4 de dez. de 2018

Vivendo com Força e Coragem



João 14.1,15-18, 27
VIVENDO COM FORÇA E CORAGEM

INTRODUÇÃO
Sempre se ouve dizer que a vida consiste de uma série de altos e baixos, tempos de alegria e promessa misturados com momentos de desafio e dúvida. A vida não é apenas uma escala constante ao topo; ao contrário ela é uma jornada que consiste de montes e vales. Todos, crentes e não-crentes também, passam por altos e baixos na vida.
Mas como Cristãos, temos uma incrível promessa de Deus que nunca teremos que enfrentar esses vales da vida sozinhos. Aqui está Sua palavra encorajadora para nós: “Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa deles, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará”. (Deut 31:6)
A verdade é que necessitamos da presença de Deus em ambos momentos de tribulações e de   sucesso. Ao saber que Deus está conosco, podemos enfrentar cada desafio na vida como um passo firme em direção ao sucesso, em vez de declinarmos rumo ao desespero.

Não há montanha tão alta nem vale tão baixo onde Deus não possa nos encontrar. Não importa nossas circunstâncias, Deus é fiel, e Ele está sempre conosco!

1. DEUS VEIO ATÉ NÓS NA PESSOA DE JESUS! – v.20
A promessa da vida eterna é mais uma consequência da vinda de Deus até nós do que a humanidade tentando buscar e encontrar a Deus em um lugar distante.
Desde o princípio dos tempos Deus tem amado a cada um de nós com um amor eterno e incondicional. Sua real intenção foi ter um relacionamento forte e vibrante com cada um de nós. Contudo, quando Adão e Eva desobedeceram a Deus no Éden, seus pecados criaram uma barreira entre nós e Deus. Tornamo-nos eternamente separados Dele.
Em vez de nos manter separados Dele, Deus colocou em ação um plano perfeito para restauração – um plano impulsionado por Seu infinito e misericordioso amor por nós. A meta de Seu plano é restaurar plenamente mesmo os aspectos mais íntimos de Seu relacionamento com a humanidade como era do pecado de Adão e Eva.
Há mais de 2.000 anos atrás, Deus enviou Seu Filho à terra para remover a barreira   causada pelo pecado, e tornar a salvação disponível a todos. “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.” (João 3:16,17)
Através de Sua morte e ressurreição, Jesus pagou por nós a culpa do pecado, e removeu-a barreira entre nós e Deus. Este perdão está disponível a todos que simplesmente O recebem como seu Salvador.
Mas, isso foi apenas no princípio. Antes de Jesus completasse Seu tempo na terra para juntar-se ao Seu Pai no Céu, Ele relatou aos Seus discípulos um outro elemento importante do plano mais amplo de Deus para restaurar plenamente a humanidade para Si mesmo: “Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.” (João 14:2,3)
Deus não somente enviou Jesus para derrubar as barreiras do pecado, mas um dia no futuro Jesus voltará para levar todos os crentes para “casa” para estar com Ele para sempre.

2. DEUS ESTÁ EM NÓS NA PESSOA DO ESPÍRITO SANTO – v.16
Um embaixador é um representante oficial de um governo enviado a outro para viver no meio de seu povo, cumprir sua missão de paz e boa vontade. Ele cumpre suas tarefas com autoridade, generosidade e recursos do governo que ele representa. Com a máxima confiança que lhe é concedida, ele cumpre seu propósito com dignidade e completude.
De várias maneiras, a missão do Espírito Santo assemelha-se a de um embaixador do Céu.   O Espírito Santo incorpora toda a autoridade, poder e recursos de Deus, expressa e revela o amor de Deus a cada pessoa na terra através de Sua presença e Sua obra.
Quando chegou o tempo de Jesus com Seus discípulos, Ele disse a eles que não se separassem após Sua ida. Ele disse a eles que Alguém seria enviado no lugar Dele para estar com eles, guiá-los, ensiná-los, confortá-los e liderá-los – O Espírito Santo. Jesus disse: “Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.” (João 16:7)
Depois que a obra de Jesus na terra foi realizada, Ele enviou o Espírito Santo para estar conosco em Seu lugar até que Ele volte novamente. O Espírito Santo fornece orientação, liderança, conforto e conselho sobre nossas vidas. Jesus descreveu o Espírito Santo aos Seus discípulos deste modo: “Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.” (João 14:26)
Deus está presente conosco hoje na forma do Espírito Santo, e Ele opera ativamente em nosso mundo e em nossas vidas.

3. A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO É PESSOAL – v.17,18
Desde o princípio da criação, o Espírito Santo tem estado presente, habitando entre nós por todas as gerações. “Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” (Gênesis 1:2)
Porém o Espírito Santo começou seu ministério pessoal e uma intimidade com cada crente só após Jesus ter completado Sua obra na cruz. Jesus disse aos Seus discípulos antes de morrer que o Espírito Santo estava presente no meio deles, mas não habitando ainda neles. “O Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.” (João 14:17,18)
A promessa de Jesus de confortar os Seus discípulos bem antes de Sua morte foi para que Ele pudesse ainda estar com eles espiritualmente, por meio da presença do Santo Espírito vivendo em suas vidas. A obra que Jesus começou, continua em nossas vidas por meio do Espírito Santo. Deus usa o Espírito Santo em nós para fazer quatro coisas:

3.1. “Ele faz da Salvação uma Realidade Pessoal”
Embora tenha sido Jesus quem pagou pela nossa salvação, é a presença de Deus através do Espírito Santo que faz da salvação uma realidade pessoal para qualquer um que a receber. Jesus deixou claro que nós não recebemos apenas a salvação quando nascemos. Há também um renascimento que deve tomar lugar, um no qual o Espírito Santo possa ser o autor. “Respondeu Jesus: ‘Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito’” (João 3:5,6)
O momento em que as pessoas recebem Cristo em suas vidas, invoca uma renovação espiritual no interior dessas pessoas, resultando em uma remoção total das culpas do pecado de suas vidas.
Além disso, o Espírito Santo opera nas vidas de pessoas não crentes para revelar o incrível amor de Deus por eles. Jesus disse: “Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.” (João 15:26)
Hoje, o Espírito Santo continua este maravilhoso ministério de fazer o amor de Deus conhecido ao proclamar Jesus, o amor de Deus personificado, e tudo o que Ele representa a ambos, crentes e não-crentes em nosso mundo.

3.2. “Ele Lhe dá Força para Viver Vitoriosamente”
Sem as ferramentas certas para o trabalho, mesmo as tarefas mais simples podem se tornar desgastante. Por exemplo, é fácil remover um parafuso com a força de uma chave de fenda, mas será difícil e cansativo sem uma.
Uma das maiores prioridades de Deus é fornecer-nos as ferramentas certas na vida. Quer seja a sabedoria para enfrentar uma grande decisão, força de vontade para quebrar um mal hábito ou mesmo uma fé extra e esperança para enfrentar uma situação impossível com confiança, Deus é fiel para nos equipar com o que necessitamos para viver uma vida plena e abençoada. “Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” (Isaías 40:30,31)
Colocar nossa esperança Nele nos dá acesso a uma cesta de ferramentas sem limites para nos equipar para o que teremos que enfrentar. Quando somos fortalecidos do alto, vivemos na vitória!

3.3. “Ele Constrói um Caráter para Nos Ajudar a Crescer”
Bom caráter não é algo que simplesmente recebemos com a salvação, mas é aprendido e desenvolvido com o passar do tempo. Ajudar-nos a construir um caráter como o de Cristo é uma das metas primárias de Deus. O Espírito Santo nos ajuda e tornarmos mais semelhante a Jesus ao edificar e desenvolver Seu caráter em nós. A Bíblia chama isto de Fruto do Espírito. “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22,23)
No meio de desafios, às vezes tentamos superar adversidades com nossas próprias forças. Ao fazer isso, podemos até ser tentados a comprometer nosso caráter Cristão para superar nossas dificuldades, ou “pegar um atalho.” Mas, quando clamamos a força do Espírito Santo, Ele nos ajuda a mantermos firmes com integridade, confiança e honestidade, não importa as circunstâncias.
Durante os períodos de sucesso, os mesmos princípios bíblicos devem permanecer intactos. Alimentar-se de orgulho arrogância são opostos ao caráter Cristão que Deus quer que desenvolvamos em nossas vidas. De fato, mansidão é uma exigência para que cada Cristão continue a receber recompensas de Deus. “Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.” (Mateus 5:5)
À medida que enfrentamos ambos, nossos desafios e sucessos com o caráter de Cristo, começamos a crescer em nossa caminhada com Deus. Começamos até mesmo a reconhecer que agindo no Fruto do Espírito age para nosso bem final e para Sua honra. Quanto mais crescemos em nossa caminhada com Deus, mais Deus pode confiar bênçãos maiores à nossa vida!

3.4. “Ele Age em Todas as Coisas para o Seu Bem”
Deus está em controle sobre tudo e cada área de nossas vidas. Ele é plenamente capaz de organizar qualquer circunstância para agir em nosso benefício como crentes. “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Romanos 8:28)
Ele é mais do que capaz de lidar até mesmo com os desafios mais complicados da vida, e nos guiará ao longo do cumprimento de Seu plano para nossas vidas. Ele simplesmente quer que confiemos que Ele fará isso. “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:5,6)
Colocar nossa confiança em Deus não tira o lugar da responsabilidade pessoal e boas ações. Ao contrário, responsabilidade pessoal e confiança Nele vão de mãos dadas. Quando fazemos nossa parte, Deus é sempre fiel para fazer a parte Dele e conduzir-nos eficazmente.
Em muitos casos, a orientação de Deus vem em forma de abrir e fechar “portas” em nossas realidades. Outras vezes, nossas situações exigem nada menos do que a intervenção divina de Deus para curar, operar milagre ou realizar algo que de outra forma seria impossível de fazer. “Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis.” (Mateus 19:26)
Quer seja enfrentando uma doença incurável, uma crise financeira, ou mesmo uma perda inesperada de alguém que amamos, Deus está presente e é capaz de operar de maneira sobrenatural durante esses tempos.
Deus é um especialista em transformar tragédia em triunfo e dificuldades em alegria através Espírito Santo. Nunca duvide que Deus é ainda nos “negócios de operar milagres” hoje. Deus é capaz de intervir em qualquer situação impossível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário