13 de out. de 2021

Esperança aos Menos Evangelizados

CLIQUE AQUI E ASSISTA A MENSAGEM


Mateus 4.12-17

ESPERANÇA PARA OS MENOS EVANGELIZADOS


MISSÃO: A Igreja Batista no Morumbi existe para ser um sinal visível do Reino: Amando a Deus1, Fazendo discípulos2 e Servindo à comunidade3.

“O evangelho só é boa-nova, boas notícias, se chegar a tempo”. Carl F. Henry

Geograficamente, tendo Jerusalém como ponto de referência, a cidade de Cafarnaum foi o lugar mais distante (145km) em que Jesus esteve e onde Ele pregou, inclusive viveu por algum temo (Mt 4.12-17; 8.5; 11.23; 17.24). Porém era o lugar mais próximo de Nazaré, onde Jesus cresceu, depois de voltar do Egito com seus pais, daí vem o adjetivo pejorativo “nazeno”.

Sob a direção do Espírito, Jesus deixa Seu lar, e seus amigos, iniciando em Cafarnaum seu ministério, em cumprimento da profecia de Isaías (Is 9.1,2). Jesus veio para trazer Luz aos que viviam nas trevas e na escuridão espiritual, isso lhes exigia arrependimento. A missão da igreja hoje é levar luz a quem está e trevas.

A duração de sua missão na Terra é calculada para três anos de acordo com as informações registradas nos quatro evangelho. Jesus passa a maior parte do Seu ministério, na humilde Galileia e não na pomposa capital Jerusalém. Mas ele não foi elitista na pregação, pregou a todos, grandes e pequenos.

Foi na região de Cafarnaum que Jesus chamou seus primeiros quatro seguidores (André, Tiago, Pedro e João), que foram desafiados a seguir a Cristo dedicando-se ao discipulado. A conversão deles está descrita em João 1.35-51 e sua missão descreve-se em Mateus 10.1-15 e Atos 1.8.

Em Cafarnaum Jesus fez milagres notáveis como a cura do servo do centurião (Mt 8.5-13) e Pedro pescou um peixe com uma moeda na boca para pagar um imposto (Mt 17.24-27).

Curiosamente, juntamente com Corazim e Betsaida, foi um dos lugares de maior rejeição do Evangelho (Mt 11.20-24), a ponto de receberem um juízo maior do que Sodoma. Isso nos leva a pensar no que vem a significar “menos evangelizados”.

 

O conceito de “menos evangelizados” pode te duas conotações:

1. Povos muito distantes e de difícil acesso, por isso a mensagem não chega até eles, a exemplo da Janela 10/40; indígenas, quilombolas, ribeirinhos, sertanejos...

2. Povos que ouviram a mensagem e a rejeitaram, como no caso de Cafarnaum.

Os missiólogos usam o termo PNA – Povos Não Alcançados (vejamos o vídeo).

 

Quando olhamos para nossa realidade, devemos nos perguntar qual a causa de termos ainda os “menos evangelizados”? É porque não fomos pregar a eles, ou porque eles não aceitaram nossa mensagem de salvação? Ezequiel 3.18-19 traz um texto pra reflexão:

1.      Se não fomos pregar, Deus vai colocar em nossa conta cada alma no inferno;

2.      Se as pessoas não receberam a Palavra, estaremos livre desta condenação.

 

Qual destas duas realidades melhor justifica o pouco crescimento da Igreja local? Precisamos identificar para poder corrigir e assim obter mais eficiência na evangelização. O sentido de “missões” é claro, está na raiz da própria palavra latina missione têm em comum a noção de enviar e ser enviado.

A missão de Deus inclui toda a criação. O campo missionário está em toda parte, inclusive em nossa própria rua – em qualquer lugar do mundo onde se vê ignorância ou rejeição do evangelho de Jesus Cristo.

“As missões não são a meta final da Igreja, mas sim a adoração a Deus. As missões existem porque a adoração de todas as nações ainda não existe”. John Piper

 

Fica cômodo, quando dizemos: “Venham e ouçam”. Venham para a igreja e ouçam a mensagem. Sendo que a missão que recebemos é ao contrário: “Vão e façam”, em outras palavras, “vão e falem”.

“Não é tanto a questão de Deus ter uma missão para sua igreja no mundo, mas sim o de ter uma igreja para sua missão no mundo. A missão não foi feita para a igreja, mas a igreja foi feita para a missão. A missão é de Deus”. Chris Wright

 

Quando o jovem missionário Trevor Ardill estava explicando o evangelho para pessoas de uma vila rural na Nigéria, o chefe foi até a frente da multidão e agarrou Ardill pela camisa: Você diz que Deus tem um filho? – Perguntou o homem, que continuou: E este filho se tornou homem e morreu na cruz para me salvar do pecado? O missionário respondeu: Sim. Exatamente isso!

O chefe tribal fechou os punhos e exigiu: Quando? – Ao Trevor respondeu: Há mais ou menos dois mil anos atrás. O chefe exclamou, furioso: Dois mil anos? E você só veio me contar agora? E como fica meu pai? E meu avô? E toda a minha gente? Ninguém veio nos contar? Trevor Ardill ficou mudo e triste.

“O mundo está muita mais preparado para receber o Evangelho do que os cristãos para o propagar”. George Peters

 

Em nome de quem fizeste isso? (Atos 4. 7). A experiência da cura de um aleijado apresenta a mensagem do Evangelho: Jesus é a Única esperança:

- Para o sofrimento humano (Atos 3.16);

- Para perdão dos pecados (Atos 3.19);

- Para a salvação eterna (Atos 3.20)

 

 

 

 

 

                                       

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário