23 de mai. de 2020

O Fracasso de Davi


2 Samuel 13.21-22
O Fracasso de Davi como Pai
Davi foi um grande servo, um “homem segundo o coração de Deus”, mas todos os seus feitos positivos e louváveis não escondem suas falhas, aliás, a Bíblia não joga pra debaixo do tapete as falhas de ninguém, muito pelo contrário, ela as expõe, para que aprendamos e não cometamos os mesmos erros. Davi pecou, ele adulterou com Bate-Seba, fez com que Urias, o marido da mulher morresse numa batalha.
Mas Deus sabia de tudo e não se agradou do que Davi havia feito, e como disse Jesus: “Nada há de oculto que não venha a ser revelado, e nada em segredo que não seja trazido à luz do dia.” (Mc 4.22). Deus perdoa os pecados quando estes forem confessados, mas nem sempre, Ele cancela as consequências. Davi está colhendo os frutos amargos dentro de casa, são as consequências do adultério com Bate-Seba tal qual Natan havia dito (2 Sam 12.11,12). O conflito (violência sexual, ódio e morte) foi entre seus filhos.
Davi não foi um bom pai, basta lermos os relatos bíblicos. Ele não soube lidar com os conflitos entre seus filhos. Não soube disciplinar para correção quando eles erraram. Não teve sensibilidade para ajudar nos dilemas pessoais de seus filhos. Não soube impor sua autoridade quando foi necessário. E as consequências disso vieram.

Deus não seria um bom pai se deixasse de disciplinar seus filhos quando estes o desobedecem. Por mais que Ele nos ame, se erram vão colher os frutos amargos deste erro. Nós como pais devemos nos inspirar em Deus como modelo de pai para que não fracassemos naquilo que é mais importante, nosso lar, nossos filhos, nossa família.
É lamentável vermos Davi sendo um grande guerreiro, um vencedor nas batalhas (venceu Golias – o gigante), aquele que uniu e pacificou Israel, o que derrotou o filisteus (maiores adversários de Israel); aquele que proveu material para construção do Templo, em suma: uma grande vencedor fora de casa, mas, porém, um pai que fracassou completamente.
Polígamo inveterado, colecionou esposas como se fossem mudas de roupas (Mical, Abigail, Ainoã, Eglá, Maacá e Bete-Seba) sem se importar com as consequências de seus impulsos (hábito este seguido por seu filho Salomão).
Destes relacionamentos vieram mais de vinte filhos, o que limitou a intimidade do pai com cada um deles. Foram educados magistralmente como príncipes e princesas, mas renegados como filhos e filhas, crescendo sem a imposição de limites ou parâmetros de moralidade.

1. DAVI TEVE SUCESSO NO SEGUNDÁRIO.
1. Davi não falhou como um guerreiro – Golias (1 Sam 17:32, 45). Mesmo antes de entrar para o exército de Saul e até mesmo de se tornar rei, ele venceu dezenas de milhares (2 Sam 18.7). Sua primeira vitória como guerreiro foi derrotar o gigante Golias. Depois com um grupo de quatrocentos homens, ele se tornou imbatível.
2. Davi não falhou como patriota ou filho adotivo – Saul na caverna (1 Sam 24:9-11). Quando Saul o perseguia para matá-lo, mesmo tendo oportunidade, ele não levantou a mão contra o rei de Israel. Quando Saul morreu e o amalequita disse que o havia matado, Davi se indignou contra ele e mandou matá-lo. Nota-se que Davi, mesmo já tendo sido ungido rei em lugar de Saul, não se insurgiu contra aquele que ainda estava vivo no cargo.
3. Davi não falhou como um rei (2 Sam 8:15; 19.9-11). Como rei venceu os grande inimigos, estendeu o território do reino, foi um hábil diplomata garantindo a paz com os reinos vizinhos e organizou um grande exército. Estabeleceu Jerusalém como centro religioso da nação e proveu todo material para a construção do Templo.

2. DAVI FRACASSOU NO PRINCIPAL
Nós devemos “decidir o que é realmente importante na vida e o que não é. Então, devemos nos disciplinar para se concentrar no que é de fato importante” (Dave Kraft – Líderes que permanecem). Davi falhou no principal, no mais importante, falhou como um pai.
2.1. Ele não exerceu sua responsabilidade paterna:
a. Ele era um rei muito ocupado para ver o problema de Amom. (O amor é soletrado: Tempo) – 2 Sam 13:1-5
b. Ele não conseguiu punir Amnom – 2 Sam 13:21;
c. Ele não conseguiu ver o ódio de Absalão e fazer a paz entre seus filhos. – Mais uma vez ele estava ocupado para ir a qualquer lugar com seus filhos. – 1 Sam 13:24-25
d. Davi não conseguiu perdoar seu filho completamente. – Não é assim que Deus havia ensinado Davi – 2 Sam 14.24-28

2.2. Ele não conseguiu passar sua própria fé para seu filho:
a. Este é o mais triste de todos! Não é assim Davi tinha aprendido com seu pai Jessé.

2.3. Ele enganou seu filho por suas ações:
a. Absalão tinha cerca de 16 anos, quando Davi teve o seu caso com Bate-Seba!
b. Na verdade Absalão realizou o julgamento de Deus 47 anos mais tarde. (Absalão 63 – Davi 83) – 2 Sam 12.11; 2 Sam 16.22

3. O RESULTADO DO FRACASSO.
1. Ele teve de deixar o seu trono para poupar a cidade – 2 Sam 15.6, 14
a. Quantos servos de Deus foram deixados de lado por causa do pecado sexual?
2. Ele suportou vergonha e repreensão de seus inimigos – 2 Sam 16.5-11
3. Acima de tudo Davi perdeu seu filho.
a. As falhas dos nossos filhos são nossos fracassos. Os sucessos dos nossos filhos são nossos sucessos.
4. A desesperança do eco do choro de Davi é o fato de que não haveria segunda chance.
a. Conselheiros dizem que alguns pais também perderam suas filhas por estarem ausentes. As filhas, então:
i. Tem uma necessidade de afeto
ii. Elas se sentem rejeitadas – também se interessaram por homens mais velhos
iii. Elas têm um problema com a aparência
iv. Elas têm dificuldade de se relacionar com Deus, o Pai.

b. Observe que Deus não:
i. Retira o seu amor
ii. Nunca disciplinas com ira – 1 Cor 13.5
iii. Nunca força a nossa vontade

c. Observe o que Deus faz:
i. Estabelece limites
ii. Adverte-nos - Gál 6.7
iii. Procura-nos para o nosso benefício
iv. Está disposto a nos perdoar quando voltamos

CONCLUSÃO:
Davi chora pela morte do filho Absalão, aquele que teve a irmã violentada, que dois anos depois matou o irmão que a violentou, que deu um golpe no pai e assumiu o trono, que se deitou as concubinas dele a vista de todos. Esse foi o filho que Davi não soube educar nem repreender quando necessário.
Na vida, um homem pode fracassar em muitas áreas, mas há uma em que o fracasso se torna mais duro. Davi sabia disso, ele chorava por isso. Ele chorava pelo seu fracasso como pai. Chorava, pois, em parte sabia que tudo aquilo era também sua responsabilidade. Perder o filho foi seu grande fracasso.
Davi fracassou na sua responsabilidade paterna, estava muito ocupado com os assuntos do seu reino para dar atenção para as situações de seus filhos. Davi falhou em ser um bom referencial para seus filhos, já que estes refletiram aquilo de mau que ele havia feito. Davi – o homem de Deus – falhou em não fazer de seus filhos homens de Deus. Nós vamos fracassar, mas que não seja no mais importante!
Há algo na vida que vale a pena perder os seus filhos de Jesus e Sua obra? Davi perdeu Absalão entre a idade de 16 e 23 anos. Você vai prometer a Deus hoje cuidar dos seus filhos, não importa o quê aconteça? Você primeiro deve se entregar ao Senhor Jesus Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário