5 de nov. de 2018

Vencendo as Tempestades da Vida



Marcos 4.35-41
Vencendo as tempestades da vida

INTRODUÇÃO
O texto apresenta os discípulos atravessando o lago, mas inesperadamente uma tempestade vem sobre eles, as ondas assolavam o barco e o enchiam de água. Jesus foi despertado pelos discípulos – pois dormia tranquilamente – então repreendeu o vento e houve calmaria. Para eles seria mais uma travessia tranquila como as demais, porém não foi assim. Essa experiência dos discípulos tem muita similaridade com nossas vidas.
Romanos 8:22 diz: "Toda a criação a um só tempo geme e suporta angústias até agora". Estamos sujeitos a estas angústias e dores, nossas vidas não são blindadas de forma que nada venha a nos atingir. As tempestades também nos atingem e nos amedrontam.
Angústia e dor são duas sensações que andam juntas, a primeira ataca a alma, a segunda o corpo. Andar angustiado, com dor, ou os dois juntos não é bom.
Passamos 17 dias no hospital com nossa filha de 5 anos, ela foi internada para tratar um hematoma na cabeça e também uma infecção. Sem dúvidas foram dias de tempestades, pois muitas coisas se moveram do lugar na nossa vida e nossa rotina como família.
As tempestades da vida se levantam, para quem sofre suas consequências tais como a angústia e a dor, o remédio é a esperança (v.24) de ter sua condição transformada pela ação do Senhor. E assim acontece. Embora a tempestade possa causar danos, ela também nos ajudar a recomeçar naquelas áreas mais afetadas. As tempestades não de todo más, se olharmos por outro ângulo, veremos que elas proporcionam algo bom para nós.
O texto de Romanos declara que Deus tem um plano de livramento para sua criação, nós estamos incluídos neste plano, assim como Jesus estava com os discípulos no barco e os livrou da tempestade, podemos contar com a presença de Deus. Esperemos com paciência o nosso socorro e livramento.
Há momentos em nossa vida que não há saída humana para nosso problema. Mas se fazemos parte de um grupo de fé, e se deixamos tudo nas mãos de Deus e apenas descansamos nEle, nossa sorte vai mudar, as tempestades se dissiparão e virá o tempo da bonança.
Esta tempestade descrita pelos evangelhos sinóticos não foi a única que os discípulos enfrentaram. João descreve (cap. 6.16-21) outra tempestade que pegou os discípulos de surpresa. João descreve que já era de noite, havia escuridão, o mar estava agitado por um forte vento, e mesmo que se esforçassem remando não saíram do perigo.
A diferença desta segunda tempestade é que Jesus não estava no barco com eles como na outra, isso com certeza deixou a situação mais angustiante ainda, pois eles não poderiam fazer nada para mudar a situação. Ao ver Jesus se aproximar andando sobre o mar eles tiveram medo pensando que fosse um fantasma, mas Jesus os acalma, entra no barco e logo chegam no outro lado.
Notemos que João não diz que Jesus acalmou a tempestade, mas destaca que o barco “logo chegou ao destino”. Nem sempre Jesus vai fazer cessar a tempestade, mas sempre ele vai nos fazer chegar em segurança.

1. QUANDO PARECE SER TARDE DEMAIS. - v.35
Depois de um dia exaustivo de pregação e cuidado do povo, Jesus instrui a seus discípulos que entrassem no barco e seguissem para a outra margem do mar da Galileia. Entretanto, estando já no meio da jornada, uma forte tempestade se levanta e os discípulos se enchem de medo, temendo por suas vidas.
As tempestades fazem parte da vida cristã, mas viver com Jesus não é uma vida de tempestades. Interessante aqui observar a expressão “já era tarde”. Nós temos um calendário - Deus tem outro; nós temos uma vontade - Deus tem outra; nós fazemos planos - Deus faz Seus planos.
E nem sempre essas coisas coincidem.
Talvez a hora de atravessar o mar não era o que os discípulos esperavam. Para eles, estava já de bom tamanho, já tinham feito tudo o que podiam auxiliando Jesus; o horário estava avançado...  “já é tarde Jesus!”
E para você: existe algo na sua vida que você pensa: "é tarde demais?".
Saiba que, com Jesus no barco de nossa vida, podemos descansar em Suas promessas e crer, a despeito das circunstâncias, que Ele cuida de nós.

2. AQUELES DIAS EM QUE ACHAMOS QUE NADA PODE PIORAR – E PIORA! -  v.36,37
Já era tarde. Eles estavam exaustos de um dia inteiro dedicado ao evangelismo, e apenas podiam se perguntar silenciosamente quando Jesus daria por encerrado o expediente. Jesus faz menção a eles de algum movimento diferente: “rapazes, já é tarde. Vamos para a outra margem!”. Bom, era ótimo saber que a tarefa estava encerrada... mas não era isso que Jesus tinha em mente. Havia mais uma lição especial a ser ensinada.
Antes, precisavam sair da margem e ir para o outro lado.
Por vezes isso acontece conosco – mais um último esforço, um último movimento, uma última palavra. Eles estavam cansados, e no meio do mar podiam apenas contar com as estrelas como indicadores de navegação. “Pelo menos, vamos dormir na travessia”, podiam ter pensado.
Foi aí que as coisas começaram a piorar. Não bastasse o cansaço, o horário avançado... uma tempestade se forma! As ondas começam a entrar no barco, e mais uma vez aqueles homens são chamados ao seu limite, agora lutando por suas vidas. O céu até então estrelado dá lugar às nuvens e toda possibilidade de direção se esvai.
“Para onde iremos agora?”, podem ter pensado. E você, está como eles atravessando alguma tempestade, e perdeu o senso de direção?
Você consegue ver para onde sua vida está indo? Você é uma pessoa que vê seu caminho ou vê apenas incertezas?
Você sabe onde seus passos vão dar ou vai apenas caminhando para ver o que vai acontecer?
O barco da sua vida está enchendo com as ondas da mágoa, do ressentimento, do ódio, da indiferença, do desânimo, da depressão, da falta de fé?
Saiba que, mesmo quando somos levados ao limite de nossas forças, o Senhor nos faz lembrar de algo poderoso: quando somos fracos, então somos fortes!
Confie na força do Senhor – Ele cuida de você!

3. JESUS – O SENHOR DAS TEMPESTADES! – v.40,41
Eram momentos de terror. O pânico se instalara entre eles. Não bastasse um dia cansativo, o horário avançado, as ondas prevalecendo contra a embarcação... Jesus estava dormindo! Aqueles homens tinham perdido o senso de direção, pois as estrelas estavam agora escondidas por causa da tempestade. Seu medo só aumentou ao ver Jesus dormir – e quantos de nós ficamos assustados ao ver que, diante do que estamos passando, Jesus nada parece fazer? Ao despertar, Jesus mostra a eles (e a nós) que o medo é o grande opositor da fé.
“Onde está a vossa fé? Por que o medo está em seus corações?” – questiona Jesus.
O medo nos paralisa, afasta de nós as bênçãos de Deus e nos impede de usufruir da vida do Senhor. Por isso Jesus chama a atenção quanto ao medo que eles tinham – o medo afastara a fé deles. Além disso, ao repreender a tempestade, Jesus ensina mais duas lições:
1. Ele sempre vem ao nosso socorro, ainda que julguemos que o problema não tem solução; 2. Que toda a ameaça contra nós está literalmente debaixo de Sua Palavra.
Por isso a Bíblia diz que a fé vem pelo ouvir a Palavra – quanto mais ouvimos, mais nos enchemos de fé, e mais o medo se afasta de nós.
Seu coração hoje está cheio de medo? Você tem se perguntado onde Jesus está? Saiba que apenas uma Palavra Sua pode mudar tudo, trazendo bonança e paz a sua vida. Creia, se encha do Espírito Santo e veja o Senhor das tempestades velando por você!

CONCLUSÃO:
As tempestades aparecem quando menos esperamos e trazem consigo o medo e a angústia.  Nem sempre Jesus vai fazer cessar a tempestade, o que ele garante é a chagada em segurança. Não viva mais sem Jesus estar no barco da sua vida. Você não sabe quando virá a próxima tempestade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário