8 de nov. de 2016

Deus dá Força para Avançar


Texto: Neemias 2.18
Tema: Deus dá Força para Avançar

Introdução:
·        No livro de Neemias encontramos muitos exemplos que nos encorajam a uma mudança. O que precisamos mudar? Todos temos algo para mudar! Sempre há algo na nossa vida que precisa ser transformado.
·        A tristeza que sentiu ao ver a destruição levou-o a lutar e a investir na reconstrução. Com oração, fidelidade à Palavra e provendo recursos, com uma dose de coragem e ousadia, ele escreveu uma nova história. Nosso coração está aberto e sensível para deixar Deus tocar e mudar?

·        O livro nos ensina sobre a oração, o sacrifício e firmeza. Neemias desistiu de uma posição boa e rentável para reedificar os muros de Jerusalém e reunir os judeus como nação. Isso despertou oposição, mas ele foi sábio para vencê-las, venceu a desunião interna, e as falsas acusações.
·        Precisamos agir de maneira sábia em todas as áreas de nossas vidas para isso precisamos 1. Descobrir a vontade de Deus, 2. Ter um tempo de intimidade a sós com o Senhor, 3. Consultar a Deus e as pessoas, 4. Apresentar os motivos e 5. Dispor-nos com ânimo.

Se Deus nos dá força para avançar, nós precisamos...
1. ANALISAR A SITUAÇÃO ONDE NOS ENCONTRAMOS v.11-15
·        Depois de três dias que havia chegado a Jerusalém, Neemias começa seu plano de reconstrução. O primeiro passo foi certificar qual era a realidade que o aguardava. Para isso ele saiu a noite, na companhia de poucos homens para fazer uma varredura da situação.
·        Quase 150 anos de destruição, o que ele encontrou não era muito animador, os muros estavam assolados, as portas estavam queimadas, restos de entulhos por toda a parte, plantas e todo tipo de vegetação. Talvez a única coisa boa era que havia bastante matéria prima (4.2).
·        Neemias, com esta atitude, expressa sua confiança e esperança em Deus, ao invés de precipitar-se, confiando na sua própria capacidade. Era importante saber a real situação para então traçar um plano de ação e só então, começar a agir na prática.
·        O nosso erro ao tentar edificar ou reconstruir algo em nossas vidas, famílias, trabalho, ministério, etc. é sair fazendo as coisas desordenadamente. A ação sem conhecimento da situação e um planejamento, vai desperdiçar recursos, forças, habilidades e vai gerar frustração e desânimo.
·        Jesus nos deixou um ensino sobre planejamento e avaliação cuidadosa em Lucas 14.28-32.
·        Deus quer que nos levantemos da situação que estamos. Ele quer que edifiquemos nossas vidas, famílias, vida profissional. Mas para isso é preciso fortalecer as mãos, analisar a situação que me cerca, para só então começar a agir.

Se Deus nos dá força para avançar, nós precisamos de...
2. COOPERAÇÃO – NÃO FAZEMOS NADA SOZINHOS v.16-18
·        Agora chegou o momento de quebrar o silêncio e revelar os planos aos demais lideres políticos, religiosos e construtores em potencial. O planejamento até pode ser feito sozinho, mas para executar precisamos da cooperação de todos os possíveis interessados no projeto.
·        A iniciativa de Neemias encontrou apoio generoso da parte dos líderes de Judá, mas essa reação foi gerada por Deus no coração daqueles homens (Ed 1.5). Neemias sabia que não podia fazer aquilo sozinho, então ele desperta o mesmo desejo nos outros líderes.
·        O cap. 3 descreve o trabalho de cooperação, cada grupo ou família ficou responsável pela parte do muro que estava diante de si (3.10). E assim, cada um fazendo sua parte, o muro chegou a sua metade (4.6), e foi concluído em 52 dias de trabalho conjunto (6.15).
·        Este trabalho cooperativo e o estímulo é muito bom, isso nos fortalece mutuamente. Somos fracos em relação ao nosso dever quando permanecemos frios e indiferentes à ajuda e cooperação das outras pessoas.
·        Jesus disse que sem Ele nada podemos fazer (Jo 15.5). Fala que uma casa, cidade ou reino divididos serão destruídos (Mat 14.25). Paulo nos exorta que o corpo tem várias partes que cooperam juntas para o bem comum do corpo (1Cor 12.12-21)
·        É desejo de Deus que por meio da cooperação avancemos no processo de reconstrução. Juntos em amor nos levantemos como famílias, como igreja para começar a fazer aquilo que Ele colocou em nossos corações.

Se Deus nos dá força para avançar, nós precisamos...
3. AGIR COM DETERMINAÇÃO PARA VENCER OS OBSTÁCULOS v.19-20
·        Nada na vida é fácil, sempre há uma dose de emoção por meio de obstáculos que se levantam. Com Neemias não foi diferente, este trio (Sambalá, Tobias e Gesém) se opuseram ao seu desejo e motivação. Ao longo da história os vemos se colocando como um obstáculo a ser vencido.
·        Neemias entendeu que o sucesso começa com Deus. Ele sabia que a reconstrução dos muros era da vontade do Senhor, isso trouxe confiança no êxito da obra, a qual ele era um cooperador, sem se deixar desanimar pela oposição e por todos os obstáculos que surgiram.
·        No cap. 4 vemos três atitudes que foram determinantes para a vitória: 1. O coração do povo se inclinava a trabalhar (v.6); 2. O povo trabalhava em atitude de oração e vigilância (v.9); 3. O povo demonstrava coragem, determinação e fé diante da oposição (v.14).
·        Como cristãos, por procurar viver uma vida de retidão numa sociedade moralmente perdida, seremos sempre alvo de zombaria. Os padrões morais que defendemos são desprezado assim como nossa fé e dedicação a Cristo. Mas temos a confiança que Deus nos ajudará e fará justiça.
·        Vemos na Bíblia que o próprio Jesus venceu obstáculos para cumprir sue plano de Salvação. Lemos sobre uma mulher que rompeu uma multidão para tocar em Jesus e ser curada (Lc 8.43-48). Sobre um homem baixinho que venceu a multidão para ver Jesus (Lc 19.1-10).
·        Na nossa jornada rumo ao avanço profissional, espiritual, familiar, etc. muitos obstáculos vão surgir, por isso precisamos nos levantar, nos fortalecer e sem medo, lutar para terminar aquilo que começamos, com a confiança que “o Deus do céu nos ajudará”.

CONCLUSÃO:
·        Neemias tinha uma obra para realizar dentro de um prazo determinado (Ne 1.6). Ele não podia perder tempo, gastar energia e recursos indevidamente.
·        Nós temos algo a realizar também, seja em qualquer área da nossa vida. Não podemos ficar adiando o início dessa mudança.

·        Por isso saíamos daqui com este desafio: analisar a minha vida; procurar cooperados e agir para vencer os obstáculos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário