16 de fev. de 2022

Vida Dedicada ao Testemunho

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Marcos 1.2-8

 João Batista: Uma Vida Focada em Testemunhar

A urgência do texto.

O texto é simples, rápido e objetivo. É aquele tipo de texto que tira o fôlego do leitor.  Não a genealogia de Jesus, trata de "Jesus Cristo, o Filho de Deus" e ao final do primeiro . lemos indicações religiosas dos primeiros conflitos com uma elite.

Destinatário e Contexto do Livro.

Escreve-se por parte do Império Romano em contexto57 por Nero. Paulo foi decapitado, Pedro também foi morto. O texto foi dirigido à igreja de Roma, uma igreja preparada por gentios convertidos.

Quem é Marcos?

O “ moço ” descrito sem cap. 14.51,52 ? Também conhecido por João Marcos, primo /sobrinho de Barnabé ( Cl 4.10 ). Filho de uma das Marias que seguiam a Jesus ( At 12.12 ). Ajudante de Pedro, de quem ouvir os relatos e os escreveram. Companheiro de Paulo e Barnabé na primeira viagem missionária ( Às 12.25; 13.5,13; 15.27-39 ). Um dos líderes da igreja que restau em Roma e nas redondezas.

Ambiente de operação

A igreja precisa manter-se viva de que Jesus é o Filho de Deus, Senhor de todos os impérios e reinos e que, sofreu a morte de cruz e conclamou, em vida, seus discípulos a seguirem seu exemplo pelo mesmo caminho.

Era urgente que o relato da vida, ministério, esperanças, ensino, morte e ressurreição de Cristo foram recontados e registrados para manter viva a esperança em Jesus.

A Mensagem de Marcos

Jesus é o poderoso obreiro – mais do que como o conquistador. O pecado que abandonou a forma de Deus e foi achado na forma de homem, era, contudo, o Deus poderoso exercendo seu poder sobre a natureza, os demônios, as doenças, o ea morte.

Mensagens práticas para nós.

1. O verdadeiro cristão deve ser submetido à Palavra de Deus.

2. Como filhos de Deus devemos ser servos humildes e fazer a vontade do Pai.

3. O Evangelho é o poder de Deus que liberta do mal e a doença.

4. A salvação é para todos os povos e levar esta salvação é a tarefa da Igreja.

5. Quem muito servir, precisa estar com Deus para o descanso espiritual em preparação para o serviço.

 

Boné. 1.1: “Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”

O “princípio” é resumido nos fatos pertinentes à vida e morte de Cristo; assim, a pregação apostólica foi a continuação. “do Evangelho” significa “boas novas”, termo usado para anunciar eventos, como o nascimento, ou uma grande vitória militar. “De Jesus Cristo” ou “a respeito de Jesus Cristo”, ou como “da parte de Jesus Cristo”. “Filho De Deus” Jesus é o divino e eterno Filho.

 

1. O cumprimento das profecias – v.2,3

Marcos afirma que João exerce seu ministério como cumprimento das profecias ( Êx 23.20; Ml 3.1; Is 40.3 ), e faz uma conexão sobre o progresso da revelação sob o controle do divino Senhor da história. Sendo o AT o início e a fonte do evangelho , a vinda e vida de Jesus é a interpretação final e inspirada na mensagem de Deus.

Na Antiguidade, antes de um rei visitar alguma parte de seu traje enviar adiante dele um reino para preparar o caminho. O trabalho do salvador1 era providenciar para que as pessoas fossem reparadas e também preparasse as pessoas (Lc0.1) .

Ao chamar a nação ao amigo , João Batista preparou o Senhor Jesus Cristo. Esse caminho era espiritual , não material: corações arrependidos, onde Cristo podia entrar com bênção .

Há muito poder espiritual com a pregação, porque sem isso ninguém confessa seus pecados. João testemunhou de Jesus: há muita pregação que não faz isso.

 

2. A pregação de João – v.4-5

João é primo de Jesus (Lc 1.36), alguns meses mais velho, filho do sacerdote Zacarias e Isabel. A pregação de João no deserto, lembra a Israel as suas origens na aliança celebrada no êxodo . Deserto tem como característica ser o lugar de encontro entre Deus e seu povo .

O batismo era símbolo de purificação e um sinal de iniciação (comunidade de Qumran). Os convertidos ao judaísmo eram batizados. João exigência de um único da chegada a que já estavam na comunidade na aliança de aliança radical é um da chegada da nova (M 3.6.).

Há uma diferença entre o batismo , que era o “ João de Nomo de Santo , e o batismo do Pai do Filho, e do Espírito Santo”. João não pode apontar para aqueles que farão uma aparição de Jesus, através do seu batismo - uma para o centro da pessoa, até o povo estar do povo, após a manifestação de Jesus.

inaugurada era Jesus o primeiro passo para o ressarcimento definitivo de pecados seriais oferecidos na nova aliança , o Messias iriar . Tem um significado mais profundo do que o seu sentido original de mudança da mente. Passou a se referir a uma mudança em direção a justiça.

3. Modo de ser de João – v.6

Suas roupas e alimentação o caracterizam e identificam como um tipo clássico de profeta do AT (Zc 13.4). João 4:se com Elias (2 Rs 1:8; MI5; Mt 7:10-13).

João abre mão de sua vida para cumprir as profecias em relação a Jesus. Ele se afasta da sua família, vive como um eremita, não se casa, abre mão de muitos valores humanos e terrenos .

Após a manifestação de Jesus como o Messias, ele começa a sair de cena, até morrer decapitado. Ele se sacrifica para ser um instrumento nas mãos de Deus .

De maneira deserta , João dizia às pessoas que a vida delas era como um "deserto espiritual" , muito pior do que o anos físico no qual seus ancestrais vagaram durante quarenta quarenta. João conclamou o povo a deixar o deserto espiritual , a crer em seu "Josué" (Jesus) e tomar posse de sua herança.

 

4. O testemunho sobre Jesus – v.7,8

A pregação João aponta para Jesus , Messias, anunciado no AT, o Senhor que, virá de após ter sido precedido pelo mensageiro de arrependimento (Ml 3.1)

O segundo era de Deus de passagem de Deus desde o primeiro passo , através do Filho, desde o primeiro passo o povo da nova aliança que traz o Filho, desde o primeiro passo ao povo.

 

Aplicações

1.       Nossa pregação do Evangelho deve ser em cumprimento da Grande Comissão por Jesus, sendo esta pregação a continuação do ministério de Jesus.

2.     Devemos pregar a essência do Evangelho, a pregação deve ser centrada na pessoa e obra de Cristo (1 Cor 15.1-4).

3.      Nossa vida deve ser condizente com nossa pregação e se necessário, devemos abrir a mão para não sermos negligentes em nosso chamado.

4.     Devemos pregar e testemunhar sobre Jesus, com atos em palavras. Não pregamos nossa igreja, denominação, usos e costumes. Pregamos a Cristo.

 

 

 

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