho até os confins da terra (Mt 28:18-20; Lc 24:46-49; Jo 20:21-23; e veja At 1:8).

a)   A fé como meio de salvação

Uma leitura superficial de Marcos 16:15,16 pode dar a entender que, a fim de ser salvo, é preciso que o pecador também seja batizado, mas essa interpretação incorreta não pode ser defendida, uma vez que observamos a ênfase do verso 16 sobre o crer. Se uma pessoa não crê, mesmo que seja batizada, está condenada (Jo 3:16-18, 36).

Na igreja primitiva, a crença em Jesus Cristo levava à declaração pública de fé pela prática do batismo com água (At 8:36-38; 10:47-48), e, às vezes, as pessoas perdiam a família, os amigos e o trabalho por causa do batismo. A Igreja primitiva esperava que os cristãos fossem batizados (At 2:41).

b)   A presença dos sinais na Igreja

Nessa comissão, Jesus chama a atenção para nossa mensagem e ministério e, para apoiá-los, ofereceu credenciais miraculosas que só ele pode dar. A mensagem é o evangelho, as boas-novas da salvação pela fé em Jesus Cristo. O ministério é compartilhar essa mensagem com o mundo.

Dos sinais referidos por Jesus nos versículos 17-18, todos (exceto ingestão de veneno) ocorreram na igreja do Novo Testamento:

·        Expulsar demônios (At 5:16; 8:7; 16:18; 19:12);

·        Falar (novas) línguas (At 2:4; 10:46; 19:6, 1 Co 12:30; 14);

·        Pegar e ser picado por serpente sem perigo (At 28:3-5);

·        Impor as mãos sobre doentes e curá-los (At 3:1-7; 5:15-16; 8:7; 9:33-34; 14:8-10; 28:7-8).

Os sinais e milagres constituíam forte credencial dos apóstolos (v.20), - assim como Moisés no Egito e alguns profetas do A.T. - confirmando que o reino de Deus havia chegado, com poder. Os milagres, por si mesmos, não provam que uma pessoa foi enviada por Deus, pois a sua mensagem também deve ser fiel à Palavra de Deus (ver 2 Ts 2; Ap 13).

Mediante a ação do Espírito, eles têm continuado a ocorrer entre os cristãos de todo o mundo, durante todos esses séculos, e hão de continuar até a volta de Jesus. Esses dons não são destinados apenas a alguns discípulos, mas concedidos a todos os que creem em seu nome para concretizar, mediante a manifestação de sinais e milagres, o reino de Deus na terra.

 

2. MINISTÉRIO IMUTÁVEL (v.19-20)

O Evangelho de Marcos apresenta um paralelo extraordinário com a passagem sobre o Servo em Filipenses 2:

·        Ele veio como Servo - (Fp 2:1-7) Marcos 1-13

·        Ele morreu numa cruz - (Fp 2:8) Marcos 14- 15

·        Ele foi exaltado à glória - (Fp 2:9) Marcos 16

Tanto Paulo quanto Marcos enfatizam a necessidade de que o povo de Deus leve essa mensagem a todas as nações (MC 16:15,16; Fp 2:10,11), com a garantia de que Deus opera na vida dos cristãos e por meio deles (Mc 16:19,20; Fp 2:12,13).

A ascensão de Jesus marcou a conclusão de seu ministério aqui na Terra e o começo de seu ministério no céu, como Sumo Sacerdote e Advogado de seu povo (Hb 7.10; 1Jo 2:1-3). A "destra de Deus" é o lugar de honra e autoridade (Sl 110:1; 1 Pe 3:22).

Jesus é como Melquisedeque, o Rei da Justiça e o Rei da Paz (Gn 14:17-19; Hb 7:2). Um de seus ministérios no céu é capacitar seu povo a fazer sua vontade (Hb 13:20, 21).

Nada mais apropriado do que o evangelho do Servo terminar com uma referência ao trabalho, da mesma forma como é apropriado Mateus, o Evangelho do Rei, terminar com uma referência à grande autoridade do Senhor. Por seu Espírito Santo, o Senhor deseja trabalhar em nós (Fp 2:12, 13), conosco (Mc 16:20) e por nós (Rm 8:28).

Os apóstolos e os profetas lançaram os alicerces da Igreja (Ef 2:20). Seu trabalho foi concluído, mas o trabalho do Senhor não cessou, e ele continua operando em seu povo e por meio dele para salvar o mundo perdido. Seu Servo e Filho, Jesus, voltou para o céu, mas Deus ainda tem seus filhos aqui na Terra para serem seus servos, caso se disponham a trabalhar para ele.

 

Temos o enorme privilégio de trabalhar lado a lado com o Senhor. Temos a enorme oportunidade e responsabilidade de levar o evangelho ao mundo todo. "Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mc 10:45). Estamos servindo ou esperando outros nos servirem?

 

Aplicações:

1. A Igreja tem a tarefa de pregar. É dever da Igreja, e isto quer dizer de cada cristão, contar a história das boas novas de Jesus àqueles que nunca a ouviram. O dever do cristão é ser arauto de Jesus Cristo.

2. A Igreja tem uma tarefa curadora. Vimos este fato uma e outra vez. O cristianismo tem que ver com o corpo dos homens tanto como com sua mente. Jesus quis trazer saúde ao corpo e à alma.

3. A Igreja era uma Igreja de poder. Não precisamos tomar tudo literalmente. Não precisamos acreditar que o cristão tem que ter literalmente o poder de levantar víboras venenosas e beber líquidos venenosos sem correr perigo. Mas no fundo desta linguagem pitoresca está a convicção de que o cristão está imbuído de um poder para enfrentar a vida e lidar com ela.

4. A Igreja nunca seria deixada sozinha para trabalhar na realização de sua obra. Cristo sempre opera com ela e nela e por meio dela. O Senhor da Igreja está ainda nela e é ainda o Senhor de poder.

E assim termina o Evangelho com a mensagem de que a vida cristã é a vida vivida na presença e no poder daquele que foi crucificado e ressuscitou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário