27 de dez. de 2022

Como Viveremos Depois do Natal

Lucas 2.16-20
Como Viveremos Depois do Natal

O Natal sempre é na mesma data, as pessoas fazem sempre as mesmas coisas antes, durante e depois do Natal. Usam os mesmos enfeites, as mesmas luzes, cantam as mesmas músicas, e tudo isso nos mesmos lugares. Comem as mesmas comidas, passam quase sempre com as mesmas pessoas.

O Natal não deve ser apenas para lembrar do nascimento de Jesus, para trocar presentes, participar de festas, ceias em família, confraternização. É hora de mudar esta mentalidade, se não, o verdadeiro Natal corre risco de ser extinto.

Jesiel Dias, na Poesia “O Tacho de Água Fervendo” faz uma crítica à maneira fútil como as pessoas festejam o Natal: os enfeites, a reunião da família, a falsa alegria, as comidas, os presentes, a confraternização. Ele afirma:

Chamam de um tempo de paz, amor e prosperidade... o povo está festejando, todo mundo se endividando, gastando o que tem e o que não tem, e vão entrar o ano que vem chorando e se lamentando... que logo depois do ano novo vai celebrar o coelho... Jesus não faz aniversário, ele não usa calendário, Jesus é eterno o princípio e fim, e não quer ser lembrado assim, quando falam de Jesus no Natal, mas já o esqueceram no carnaval, ele mais que enfeitar o jardim”.

Não é exatamente assim que muitas pessoas agem depois do Natal. No dia 26 de dezembro já começam a se preocupar com a virada de ano. No dia 02 de janeiro já começam a ansiar pelo feriado de carnaval, e depois, já se concentram na Páscoa. E assim seguem o ano... Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças.

 

1. RESUMO DA VIDA DE JESUS

O nascimento de Jesus é apenas o início de uma série de eventos. A história de uma pessoa não se encerra depois que ela nasce. Precisamos contemplar o menino Jesus na totalidade de sua vida, ministério e obra de redenção.

O que aconteceu com o “menino” após seu nascimento?

1.     Oito dias depois foi circuncidado e recebeu o nome Jesus (Lc 2.21);

2.    40 dias depois foi apresentado ao Senhor no templo (Lc 2.22; Lv 12.2-4);

3.    Por volta de 2 anos fugiu para o Egito para não ser morto após ordem de Herodes (Mt 2.14);

4.   Não sabemos quanto tempo fica no Egito. Após a morte de Herodes ele vai para Nazaré (Mt 2.19-23);

5.    O menino cresceu em Nazaré e todos os anos ia ao templo com seus pais, aos doze anos estava argumentando com os líderes religiosos (Lc 2.40-42);

6.   Por volta dos trinta, é batizado e inicia seu ministério (Lc 3.21-23;

7.    De acordo com a tradição cristã, aos 33 anos morre na Cruz para nos salvar;

8.    40 dias depois da ressurreição, é levado ao céu (At 1.3), está a destra de Deus, de onde intercedo por nós.

Não podemos nos ater apenas ao nascimento (Natal) ou a morte (Páscoa), pois a vinda de Jesus ao mundo não foi só para isso. Temos que despertar para as consequências do nascimento e de toda sua vida, morte e ressurreição.

Frequentemente, Jesus fica excluído antes, durante e depois do Natal. As pessoas preparam uma festa, convidam muitas pessoas, todos trocam presentes entre si — mas o aniversariante fica de fora.

 

2. DÊ A JESUS AQUILO QUE ELE ESPERA RECEBER

Todos podemos dar a Jesus aquilo que ele espera, não só no dia do Natal, mas por todos os dias que seguem após o Natal. Há quatro coisas que ele espera receber:

1. Dê-lhe sua confiança. Fé é um assunto voluntário. Jesus não tem a sua confiança a menos que você a dê a ele. Ele nunca vai forçar você a segui-lo, obrigar você a adorá-lo, exigir que você ore a ele.

Precisamos decidir ser guiados pelo Espírito Santo e não nós mesmos guiarmos nossas vidas. Precisamos deixar que Ele se assente no trono do nosso ser e nos guie em tudo.

2. Coloque Jesus em primeiro lugar em sua vida. Se qualquer coisa ou pessoa que não seja Jesus estiver em primeiro lugar em sua vida, isso é um ídolo. Após este Natal, escolha Jesus em primeiro lugar, antes de suas finanças, interesses, relacionamentos, programas — e até mesmo de seus problemas.

3. Entregue seu coração a Jesus. Seu coração é o que você ama, o que você valoriza e o que mais lhe importa. Jesus diz, "Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês" (Lucas 12:34). Um modo importante de dar seu coração a Jesus após este Natal é dando recursos para o trabalho dele. Jesus não precisa de seu dinheiro, mas ele quer o que ele representa — seu coração.

4. Traga outras pessoas para Jesus. Deus quer uma família mais que qualquer coisa após este Natal. Ele quer que crianças escolham amar e confiar nele. Esta é a razão pela qual comemoramos o Natal. Convide alguém para vir até Jesus. Conte para alguém o que Jesus tem feito em sua vida.

Quando nós entregamos a Jesus nossa confiança, tornamos ele o primeiro em nossa vida, damos aquilo que valorizamos para seu trabalho, e trazemos outras pessoas para ele, estaremos vivendo da maneira que lhe agrada.

 Se antes, durante e depois do Natal as pessoas fazem as mesmas coisas e continuam a viver da mesma maneira, tudo foi em vão, vai ficar apenas as fotos e as dívidas, nenhum legado útil acompanhará as pessoas para os demais dias do ano.

 

3. DEVEMOS RENASCER DIARIAMENTE

Não basta celebrar o nascimento de Jesus no dia 25, é preciso que ele continue morando no nosso coração, influenciando nossos pensamentos e decisões, consolando e confortando nossos corações todos os dias.

Quando Nicodemos foi de noite ao encontro de Jesus, ele ouviu as seguintes palavras: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” Jô 3.3.

Todos nascem fisicamente para a vida natural, mas todos precisam também nascer espiritualmente para a vida espiritual. O Renascer no sentido espiritual é necessário, pois o pecado tirou a vida e assim os homens passaram a ser vivos mortos. Aquele que não Renascer não verá o reino de Deus, ou seja, não será salvo.

 

CONCLUSÃO

É uma pena que muitos comemoram o nascimento físico de Cristo, mas não podem comemorar o seu próprio Renascimento espiritual.

Muitos escrevem seus nomes em listas de amigo secreto, mas não tem seu nome escrito no Livro da Vida.

Muitos se alegram nas ceias natalinas, mas não podem se alegrar com o Pão da Vida que é Jesus Cristo.

Muitos se embriagam com champanhe, mas não podem se embriagar com o Espírito Santo dentro de seus corações.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário