Em Filipenses 3, Paulo apresenta sua biografia espiritual:
·
seu passado (Fp 3:1-11),
·
seu presente (Fp 3:12-16). Aqui vemos ele como "atleta", cheio
de vigor espiritual, avançando para a linha de chegada da corrida cristã.
·
e seu futuro (Fp 3:17-21).
Esta
passagem está misturada por uma palavra e uma ideia cujo significado
não é tão fácil de entender no original grego, mas que é difícil traduzir. É o
termo perfeito:
·
No versículo 12 Paulo diz que não fala como se já fosse perfeito;
·
No versículo 15 fala dos que são perfeitos.
A palavra que usa é teleios, que em grego tem uma variedade de significados relacionados entre si. A maioria destes sentidos não se referem ao que poderíamos chamar uma perfeição filosófica e abstrata mas sim a uma sorte de perfeição funcional.
Significa
adequação para um dado encargo. Alguns significados:
1.
Significa desenvolvido plenamente em contraposição a não desenvolvido —
por exemplo, um homem amadurecido em contraposição a um jovem;
2.
Usa-se do homem de mente amadurecida em oposição a principiante em
algum estudo: por exemplo, do que esteja capacitado numa matéria em
oposição ao mero aprendiz.
3.
Quando se trata de oferendas significa sem mancha e adequado para
ser devotado a Deus.
4.
Aplicado aos cristãos frequentemente designa os batizados como membros
plenos da Igreja e em oposição aos que ainda estão sob instrução ou que
ainda não estão em condições de ser membros da Igreja.
5.
Na época da Igreja primitiva se usava ordinariamente para descrever os mártires.
Dizia-se que o mártir era aperfeiçoado pela espada; no dia de sua morte
se chamava o dia de seu aperfeiçoamento. A ideia é que o testemunho do
cristão e sua maturidade não podem ir mais além do martírio.
Quando
Paulo usa assim o termo no versículo 12 diz que de maneira nenhuma é um cristão
perfeito, mas sim prossegue sempre seu caminho. Logo usa duas vividas imagens:
1. Tenta agarrar aquilo para o qual foi agarrado por Jesus Cristo.
Paulo
sentia que quando Jesus Cristo o tinha detido no caminho a Damasco abrigava um
sonho, uma visão e um propósito para o qual o tinha agarrado; e se sentia
obrigado a prosseguir toda sua vida na marcha, para não desagradar a Jesus,
falhando e frustrando o sonho e o propósito para o qual o tinha agarrado.
Cada
homem é agarrado por Cristo com certa finalidade; cada homem é um sonho de
Jesus. Por isso cada homem deve avançar durante toda sua vida no prosseguimento
e realização do sonho e do propósito para o qual foi agarrado por Cristo.
2. Para este fim Paulo diz duas coisas.
1. Esquece o que está por trás...
- Quer
dizer, jamais se glorifica em alguma de suas conquistas pessoais; jamais usa
algum trabalho desempenhado como desculpa para deixar-se estar no futuro.
- Em
realidade, diz que o cristão deve esquecer tudo o já tenha feito para lembrar
só o que deve fazer. Na vida cristã não deve haver lugar para uma pessoa ou
para uma Igreja que desejam descansar sobre seus louros.
2. Logo diz que se estende ao que está
adiante...
- A
palavra que aqui usa é muito gráfica (epekteinomenos), aplica-se ao
corredor que balança rapidamente rumo à linha de chegada.
- Assim,
pois, Paulo diz que na vida cristã devemos esquecer toda conquista passada e
ter presente só a meta que sempre está diante de nós. Paulo insiste em que a
vida cristã é até o fim a de um atleta que prossegue sua carreira por volta de
uma meta que sempre está adiante.
Logo no
versículo 15 aparece de novo a palavra teleios. Esta deve ser a atitude
daqueles que devem ser teleios, perfeitos.
Paulo pensa o seguinte:
"Qualquer que, tendo iniciado no cristianismo, tenha chegado à maturidade
na fé e ao conhecimento de sua religião, deve sentir o mesmo: aceitar a
disciplina, o esforço e a agonia da vida cristã".
Pode
ter outra forma de pensar, mas se for honesto Deus lhe mostrará com clareza que
jamais deve deixar-se estar em seus esforços ou diminuir suas normas mas sim ir
sempre para frente: rumo à meta, rumo ao fim.
Na
mente de Paulo o cristão não é outra coisa senão um atleta de Cristo. Para
tanto precisa:
1.
Insatisfação (Fp 3:12,13a)
-
"Não julgo havê-lo alcançado." Essa é uma declaração de um
cristão consagrado que nunca se deu por satisfeito com suas realizações
espirituais. É evidente que Paulo estava satisfeito com Jesus Cristo (Fp 3:10),
mas não com a própria vida cristã. Uma "insatisfação santa" é o
primeiro elemento essencial para avançar na corrida cristã.
-
Muitos cristãos contentam-se com a própria situação, pois comparam sua
"carreira" com a de outros cristãos, normalmente com a dos que não
fazem grande progresso.
-
O cristão maduro faz uma autoavaliação honesta e se esforça para melhorar.
Cuidado para não cair em dois extremos:
1. considerar-se melhor do que é;
2. considerar-se pior do que é.
2.
Dedicação (Fp 3:13b)
"Uma coisa" - essa é uma expressão importante para a
vida cristã:
- "Só uma coisa te falta", disse Jesus para o jovem rico
que se considerava justo (Mc 10:21).
- "Pouco é necessário, ou mesmo uma só coisa", explicou
para Marta quando ela criticou sua irmã (Lc 10:42).
- "Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei", testemunhou
o salmista (51 27:4).
Muitos cristãos estão envolvidos demais com "várias coisas",
quando, na verdade, o segredo do progresso é concentrar-se em "uma
coisa".
3.
Direção (Fp 3:13c)
-
O incrédulo é controlado pelo passado, mas o cristão que participa da corrida
olha para o futuro.
-
"Esquecer" não significa "deixar de lembrar". Na Bíblia,
"esquecer" significa "não ser mais influenciado ou afetado por
algo".
- Significa, apenas, que quebramos o poder do passado sobre o
futuro. Não é possível mudar o passado, mas mudar seu significado é
algo que se pode fazer.
4.
Determinação (Fp 3:14)
-
"Prossigo!" O mesmo verbo é usado em Filipenses 3:12, e tem o
sentido de esforço intenso. Um indivíduo não se torna um atleta vencedor
ouvindo palestras, lendo livros ou torcendo em jogos.
- Não seria maravilhoso se os cristãos
demonstrassem tanta determinação em sua vida espiritual quanto demonstram
quando vão à academia ou jogam futebol no fim de semana?
5.
Disciplina (Fp 3:15,16)
- Não basta correr com disposição e vencer a corrida; o corredor também
deve obedecer às regras.
-
Paulo enfatiza a importância de os cristãos lembrarem as "regras
espirituais" que se encontram na Palavra.
-
O relato bíblico é repleto de gente que começou a corrida com grande sucesso,
mas que fracassou no final por não atentar para as regras de Deus.

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