26 de set. de 2016

Tu me Amas?


Texto: João 21.15-17
Tema: Tu me amas?

Introdução:
1.      Que relação há entre ser cristão e o amor a Jesus? Seria possível desenvolver com sucesso a vida cristã sem a manifestação, a influência do amor? Em outras palavras, podemos ser crentes envolvidos sem o amor por Jesus?
2.      Analisando o texto bíblico, vemos que Pedro estava vivendo um momento de crise, e disse “vou pescar” v.3. Com Pedro estavam mais seis discípulos que, influenciados por um Pedro desanimado, voltaram à velha atividade: foram pescar também.

3.      Após uma noite frustrante, bem cedo Jesus os visitou e ordenou-lhes que lançassem as redes à direita do barco, e assim tiveram sucesso, pescaram 153 grandes peixes.
4.      Com grande amor, Jesus ofereceu ao grupo uma gostosa refeição: pão e peixe. Então ele começa uma conversa com Pedro, um papo sério, íntimo, um momento de reconciliação e restauração.

1. AMAR A JESUS É PRIORIDADE
·        Em que consiste este amor a Jesus? Amor é entrega, é obediência, é renúncia, é sintonia, é sacrifício, é estilo de vida. Se o Senhor nos perguntasse como perguntou a Pedro: “tu me amas”? Será que responderíamos como ele? Se não amarmos de fato ao Senhor, jamais praticaremos a vida cristã satisfatória, jamais nos envolveremos com o ministério da Igreja.
·        Depois de comerem, estando reunidos em volta da fogueira, Jesus se dirige e Pedro e pergunta: “Você me ama mais do que estes”:
o   ESTES. Jesus se dirigia aos outros discípulos que haviam pescado e acabaram de comer junto dele. (João 21.1,2,12-14). O que levou Jesus a comparar o amor entre eles?
§  Pedro deveria amar mais porque ele se comprometeu mais. Ele havia feito uma promessa a Jesus que nenhum outro fez (Mat. 26.31-35). Ele prometeu jamais negar e até morrer por Cristo.
§  Mas ele não conseguiu cumpriu a sua promessa, pelo contrário, negou a Jesus por três vezes, então ele se lembrou da promessa feita na presença dos discípulos (Mat. 26.75).
§  Jesus vem mostrar a Pedro que o amor por ele apaga a frustração de uma promessa não cumprida e o habilita a fazer aquilo que antes não podia fazer.
o   ESTES. Jesus poderia estar apontando para as redes, para o barco, e até para aqueles peixes. Podemos considerar que Jesus estava perguntando se Pedro o amava mais que sua profissão (21.3,8,11).
§  Pedro havia deixado o ofício de pescador (largou as redes, os barcos, os peixes) para seguir a Jesus (Mat 4.18-20). Ele havia se tornado um pescador de homens, mas agora voltou a pescar peixes.
§  Jesus estava dizendo a Pedro que se ele amasse mais sua profissão, se estivesse mais preocupado com o seu ganha pão, ele não teria sucesso. Sem Cristo ele trabalhou a noite toda e não pescou nada. E essa não foi a primeira vez que isso aconteceu (Luc 5.1-6). O salmista já sabia disso Salmo 127.2.
§  Jesus mostra a Pedro que o amor por ele deve ser maior que a frustração profissional, financeira, material.



2. AMAR A JESUS É RECONCILIAR-SE
·        A reconciliação está explícita nas três perguntas repetidas de Jesus: “tu me amas?”. Pedro precisa de reconciliação porque ele havia negado ao Senhor (Mat 26.69-74). A pergunta é: quantas vezes ele negou? Três.
·        A reconciliação de Pedro compreendia uma tríplice afirmação de que ele o amava. Para cada negação Jesus levou a Pedro a proferir uma afirmação: “eu te amo”. Pedro não poderia desenvolver seu ministério sem antes se reconciliar com Jesus.
·        A restauração de Pedro era estritamente necessária para que ele fosse um grande homem de Deus. Brechas são uma oportunidade para o Diabo nos desanimar e deixarmos de seguir a Jesus.
·        Uma vez sarados, estamos prontos para sermos bênçãos nas mãos de Deus. Vamos ser usados com poder. Vamos fazer a diferença. Vamos morrer por Cristo como Pedro morreu e cumpriu então a sua promessa.

3. AMAR A JESUS EXIGE PROFUNDIDADE
·        Jesus quer provar a profundidade do amor de Pedro. Nem sempre amamos a Jesus com a profundidade que ele exige. Eu e você podemos estar satisfeito com nossa vida com Deus, mas será que ele está satisfeito com amor que demonstramos a Ele?
·        Sabemos que, no grego, há três palavras para descrever formas de amar:
o   Ágape. É a palavra usada para descrever o amor de Deus aos homens. Um amor sacrifical, incondicional.
o   Fileo. É a palavra usada para expressar o amor entre amigos, descreve amizade, é o “gostar” de alguém.
o   Eros. Que é o amor com paixão, o desejar. É o amor entre o homem e a mulher. O prazer na beleza do corpo e nos desejos sensuais.
·        No diálogo entre Jesus e Pedro observamos o seguinte uso das palavras ágape e fileo:
o   Jesus pergunta nas duas primeiras vezes: “agapas me”, ou seja, você me ama com amor sacrifical a ponto de morrer por mim.
o   Pedro responde nas duas vezes: “fileis si”, ou seja, ele queria dizer que apenas gostava, estimava a Jesus.
o   Jesus então na terceira pergunta usa “fileis me”, como que dizendo, você apenas gosta de mim. Então Pedro se entristece e admite que Jesus sabe de tudo então responde “fileis si”, dizendo “sim Senhor, eu apenas gosto de você. Ou estaria dizendo: “eu não te amo com amor sacrificial”.
·        É possível que Pedro ainda só tivesse amizade com Jesus. O texto de Lucas 22.31,32 nos aponta para essa direção.
·        Assim como Pedro, hoje há muitas pessoas que apenas são amigas de Jesus, mas que ainda não estão preparadas para entregar-se totalmente, assumir compromisso real com Ele, para, se preciso for, morrer por Ele.
·        Jesus nos mostra que o amor sincero, real e profundo por Ele nos tornam íntimos, íntegros e nada nos fará negá-lo ou desistir dEle.

CONCLUSÃO:
·        O nosso amor por Jesus deve ser maior que o amor por outras coisas, deve nos conduzir a uma reconciliação e deve ser profundo.

·        Hoje o Senhor nos faz a mesma pergunta que fez aos apóstolos naquela manhã: tu me amas? Que resposta daremos ao Senhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário