19 de set. de 2017

O Milagre da Transformação


Texto: João 2.6-10
Tema: O Milagre da Transformação

Introdução:
·        O que é milagre? É um “ato ou acontecimento fora do comum, inexplicável pelas leis naturais”. Milagre no grego dunamis: poder, força. Sinais de semeion: de milagres e prodígios pelos quais Deus confirma as pessoas enviadas por ele.
·        Milagre é aquilo que o homem não pode fazer, mas Deus faz, pois ao ser humano aquilo é impossível. Se eu tomo uma aspirina e passa a dor de cabeça, isso não foi milagre.
·        Jesus realizou seu primeiro milagre público estando numa festa de casamento. Não foi na sinagoga ou no templo, nem em um palácio ou anfiteatro. Ele revela sua natureza divina em um contexto de família, justamente na celebração de casamento, expressando sua aprovação aos mesmos: família e casamento.

·        Jesus no seu primeiro milagre não curou, não expulsou demônios, não ressuscitou mortos, não acalmou a natureza em fúria, não multiplicou alimentos. Ele transforma água em vinho, e de maneira comedida, discreta, sem alardes nem holofotes, sem mídia, sem câmeras, etc.
·        Desde então o Senhor vem transformando tudo aquilo que está fora de ordem, sejam vidas, famílias, lares, relacionamentos. O milagre da transformação ainda é vivido por todos que o convidam para estar em suas vidas (v.2).
·        TRANSFORMAÇÃO é o elemento comum em todos os milagres de Jesus. Quando ele agiu, uma situação, condição, realidade, estado, etc foi de alguma forma transformado.

1. JESUS TRANSFORMA A TRISTEZA EM ALEGRIA. (v.3)
·        A pior notícia que alguém poderia dar numa festa de casamento da época era essa: “o vinho acabou”. O vinho representava a alegria, o prazer, a satisfação, todas as coisas boas que poderiam ser desfrutadas.
·        Acabar o vinho era uma situação constrangedora para o dirigente, para os noivos, seus familiares e convidados. Acabar o vinho podia ser um sinal de que o casamento não iria ser duradouro, que ele passaria por sérios problemas.
·        A possibilidade de falência daquela união conjugal leva Jesus a interferir, não deixando que aquilo acontecesse. Ele pede para encher os seis potes de água, com isso ele iria garantir a abundancia, pois quando Jesus faz, ele faz de forma completa e perfeita.
·        Dessa forma ele devolve a alegria para um casamento que estava fado ao fracasso e a tristeza. É justamente este milagre que Jesus deseja fazer na vida de cada um de nós. Tudo aquilo que poderia ser motivo de tristeza e amarguras, ele está transformado em bênção, gozo, paz, contentamento, plenitude.
·        Jesus quer proporcionar a você muitas alegrias e conquistas, Ele irá ajudar você a secar todas as lágrimas de tristeza.

2. JESUS TRANSFORMA O COMUM EM ALGO ESPECIAL. (v.9)
·        O comum era a água, substância formada por dois elementos químicos: oxigênio e hidrogênio. Para formar uma molécula dessa substância são necessários dois átomos de hidrogênio e apenas um de oxigênio, que se ligam por ligações.
·        A água é um elemento comum, presente em quase tudo e em quase todos os lugares. Os cientistas estão tentando achar evidências dela até em outros planetas. Aqui na terra ela ainda é uma substancia abundante e comum.
·        O especial era o vinho, uma substancia fruto de um processo de fermentação do suco da uva. O vinho é composto por água, alcóois, ácidos, açúcares, substâncias fenólicas e mais inúmeras outras substâncias. O vinho está longe de ser algo comum, uma garrafa de vinho pode custar até 435 mil reais.
·        Esta transformação ele quer continuar operando hoje em nós. De uma vida comum, com tristeza, dor, pranto, etc. ele pode fazer algo muito especial, uma vida plena, abundante, cheia de toda sorte de bênçãos.
·        Não deixem que a sua vida se transforme algo comum a ponto de vocês não dar a ela o devido valor, pois quando isso acontece, você a desprezará, não cuidará dela, e assim você vai parar na lama, pois perdeu sua essência e propósito de existência. 

3. JESUS TRANSFORMA O IMPURO EM ALGO DESEJÁVEL. (v.10)
·        O impuro era a água que estava dentro daquelas talhas capazes de comportar de 80 a 120 litros de água que era usada para lavar as mãos antes e depois das refeições. Podemos imaginar como estava àquela água após muitos terem lavado as mãos nela.
·        O desejável era o vinho produzido por Jesus, um vinho de qualidade muito superior que impressionou o dirigente da festa que foi falar com o noivo elogiando por ter quebrado a tradição e guardado o melhor vinho para o final.
·        Quando Jesus entrou na nossa vida ele foi fazendo esta transformação. Tudo que era impuro ele foi transformando em algo desejável e muito superior. Os pensamentos impuros, as escolhas impuras, os caminhos impuros, tudo ele ainda está transformando para melhor.
·        Com certeza quando as pessoas olharem para você elas vão ver essa transformação, pois você escolheu tirar toda impureza do seu coração e colocar no lugar a santidade que o Senhor requer de nós.
·        Mas a transformação não acaba, cada dia é mais um passo. Dia a dia teremos que permitir que Jesus molde nossa vida de acordo com os princípios da Palavra.

CONCLUSÃO:
·        Jesus fez seu primeiro milagre em um casamento, ele quer operar todos os milagres possíveis na sua vida.
·        Ele transformou a tristeza em alegria. Toda vez que você estiver triste, ore para Jesus trazer a alegria de Deus para sua vida.
·        Ele transformou o que era comum em algo especial. Que você possa desfrutar do especial de Deus para sua vida.

·        Ele transformou o que era impuro em algo desejável. Viva de tal maneira que aqueles que olharem para você possam querer para eles o que Jesus fez em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário