21 de out. de 2021

Esperança para Ossos Secos


 Ezequiel 37.1-10

ESPERANÇA PARA OSSOS SECOS

O profeta Ezequiel teve uma visão em que estava num enorme vale de ossos muito secos. Ele é questionado pelo Senhor se aqueles ossos poderiam viver outra vez, ao que responde não saber, mas que Deus teria poder para fazer isso acontecer. Então Ezequiel é desafiado a profetizar que os ossos viveriam novamente.

Ezequiel disse aos ossos exatamente as palavras que Deus lhe ordenara. Começou um barulho de ossos, esqueletos se formaram, foram cobertos de tendões, de carne, e com pele. Desafiado novamente, Ezequiel invoca que o espírito viesse sobre eles, e assim aconteceu, eles receberam vida e se puseram em pé.

A profecia de Ezequiel foi direcionada para a nação de Israel, que ao se afastar do Senhor foram levados cativos e perderam esperança, passaram a se sentir como ossos secos. Mas Deus estava renovando a confiança deles, assegurando que seriam restituídos à sua terra, voltariam a ter comunhão com o Senhor.

 4 PASSOS DO AGIR DE DEUS:

1. DEUS DÁ FORMA AO QUE FOI DESTRUÍDO – v.7; Gênesis 1.2

O primeiro passo para a renovação é quando Deus começa formar os esqueletos. Os ossos que antes estavam espalhados, longe um dos outros, agora começam a se unir, e aquilo que era uma desolação, agora começa a tomar forma, os ossos tomam cada um o seu lugar.

Se sua vida, se sua família ou profissão, ou até mesmo se sua igreja esteja em desordem você deve profetizar, ou seja, declarar palavras de bênçãos sobre essas áreas, porque Deus quer dar uma forma, Deus quer unir e restaurar aquilo que foi destruído pelo inimigo de nossas almas.

 2. DEUS APERFEIÇOA SUA OBRA – v.8; Gênesis 1.11-19

Agora já não são apenas ossos ou esqueletos, são corpos bem definidos, é possível perceber a diferença e talvez até reconhecer alguns deles.

Talvez sua vida ainda não tenha chegado ao patamar que você deseja, mas não se esqueça que Deus continua trabalhando. Não desanime por não ver as coisas como você deseja, saiba que em Deus há esperança.

 

3. DEUS COLOCA VIDA ONDE HAVIA MORTE – v.9,10ª; Gênesis 1.20-25

Agora não são mais ossos, não são apenas corpos lançados ao chão, agora um coração pulsa no peito, agora o sangue corre pelas veias, agora os pulmões inspiram e expiram o ar, agora há mover, existe ação, porque ali está a vida que Deus devolvera.

Meu irmão, Deus não para de trabalhar em nós e nos nossos. Se você olhar para trás você vai ver o quanto Deus já tem feito, o quanto Deus já tem transformado você, sua família, sua igreja. Podemos ver o quando de vida Deus tem colocado, mas isso ainda não é tudo, Deus tem mais para fazer.

 4. DEUS LEVANTA E POEM EM AÇÃO – v.10b; Gênesis 1.26-31

A profecia não termina enquanto os ossos não atingiram o padrão de Deus, ou chegaram a ser aquilo para o qual foram criados. Faltava para aqueles ossos se colocarem em pé e se transformarem em um exército, ou seja, pessoas unidas lutando por uma mesma causa, o que ossos secos e sem vida não podiam fazer.

É assim que Deus age, a sua criação precisa chegar à perfeição. Deus não para de trabalhar enquanto não atingirmos sua semelhança. Meus irmãos, talvez o que só esteja faltando para você é se colocar em pé e agir. Lutar contra essa situação que você está passando

 APLICAÇÃO – Aprendi

Assim como Ezequiel, as vezes nos deparamos com situações ou pessoas que se encontram iguais ao vale de ossos secos. Estão sem esperança, sem ânimo, sem fé, sem solução para os conflitos, completamente entregues e abatidos por não verem uma “luz no fim do túnel”.

Como Ezequiel, devemos também “profetizar” sobre estas pessoas que a sua realidade pode mudar, que Deus pode restaurar e transformar a vergonha em hora, a tristeza em alegria, a dor em regozijo.

Deus pode transformar qualquer realidade. Mas será que nós cremos realmente nisso? Se cremos, temos orado a Deus com fé para ele intervir e mudar?

Jesus desafiou seus discípulos a pedir com fé (Mt 21.22), mas qual o tamanho que a fé precisa ter para receber? Segundo Jesus, do tamanho de um grão de mostarda (Mt 17.20).

Deus pode fazer da morte surgir a vida, precisamos ter fé e exercitar está fé.

 

SUBMISSÃO – Compromisso

“Senhor, vou orar com fé para que situações humanamente impossíveis de mudar sejam transformadas pelo teu poder. Vou confiar que tu podes realizar o impossível, que podes fazer milagres, trazer vida e esperança ao coração ferido. Amém!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário