26 de abr. de 2023

Pedro Nega a Jesus

Marcos 14.66-72
O Servo é Negado por Pedro

Estamos no penúltimo ato que iniciou em 14.1 e termina em 15.20: 1. Adorado em Betânica; 2. Traído no Cenáculo; 3. Abandonado no jardim; 4. Injustiçado pelos religiosos; 5. Negado por Pedro; 6. Condenado pela autoridade civil.

Pedro, como os outros discípulos, fugiu do Getsêmani após a prisão de Jesus (v. 50); todavia, a seguir, ele e João desobedecem à ordem do Senhor (v. 27) e o seguem. Isso leva Pedro diretamente para as redes da tentação, e ele, não suportando a carga, nega o Senhor três vezes.

A predição do Senhor torna-se verdade (v. 30), contudo o cantar do galo faz com que Pedro se arrependa (Lc 22:62). Se um apóstolo que viveu com Jesus pôde cair em tal pecado, imagine como temos de acautelar-nos, e vigiar, e orar! João 21:15-19 assegura que Pedro foi perdoado e restaurado ao ministério apostólico.

 

1. NÃO ERA FORTE COMO PENSAVA – v.66-71

Precisamos fazemos justiça a Pedro. Precisamos reconhecer que o comportamento de Pedro nessa noite foi de uma valentia temerária. Tinha começado tirando a espada no jardim com a coragem temerária de quem teria enfrentado sozinho toda uma turba.

No Getsêmani ele tinha ferido o servo de sumo sacerdote. Agora, a simples prudência teria levado Pedro a não deixar-se ver. O último lugar aonde ninguém teria sonhado que Pedro fosse teria sido o pátio da casa do sumo sacerdote, e aí foi precisamente aonde se dirigiu.

Pedro se mostra audaz, os outros poderiam ter fugido, mas ele estava mantendo sua palavra. Embora outros se fossem, ele se manteria junto, ou a uma distância segura de Jesus.

Pedro sentou-se junto ao fogo porque a noite era fria. Envolto em sua capa, uma labareda de fogo revelou Pedro, permitindo ele ser reconhecido. Imediatamente negou toda relação com Jesus.

Em lugar de sair correndo do pátio, Pedro não foi embora. O mesmo voltou a acontecer outras duas vezes,  e Pedro negou a Jesus, não amaldiçoou o nome de Jesus. O que fez foi jurar que não o conhecia e amaldiçoar-se a si mesmo se não estava dizendo a verdade. Ao que parece ainda não pensava em sair dali.

 

2. A CONCIÊNCIA FOI DESPERTADA – v.72

E então aconteceu algo. Ao finalizar a terceira vigília, às três da manhã, trocava-se o guarda. Ao tocar a corneta que era chamado o gallicinium (ou seja, canto do galo), o som ressoou em toda a cidade silenciosa e caíram em seus ouvidos, que recordou das palavras de Jesus e atingiu como uma flecha o seu coração.

Pedro caiu na tentação e negou a Jesus porque julgava ter coragem fantástica. Para nós é fácil julgar a Pedro, mas nunca estivemos em similar tentação, nunca estivemos em iguais circunstâncias. Todo homem tem seu ponto fraco. Será que nós chegaríamos tão longe como Pedro chegou?

O relato de Marcos é feito a partir da confissão do próprio Pedro. Quer dizer, que Pedro tem que ter relatado esta história uma e outra vez. "Isto é o que eu fiz", diria, e "e este maravilhoso Jesus nunca deixou de me amar."

É isso o que Pedro fez. Dizia às pessoas: "Eu o machuquei e o traí desta maneira, e entretanto, Ele me perdoou e continuou me amando e pode fazer o mesmo com vocês."

 

Resumo e Aplicações:

Ø  Enquanto Jesus era escarnecido e torturado, Pedro estava embaixo, no pátio, fazendo o possível para não ser reconhecido como discípulo dele. Se tivesse dado ouvidos às advertências de Jesus, não teria se exposto à tentação nem negado seu Mestre três vezes.

Ø  Pedro serve de aviso para todos nós, pois, afinal, se um apóstolo que andou com Cristo negou o Senhor, o que nós faríamos em circunstâncias parecidas?

Ø  Os cristãos de Roma que leram o Evangelho de Marcos, sem dúvida, aprenderam com esse relato, pois em breve eles próprios estariam entrando na fornalha da perseguição.

 

ü  Não foi o canto do galo que levou a consciência de Pedro a condená-lo, mas sim a lembrança das palavras de Cristo. É sempre a Palavra que penetra o coração e produz o arrependimento.

ü  Pedro refletiu sobre o que Jesus havia dito e sobre o que havia feito; então, quando estava a caminho do pretório de Pilatos, Jesus olhou para Pedro. Sem dúvida, foi um olhar de amor, mas de amor ferido (Lc 22:61).

ü  Com o coração quebrantado, Pedro saiu dali no mesmo instante e chorou amargamente, abrindo caminho para o arrependimento.

 

è Antes de julgar Pedro com severidade, é bom examinar a própria vida. Quantas vezes negamos o Senhor e perdemos a oportunidade de compartilhar o evangelho com outros?

è Como Pedro, falamos quando deveríamos ouvir e discutimos quando deveríamos obedecer, dormimos quando deveríamos orar e lutamos quando deveríamos nos sujeitar?

è Pelo menos, Pedro se arrependeu de seus pecados, chorou por eles e recebeu o perdão do Senhor. Depois de sua ressurreição, Jesus reuniu-se em particular com Pedro (Lc 24:34) e, em seguida, ajudou-o a fazer uma confissão pública, quando se encontrou com os discípulos na Galiléia (Jo 21).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário