31 de out. de 2017

O Milagre da Visão


Texto: João 9.1-12
Tema: O Milagre da Visão – Luz para Cegueira Espiritual

Introdução:
·        Transformação; Fé, Restauração; Fartura e Segurança. Estes foram os cinco primeiros milagres que João registra no seu evangelho com propósito de que Jesus seja reconhecido como o Messias, o Filho de Deus enviado para ser o salvador do mundo.
·        O sexto milagre trata da cura de um homem cego desde o nascimento, portanto, vamos chamar este sexto milagre de “Milagre da Visão”, pois Jesus veio para ser a luz do mundo que andava nas trevas do pecado, e assim restaura a visão espiritual.

·        Você já se perguntou: “Por que estas coisas acontecem comigo”? Já houve uma situação em que você se sentiu injustiçado? Provavelmente esse cego deva ter feito essas mesmas perguntas a si mesmo, pois afinal, ele nasceu cego, diferente do homem que há 38 anos estava enfermo devido a um pecado.
·        Jesus é o “Enviado” de Deus “para proclamar a libertação dos aprisionados e a recuperação da vista aos cegos; para restituir a liberdade aos oprimidos” Lc 4.18. Seu ministério foi a confirmação deste envio, e ainda hoje, através da Igreja, ele continua realiza-lo.

1. QUAL A ORIGEM DA CEGUEIRA (v.1-5)
·        Jesus indo, encontrou este cego de nascença. Isto gerou um questionamento da parte dos seus discípulos: “quem pecou para que este nascesse cego, este ou seus pais?” as vezes somos levados a pensar que tudo de ruim que acontece é consequência de pecado.
·        Não é razoável sempre pensar “eu devo ter feito algo horrível pra merecer tamanho castigo”; não veja dessa forma tudo que lhe acontece de ruim. Romanos 8.28 diz que “todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus”.
·        Nem tudo que passamos na vida é por causa de pecados que nós temos cometido, ou por causa dos pecados de nossos pais. De nada nos adianta tentar responsabilizar alguém pelo que ocorreu, mas sim, fazer com que isso glorifique a Deus.
·        Deus também usa situações que Ele decide nos dar para manifestar suas obras (v.4). Jesus teve uma atitude maravilhosa: Ele viu o problema era de nascença; teve interesse pela aquela vida; teve contato físico com o cego. Ele compreende os nossos sofrimentos, nossas lutas, nossas inquietações da alma.
·        Não vamos ficar buscando culpados pela nossa condição, vamos buscar a solução para ela. Não vamos ficar remoendo nossas insatisfações, busque em Deus a solução para elas. Permitamos que Jesus nos encontre, nos toque, nos restaure para sua glória.

2. A CURA PARA A CEGUEIRA. (v.6,7)                          
·        A cura acontece em etapas: ele deixou ter os olhos untados com lodo; foi até a piscina de Siloé para se lavar e assim seus olhos passaram a ver. Em duas outras situações cegos foram curados de formas diferentes (Mc 8.23; 10.51,52). Deus age de formas diferentes e individuais.
·        A cura física revela também a maneira de Jesus se revelar como Filho de Deus ao homem. Aos poucos foi abrindo seu entendimento sobre quem é Jesus: Inicialmente ele diz que Jesus é um homem; depois ele diz que Jesus é um Profeta, que não é pecador, mas é de Deus e finalmente o reconhece como o Filho do homem e lhe faz uma profissão de fé quando se ajoelha e diz: “Creio, Senhor” (Jo 9.38).     
·        Deixemos Deus fazer algo novo através do seu toque em nossas vidas: Jesus toca no cego trazendo o que não existia. Se hoje andamos em trevas espirituais devido ao pecado, e portanto falta-nos a luz  de Deus em nós, Jesus é a “luz do mundo”.
·        Deus quer fazer uma obra na nossa vida através da sua situação, mas é preciso querer e deixar. Passemos a olhar de uma forma diferente a vida, não foque “o porquê” estou passando por isso, mas “o pra quê”.
·        Muito provavelmente você vai entender que é “para a glória de Deus”. Para o seu crescimento, para ter intimidade com Deus. Amados, onde tem lhe faltado luz e a cegueira tem dominado em sua vida? Jesus quer se fazer presente, trazer visão e luz.


3. SEJA TESTEMUNHA DA LUZ. (v.8-12)
·        A obra que Deus faz na nossa vida, deve ser compartilhada com outros. Temos a responsabilidade de transmitir a luz, pois somos a luz do mundo. Veja a atitude desse cego:
- Submissão – ele obedeceu e foi ao tanque de Silóe. Somos enviados do Pai para muitos que ainda estão em trevas. (v.7);
- Testemunha diante dos vizinhos (v.8;9);
- Testemunha diante das pessoas (v.11;12);
- Testemunha diante das autoridades (v.17,33);
- Ele manifesta a obra que Deus tinha feito na vida dele: “Eu era cego agora vejo” (v.25)
·        Quanto mais testemunhamos da obra de Deus em nossas vidas, mais a nossa fé cresce. A fé restaura completamente a nossa visão, ou melhor, nos dá a visão correta de todas as coisas concernentes ao reino e a vida Eterna. Ela nos leva a CONTEMPLAR aquele que nos abriu os olhos (v.35-37);  e a ADORAR aquele que manifestou todo poder a favor da nossa vida.
·        O Senhor quer nos tirar da cegueira para a percepção, das trevas para a luz. Cuidado para você não ser um cego espiritual! Reconheça as obras de Deus em sua vida, Creia Naquele que o Pai enviou, testemunhe dos feitos de Jesus em sua vida.

CONCLUSÃO:
·        Jesus tem poder para fazer novas todas as coisas. Quando fomos atraídos no Seu amor, e nos colocamos debaixo do seu governo, optamos por depender do seu querer e seu agir pra nossas vidas.
·        Jesus nos ensina que TUDO é para a glória de Deus. A palavra nos afirma que “todas as coisas juntamente cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”
·        Precisamos desenvolver a nossa fé a ponto de descansarmos plenamente na soberania do Senhor, crendo que Ele governa, e governa bem.

·        Estejamos certos que Ele o Senhor tem sob o seu controle todas as situações das nossas vidas. Nada acontece por acaso, tudo acontece para aperfeiçoamento do nosso caráter a fim de nos conformar na imagem do primogênito da criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário