11 de dez. de 2021

SANTIDADE NOS PENSAMENTOS

CLIQUE AQUI E ASSITA A MENSAGEM
 

Mateus 15.16-20

SANTIDADE NOS PENSAMENTOS

MISSÃO: A Igreja Batista no Morumbi existe para ser um sinal visível do Reino: Amando a Deus1, Fazendo discípulos2 e Servindo à comunidade3.

Isaías 59:1-2: “O braço do Senhor não está tão encolhido que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir. Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá”.

Esse é o motivo pelo qual mesmo Deus estando a trabalhar tão tremendamente, algumas pessoas não estão experimentando Sua poderosa presença e poder. 

A Santidade demanda cuidando da mente e do coração, pois de acordo com as Escrituras, o pecado começa no coração e na mente (Mateus 15:19). Até que nossos pensamentos e atitudes estejam sob o controle de Deus, nós não experimentaremos a vida abundante em Cristo.


  1. TENHA CONVICÇÃO DE SUA SALVAÇÃO

Lembremo-nos: “só poderemos ser cheios por Deus à medida que estivermos dispostos a esvaziar-nos de nós mesmos.”

IMPORTANTE: “Nós precisamos ter certeza de nossa salvação”. O primeiro pecado a ser vencido é a dúvida sobre a salvação. Não poderemos agradar a Deus com tais dúvidas no coração. Não poderemos fazer nenhum progresso espiritual até que estejamos absolutamente seguros de nosso relacionamento com Cristo.

  1. No dia do julgamento, Mateus 7:23 declara que muitos que pensam que são salvos descobrirão que não conhecem a Deus; 

  2. De acordo com João 17:3, a salvação consiste em conhecer a Cristo num relacionamento pessoal transformador; 

  3. Pessoas que são genuinamente salvas têm uma forte certeza/segurança sobrenatural de sua salvação (Romanos 8:16).


Ausência de salvação abre caminho para pensamentos impuros, a mente se ocupa com questões diárias e terrenas: trabalho, esportes, lazer, família, etc., o que resulta em temor, raiva, vingança. 2 Coríntios 10.5 diz que “devemos levar cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo”.

Em resumo: Nossas inclinações e prioridades, nossas paixões, nossa alegria, nossa energia e tempo estão mais voltados para a terra ou para o céu, para nós mesmos ou para Jesus?

Mateus 5.28 e Jó 31.1 alertam contra os pensamentos libidinosos, o olhar com desejo no coração. É importante evitar as “portas de entrada”: programas de TV, filmes, séries, redes sociais que estimulam pensamentos e sentimentos impróprios. Os olhos são a porta da alma (Mateus 6.22,23).


  1. ENCHA SUA MENTE DA PALAVRA

Uma forma de vencer estes pensamentos impuros é enchendo a mente com a Palavra de Deus, pois as Escrituras são uma potente arma para remoção de pensamentos inadequados. Para isso, é preciso “procurar as coisas e manter o pensamento nas coisas do alto e não nas coisas terrenas” (Colossenses 3.1-3).

Salmo 1.2 e 119.15,16 alertam para buscar satisfação, ter prazer “na lei do Senhor, e nessa lei meditar dia e noite”. Isso nos leva a desenvolver o hábito de ler, estudar, meditar e encher nossos pensamentos com a Palavra, isso demanda disciplina, rotina, consistência.

Não podemos amar a Deus e negligenciar Sua Palavra, pois negligenciar a Palavra é negligenciar o próprio Deus.


  1. REMOVA PENSAGMENTOS EGOÍSTAS

Devemos ter cuidado com os motivos egoístas e inadequados. Eles são a causa de muitas orações não serem atendidas, pois são feitas em um ambiente de adoração não sincera e rituais religiosos vazios.

Tiago 4:3 “Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres”. Mateus 15:8-9a – “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram”.

Não devemos tratar Deus como um catálogo de produtos onde escolhemos o que desejamos. Muitas pessoas oram e adoram com motivos egoístas.

  1. Buscar mais pelo que pode fazer do que por amor a Ele;

  2. Os desejos são egoístas e não buscam glorificar a Deus;

  3. Não aceitar a vontade de Deus quando contraria nossa expectativa;

  4. Deixar a relação com Deus esfriar quando as coisas não saem do nosso jeito;

  5. Não separar o Dia do Senhor para o Senhor, e sim para si;

  6. Tomar a Ceia do Senhor sem um profundo exame e arrependimento.


  1. BUSQUE COM INTENSIDADE A SANTIDADE

Hebreus 12:14 Esforcem-se... para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor”. 1 João 3:3“Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro”.

A busca intensa de santidade deve ser a prioridade principal na vida pessoal de todo cristão. De fato, a busca de santidade é uma atitude mental espiritual. A palavra grega para "busca" significa perseguir intensamente ou com paixão. Se alguém está cheio do Espírito, haverá uma sede incontrolável de experimentar a santidade de Cristo em cada canto do seu ser.

A leitura diária da Bíblia e a oração são os principais meios pelos quais perseguimos tal pureza e crescimento. Se você não está buscando um aprofundamento contínuo em sua vida de oração e estudo bíblico, então, você não está buscando a santidade. 


Reflita e Aja:

  1. De que maneira posso experimentar uma maior santidade?

  2. Quero ser santo, porém estou fazendo pouco ou nada para isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário