6 de jun. de 2018

O Trabalho sem Paixão é Infrutífero



Introdução:
Nos tempos de João Éfeso era o porto mais importante da Ásia. Esta posição converteu Éfeso na maior e mais rica de todas as cidades da Ásia.
Éfeso era uma cidade livre; se auto governava e estava dispensada da obrigação de receber e alojar tropas imperiais.
Em Éfeso se celebravam uma vez por ano os mais famosos "jogos" atléticos da Ásia. Nesses eventos pessoas de toda a região inundavam a cidade.
Éfeso era o centro do culto de Ártemis - "Diana dos efésios". O Templo de Ártemis era uma das sete maravilhas do mundo antigo.

Éfeso também era famoso como centro mundial da superstição - as Letras de Éfeso - eram amuletos que podiam remediar virtualmente qualquer mal.
Éfeso era uma cidade que transbordava imoralidades de todo tipo. Um lugar muito pouco prometedor como terreno para a semeadura da semente do Evangelho. E entretanto foi em Éfeso que a fé cristã obteve alguns de seus maiores triunfos.
Paulo permaneceu em Éfeso muito mais tempo que em uma das outras cidades que visitou durante suas viagens missionárias. Timóteo foi o primeiro bispo de Éfeso. Em Éfeso encontramos a Áquila, Priscila e Apolo. Paulo nunca se sentiu mais perto de um grupo de anciãos da Igreja como em Éfeso (Atos 20:17-38).
João começa sua carta aos efésios com duas descrições do Cristo: Ele sustenta as Igrejas em sua mão exercendo o controle total, livrando-as do mau; Ele age no meio de Sua Igreja, sempre que nos reunimos para adorar a Deus em seu nome, Ele está ali.
1. O CRISTO GLORIFICADO ELOGIA A IGREJA
João prossegue dizendo certas coisas sobre os membros do Igreja de Éfeso. Diz que Cristo louva seu árduo trabalho - avida cristã não é para aquele que tem medo de ter calos nas mãos; Cristo louva sua paciência que, diante dos sofrimentos e as dificuldades é capaz de sair sempre vitoriosa. Depois a Igreja é elogiada porque puseram à prova "os maus" - falsos profetas que são lobos em pele de ovelha - e demonstraram sua mentira.
2. O CRISTO GLORIFICADO APONTA A FALHA DA IGREJA
O problema da Igreja era que, no processo, algo se tinha perdido: “o primeiro amor”. Isso pode significar ter perdido o entusiasmo e ardor de sua primeira piedade; ou que se tinha perdido a primitiva vivência do amor fraternal.
3. O CRISTO GLORIFICADO DÁ A RECEITA DE RESTAURAÇÃO DA IGREJA
Diante desta situação da Igreja, o Cristo ressuscitado faz seu chamado, e neste exorta aos efésios a dar os três passos que devem levá-los de volta.
Jesus diz "lembra-te" - primeiro passo no caminho da reconsideração; depois diz “arrepende-te” - arrependimento significa admitir que nós tivemos a culpa; então diz: “Volta à prática” - produza frutos dignos do arrependimento.
4. O CRISTO GLORIFICADO APONTA UM PERIGO À IGREJA
A Igreja é elogiada por odiar os “nicolaítas”, os que queriam estar de acordo com o mundo, sendo iguais e desfrutando do melhor dos dois lados.
5. O CRISTO GLORIFICADO TEM UMA PROMESSA PARA A IGREJA
Por último, o Cristo ressuscitado faz sua grande promessa aos que forem vitoriosos: estarão com Ele no paraíso, isto é viverão junto com Jesus eternamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário