4 de set. de 2018

Somos a Luz de Jesus neste Mundo



Mateus 5.14-16
Nos relacionamos com jesus para iluminar

INTRODUÇÃO

Domingo passado falamos sobre um Deus relacional, um Deus trino que prefere se revelar e manifestar aos homens pela via do relacionamento não através de doutrinas, usos ou costumes que as igrejas impõem sobre seus fieis. No modelo usado por Deus, sempre o relacionamento virá antes das regaras.
Isto é importante porque somente o relacionamento com Deus pode realizar aquilo que nenhuma regra humana é capaz. A salvação, santificação, transformação, uma nova vida, etc., só se tornam realidade quando a pessoa se dispõe a se relacionar com Deus. Jesus declara que é o Deus Espírito Santo que “convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (Jo 16.7-11), não há doutrina humana que possa fazer isso.

No texto de Mateus 4.14 Jesus afirma aos discípulos: “vós sois a luz do mundo” e em João 8.12 Ele diz: “Eu sou a luz do mundo”. O que parece um problema, afinal, quem é luz nós ou Jesus? É facilmente entendido se olharmos a natureza. O que fornece luz para nós durante a noite é a lua. Mas, na verdade, a lua não produz luz alguma, ela apenas reflete a luz do sol.
Em Malaquias 4:2, Jesus é chamado “o sol da justiça”. Nenhum de nós pode produzir a luz de Deus por conta própria, apenas refletimos a luz de Cristo. Mesmo tendo a função de refletir a luz do sol, às vezes a lua só consegue refletir uma pequena porcentagem da sua superfície (fenômeno conhecido como lua crescente, lua decrescente ou meia lua).
O que permite que haja uma lua cheia é o alinhamento total da lua com o sol. Por que alguns crentes não refletem a luz de Jesus em maiores proporções? Porque eles não estão alinhados com o sol da Justiça. Quando estivermos totalmente alinhados em um relacionamento profundo com Deus, passaremos a brilhar na nossa capacidade máxima.
O relacionamento com Deus tem o propósito de nos tornar semelhantes a Jesus Cristo (Ef 4.12,13), para que possamos refletir a vida de Jesus em nós para a vida das pessoas que precisam conhecer a luz de Jesus. Assim como um espelho embaçado que não reflete a plenitude da luz ou da imagem que está diante dele, um discípulo que não vive um relacionamento de intimidade com o Senhor não poderá refletir a plenitude da luz de Jesus (1 Cor 3.18).
Nós não temos luz em nós mesmos, apenas refletimos a luz de Jesus que brilha em nós, esta capacidade de refletir se dá através de uma íntima e profunda relação com Ele. Jesus está dizendo que se temos um relacionamento com Ele, Sua luz vai brilhar em nós e não poderemos escondê-la ou tentar camufla-la, assim como não se pode ocultar uma cidade no alto de um monte, ou é inconcebível acender uma vela para colocar debaixo de uma mesa. 
Se somos a luz de Jesus, devemos brilhar, resplandecer essa luz diante dos homens perdido nas trevas do pecado longe da presença do Senhor. O chamado do Senhor a nós é para que sejamos referenciais de Deus nesta terra, e através de nós as pessoas possam se achegar a Deus e encontrar a paz para seus corações.
1. JESUS É A NOSSA LUZ
João 8.12 – João 3.19-21 – 1 João 1.5-7
Quando se é criança (alguns adultos também), tem-se medo do escuro, medo do que pode acontecer, alguns até têm medo de que o “bicho papão” possa aparecer. Apagar todas as luzes para dormir se torna uma missão, e levantar para pegar água ou ir ao banheiro, quando tudo já está apagado, não é mais uma opção e pode terminar com a cama molhada.
Neste ambiente de escuridão tudo é assustador. Qualquer sombra vira um monstro, qualquer barulho amedronta. Levar um susto de alguém, no escuro, é muito mais apavorante. Andar no escuro é muito mais perigoso, assistir algum filme de suspense pode resultar em uma noite inteira em claro.
No escuro podemos confundir tudo ou tropeçar, mas quando acendemos a luz sabemos exatamente o que está no ambiente. No escuro é mais comum sentir medo, mas a luz de alguma forma nos traz segurança. A luz é o primeiro passo. É ela que nos traz a sensação de um novo dia, a sensação de início. O sol veio, o dia começou.
Precisamos compreender quem é a nossa luz e entender o que isso significa. É Jesus quem nos deixa a salvo de qualquer “bicho papão”. Ele nos dá um novo dia, nos guia quando tudo está escuro, nos faz brilhar e vivenciar a glória de sua presença. Jesus foi a luz para muitos, ele abriu os olhos de religiosos, fez de pescadores discípulos, deu valor aos que estavam ao seu redor, curou e restaurou. Mudou vidas de muitos pecadores, inclusive as nossas.
Jesus é a nossa luz, a nossa esperança, o nosso fôlego, o nosso caminho. Quando tudo estiver parecendo perdido, errado ou escuro, levante e acenda a verdadeira luz na sua vida. Você vai ver que tudo vai parecer menos apavorante, mais visível.
Não seja como as pessoas descritas em João 3.19-21 que “amaram mais as trevas em lugar da luz”. Eles fizeram isso porque suas obras eram más, e assim odiavam a luz e sempre procuraram se manter nas trevas para que suas vidas não fossem descobertas. Faça diferente, venha para a luz, mostre quem você é, e mesmo que ainda algo esteja errado em sua vida, confie que Jesus pode mudar você e assim não precisará mais se esconder.
Afinal, nós crescemos, e não precisamos mais ter medo do escuro.

2. A BÍBLIA ILUMINA NOSSO CAMINHO
Salmo 119.101-105 – 2 Timóteo 3.15-17 – Provérbios 30.5
Quando compramos algo novo, geramos expectativas. Um celular novo, um eletrodoméstico ou uma bicicleta. O problema é que às vezes temos que aprender a mexer antes de usar, e nessas horas nada como um bom manual. Porém, cá entre nós, quem realmente lê manuais? É muito mais fácil sair mexendo em tudo e ir descobrindo…
A verdade é que às vezes esse nosso orgulho, preguiça, prepotência (chame como quiser) pode acabar resultando em um relógio quebrado, em uma bicicleta desmontada, ou em um celular em que não se sabe mexer. O manual foi feito para guiar os passos, para nos ensinar não só o que deve ser feito, mas como deve ser feito.
Na nossa vida é assim também. Queremos ir mexendo e descobrindo, ir tocando a vida, as coisas e nossos sentimentos. A escolha de usar o manual é nossa. Deus nos deu um manual repleto de direções, conselhos e exemplos. Ele nos deu um manual com os mínimos detalhes sobre quem somos e como devemos construir as nossas vidas. A Bíblia é o nosso guia, nos direciona, e nos permite realizar o certo, da forma certa e no momento certo.
Imagine você no escuro completo, sem enxergar nada, não conseguindo ver se existe um buraco no chão ou um obstáculo à sua frente. A partir do momento em que você acende a luz de um lanterna para o guiar, você começa a sentir mais segurança para caminhar, já consegue entender a sua localização.
Você, que não sabia para onde ir, agora sabe exatamente o que fazer. A Bíblia nos ensina, nos dá a direção quando estamos no escuro, nos ajuda a continuar dando passos, e nos mostra para qual direção a tomar.
O salmista afirma que “A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho”. Você não precisa mais ficar andando no escuro tendo a sua disposição a luz que o guiará em segurança. O autor de provérbios declara que “toda palavra de Deus é pura”, confie nesta Palavra e coloque-a em prática no seu dia-a-dia.
A Bíblia pode fazer muito mais por você, segundo Timóteo é a “Palavra que pode dar sabedoria para salvação”, pois ela é inspirada por Deus e útil para moldar nosso caráter e nos tornar uma pessoa útil para o próximo e para o reino de Deus.
Não hesite em ler o manual mais incrível de todos, o manual para a alma e para a vida. Que a Bíblia seja sempre a luz do seu caminho.

3. DEVEMOS SER LUZ
Salmo 18.28 – Mateus 5.14-16 – 1 Pedro 2.9
Vamos admitir que dividir às vezes é complicado. Quem nunca escondeu algo para não ter que emprestar? Ou não resmungou quando pegaram a comida do seu prato? A nossa tendência é sempre querer o que é nosso para a gente. Afinal, é nosso. Somos egoístas por natureza, queremos estar sempre por cima, e o importante é estar com a nossa vida resolvida, o outro que se resolva.
Deus sabe o quanto somos ruins e o quanto gostamos de olhar somente para o nosso próprio umbigo. Ele nos conhece a tal ponto, que nos ensina insistentemente a olhar para o próximo. Jesus foi o único homem que não conheceu o egoísmo. Ele ajudava outros, compartilhava sua sabedoria, seu tempo, sua misericórdia. Ele não hesitou em dar a sua própria vida por nós. Não existe amor maior.
Jesus nos ensina que ao receber esse amor e conhecer a verdade, é egoísmo esconder a salvação só para nós mesmos. Você já pensou onde seus amigos vão passar a eternidade? Ou que seus colegas de trabalho poderiam viver de forma muito mais feliz?
Reconheça como o salmista (Salmo 18.28) que foi Deus quem o iluminou, quem te tirou das trevas, aquele que te “chamou das trevas para sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2.9) para que você fizesse parte da geração eleita, da nação santa, do povo de Deus e como tal passe a anunciar a grandezas daquele que te chamou.
Você pode ser a oportunidade para algumas pessoas mudarem de vida. Um dia alguém falou de Jesus para você, agora é a sua vez. Ele nos chama para espalharmos o amor dele, para falarmos da salvação, apontarmos a graça e anunciar as boas novas. Jesus nos mostrou como fazer, e agora é com a gente.
Não deixe de falar do amor dele, com palavras, ou sem palavras. Seja exemplo, fale de Jesus, não o guarde só para você. Até porque, quando temos Jesus, não temos como esconder a luz que brilha. Nossa vida, nossas atitudes e nossos conceitos ficam diferentes.
Resplandeça! Atinja quem está próximo, conte desse amor que mudou a sua história e pode mudar a história de muitos. Seja a luz do mundo, o sal da terra, um pescador de homens, um revolucionário, um amigo. Faça o seu melhor, e lembre-se que sua vida não se resume a você. Vá e ilumine! Você é luz!

CONCLUSÃO
Vemos a importância de nos relacionar com Deus, pois o relacionamento ilumina nossas vidas e assim nos tornamos luz para o mundo que anda em trevas. Quanto mais íntimos (alinhados) com Deus, maior será nosso potencial de reflexo da luz do Senhor.
A luz não está em nós, a luz vem de Jesus, Ele é o “sol da justiça”, por isso precisamos confessá-lo como nosso Senhor e Salvador para que sejamos iluminados e vivamos uma vida transformada.
Na nossa caminhada diária, a Bíblia nos ensina, nos dá a direção quando estamos no escuro, nos ajuda a continuar dando passos, e nos mostra para qual direção a tomar. Não hesite em ler o manual mais incrível de todos, o manual para a alma e para a vida.
Devemos resplandecer, atingir quem está próximo, contar do amor que mudou a nossa história e pode mudar a história de muitos. Sejamos luz, um pescador de homens, um revolucionário, um amigo. Vamos iluminar; nós somos luz!



Nenhum comentário:

Postar um comentário