8 de jan. de 2018

Transformando o Caos em Bênção


Texto: Gênesis 1.1,2
Tema: Transformando o Caos em Bênção

Introdução:
·        A Bíblia declara em 2 Cor 5.17: "As coisa velhas já passaram, eis que tudo se fez novo". Essa é uma alusão a vida espiritual daqueles que se entregaram a Cristo como Salvador, mas muitos gostariam que essa verdade se aplicasse a todas as áreas de suas vidas.
·        Principalmente porque as festas de fim de ano acabaram e muito provavelmente - pra nossa tristeza - nada mudou em nossas vidas, mas sabe por quê?
·        Porque não demos nenhum passo concreto, não tomamos atitudes, não fizemos escolhas, mesmo que pequenas, mesmo que simples, para que algo mudasse.

·        É por isso que a maioria está lutando contra os mesmos problemas, enfrentando as mesmas dificuldades, tendo as mesmas indisposições, chorando as mesmas lágrimas. Esperar que as coisas mudem fazendo tudo igual é tolice!!! Só haverá mudança se eu começar a mudar.
·        Deus o ajudará a ser um agente de mudança. Deus concederá força para você colocar ordem no caos que está sua vida. Ele transformou um vale de ossos secos em um exercito vitorioso (Ezequiel 37), Ele pode mudar sua vida.

1. CONTRASTE ENTRE CAOS E ORDEM. v.1,2
·        Sempre no final de um ano e começo de outro, algumas pessoas têm o habito de fazer limpeza, organizar, descartar, selecionar aquilo que foram acumulando durante o ano. Mas outros preferem acumular objetos que nunca serão usados, mas vão gerar algum transtorno.
·        Dessa forma a nossa vida não pode ser desorganizada. Deus gosta de ordem, de limpeza, das coisas no lugar. A sujeira, o lixo, a bagunça é o ambiente preferido do Diabo e de seus demônios. Por isso podemos identificar a condição espiritual de uma pessoa olhando onde e como ela vive.
·        O texto diz que "No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia." (v.1,2). A terra era sem forma; vazia e com trevas, mas nada é dito quanto alguma imperfeição "nos céus". A imperfeição da terra contrasta com os céus, que eram, são e sempre serão perfeitos.
·        Os "céus" são a morada de Deus, e por isso não pode haver imperfeições, pois quem habita lá é perfeito, santo. Este Deus perfeito envia o Espírito para transferir a ordem que havia nos céus para a terra em desordem.
·        Quando Deus, pelo Espírito Santo começa a atuar, tudo encontra novamente seu lugar: "e viu Deus que era muito bom" (v. 31). É isso que o Senhor quer fazer em nossas vidas – colocar em ordem as finanças, a família, o emprego, a criação dos filhos, os relacionamentos, etc.
·        A melhor maneira de começarmos o ano é deixando Deus, pelo poder do Espírito, colocar nossa vida em ordem. Decida fazer uma limpeza completa e profunda em cada área de sua vida que ano está em ordem para que seja a morada de Deus pelo Espírito.
2. O PODER DA PALAVRA NA CRIAÇÃO. v.3-31
·        Do versículo 3 até o 10, vemos Deus dando uma forma para a criação fazendo surgir a luz, a água, separando a terra seca e conclui dizendo “e Deus viu que ficou bom”.
o   Deus quer dar uma forma, Deus quer unir e restaurar aquilo que foi destruído pelo inimigo de nossas almas.
·        Do 11 ao 19 vemos Deus aperfeiçoando a ordem anterior cobrindo a terra de vegetação, plantas que deram sementes e árvores frutíferas. Criando o sol, a lua e as estrelas e “viu Deus que ficou bom”.
o   Deus continua trabalhando. Não desanime por não ver as coisas como você deseja, saiba que em Deus há esperança.
·        Nos versos 20 a 25 vemos Deus enchendo as águas de seres vivos, fazendo aves cortarem os céus em belos voos, mas também Deus ordena a vida na terra, surgindo os rebanhos de animais domésticos, animais selvagens, um tipo de vida diferente da vegetal que havia “e Deus viu que ficou bom”.
o   Se você olhar para trás você vai ver o quanto Deus já tem feito, o quanto Deus já tem transformado você, sua família, sua igreja. Podemos ver o quando de vida Deus tem colocado, mas isso ainda não é tudo, Deus tem mais para fazer.
·        Finalmente nos versos 26 a 31 vemos Deus atingindo a perfeição na obra criadora. Até então ele criara vida, mas nenhuma tinha sua imagem e semelhança, nenhuma expressava exatamente tudo o que Deus era. No v.31 o Senhor expressa o seu contentamento “viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado MUITO bom”.
o   É assim que Deus age, a sua criação precisa chegar à perfeição. Deus não para de trabalhar enquanto não atingirmos sua semelhança. Ele não quer um vale de ossos, Ele não quer um esqueleto, Ele não quer corpos sem vida, Ele quer um exército em pé e pronto para a batalha.
·        Contra a Palavra de Ordem do Senhor não há como resistir. “Disse Deus – e assim foi”. Quando o Senhor libera a palavra de vida, a morte se rende (Lázaro, filho viúva Naim), diante da Palavra de cura, a doença sai, nada pode se opor e deixar de obedecer ao que deus estabelece.

CONCLUSÃO:
·        Podemos ver a ação do Pai determinando: “disse Deus”. A ação dos Espírito gerando: “pairava sobre a face das águas”. E a ação do Filho executando: “e Deus fez...” João declara que “o verbo estava com Deu e era Deus, todas as coisas foram feitas por ele.
·        A atenção de Deus na criação voltou-se para a terra, pois esta estava sem forma e vazia. De forma ordenada, o Senhor vai organizando um ambiente favorável ao bem estar do homem.

·        A trindade age em conjunto na criação do homem à sua imagem e semelhança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário