11 de dez. de 2021

SANTIDADE NAS ATITUDE

CLIQUE AQUI E ASSIST A MENSAGEM

 Marcos 14.10-11

SANTIDADE NAS ATITUDES – OS PECADOS DE JUDAS

Judas foi um dos doze apóstolos, mas quase nada se sabe sobre ele, a não ser que traiu e entregou Jesus para as autoridades. O que para nós é importante, é o fato de os três evangelhos sinóticos apresentarem o mesmo proceder de Judas.

Aqui em Marcos é citado pela primeira vez na lista dos apóstolos (3.19): “Judas Iscariotes, que o traiu”. As demais referencias estão no cop. 14, no relato sobre a traição:

  1. Acertou com chefes dos sacerdotes que pagaram para entregar Jesus (v.10,11);

  2. Jesus se refere a ele indiretamente durante a Ceia (v.18-21);

  3. Chegou no Getsêmani com uma turba e com beijo, entregou Jesus (v.43-46).

Em contraste com os sinóticos, João enfatiza as características negativas de Judas em outras circunstâncias. É sobre esses pecados de Judas que quero falar.

À luz do Salmo 139.1-4, aprendemos que quando Deus examina nossas vidas, Ele não somente vê as ações exteriores, Ele vê especialmente a atitude por trás delas. De fato, muitas vezes a maneira como se diz alguma coisa tem tanto peso quanto o que é dito. Deus está muito interessado com a atitude de nossos corações. Na verdade, cada um de nós tem uma atitude (ou espírito) que caracteriza nossas ações. 

Ao ler Apocalipse 3.15-16, vemos que Deus deseja que seus filhos O amem com paixão, com um amor fervoroso. Na verdade, a atitude morna literalmente causa náuseas a Deus. Nós devemos entender que a raiz de todo pecado é a falta de um amor fervoroso por Cristo; é amar e adorar a si próprio e não a Deus.


1. PECADO DO ORGULHO – 1 Pedro 5.5; Salmo 51.17

  • No “lava pés” ele não admitiu que o coração não estava limpo (Jo 13.10-12)

O orgulho é um pecado tão refinado que muitas vezes passa despercebido. Talvez a pior forma de orgulho na vida de uma pessoa seja uma atitude de satisfação espiritual, que vê pouca necessidade de purificação e crescimento. O verdadeiro avivamento começa sempre com uma atitude de humildade e quebrantamento profundos com relação ao pecado (2 Crônicas 7:14).

Se você acha que já "chegou ao ponto" ou que precisa de pouca purificação, você é culpado da pior forma de orgulho espiritual. Deus odeia justiça própria e complacência, marasmo espiritual. Creia que Cristo pode lhe dar um coração com espírito de humildade e contrição verdadeiras. (Filipenses 2.3-4)


2. PECADO DO PRECONCEITOS/ACEPÇÃO – Tiago 2.1,4

  • Na unção aos pés de Jesus feita por Maria, ele agiu com desprezo (Jo 12.4-8)

Cada pessoa tem um grande valor para Deus, os crentes nunca devem dar lugar à hostilidade e ao preconceito em relação a pessoas de outras raças, aparências ou classes sociais. É um erro gravíssimo pré-julgar e desvalorizar as pessoas

Infelizmente, o preconceito aparece em formas sutis e é muito comum entre os cristãos. Alguns crentes arrogantemente pensam que eles podem julgar as motivações dos outros.

Algumas pessoas se associam mais de perto com aqueles que são semelhantes a si mesmos. Tais afinidades, culturais, naturais, não querem necessariamente indicar preconceito. No entanto, se você guarda qualquer hostilidade ou evita propositalmente outras pessoas, você, de fato, é culpado de preconceito e parcialidade.


3. O PECADO DA FALTA DE FÉ (ANSIEDADE) – Hebreus 11.6

  • Ele vai para Ceia com a intensão de trair Jesus, coração endurecido (Jo 13.2,18,27)

Falta de fé é um dos pecados mais mortais que um cristão pode cometer. Foi a falta de fé que fez com que os filhos de Israel morressem no deserto. A descrença interrompe o fluir do poder de Deus na vida do crente. Por causa da falta de fé, muitos crentes vivem fracos e derrotados, e muitas orações não são atendidas (Mateus 13:58).

A ansiedade não é só uma fraqueza, mas é forma de pecado contra Deus. Ele promete perfeita paz àqueles que escolhem confiar ao invés de temer (Isaías 26:3). Um espírito manso e quieto tem grande valor para Deus (1 Pedro 3:4).


4. O PECADO DA FALTA DE AMOR E PERDÃO – 1 Coríntios 13.4,7; Mateus 5.44

  • Após trair Jesus, não buscou o perdão, mas foi enforcar-se (Mt 27.3-5)

A marca de alguém que está com um relacionamento certo com Deus é uma atitude de perdão. No entanto, é muito comum que pessoas julguem os outros, que tenham um espírito antipático, indelicado.

Fariseus têm uma grande variedade de formatos e estão em todos os lugares, até dentro da família. Pela falta de amor e perdão constroem barreiras no relacionamento. Embora digam: "Eu te perdoo", não perdoam de verdade.

As decepções são as melhores oportunidades de deixarmos Jesus viver através de nós. Em tempos assim, você experimentará seu maior crescimento ou seu maior fracasso. 


5. O PECADO DO MATERIALISMO - 1 João 2:15,16

  • Na passagem da unção feita por Maria (Jo 12.4-8)

  • Na própria traição a Jesus por 30 moedas (ou a “entrada”) (Mt 26.14,15)

O materialismo e o mundanismo estão entre os pecados mais sutilmente penetrantes dos cristãos modernos. Alguns discípulos estão cegos para o materialismo que sutilmente satura nossas almas. 

Ao invés de se aderirem aos padrões divinos de moderação, grandes dívidas têm sido a norma na vida de muitos. Muitos cristãos cobiçam os símbolos mundanos de status e riqueza. Nós nos distanciamos do simples: Contentai-vos com o que tendes (Hebreus 13:5). Reduza suas dívidas e liberte-se da cobiça. Por favor, não ignore a condenação de Deus nesta área tão importante de sua vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário