13 de set. de 2016

Interesse de Deus pelos Perdidos


Texto: Lucas 15.3-20
Tema: O Interesse de Deus pelos Perdidos

Introdução:
·        Em Romanos 5.8 lemos que “Deus prova seu amor por Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores”. Em Lucas 19.10 Jesus diz que “veio buscar e salvar o perdido”. Em 1 Timóteo 1.15 lemos “que Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores”. Quero ler o texto de Marcos 2.17.
·        O capítulo 15 de Lucas trata dos perdidos que foram achados, e por isso, produziram grande alegria para quem os havia perdido. As três parábolas tem o mesmo objetivo, mostrar para os líderes religiosos arrogantes (v.2) o amor de Deus aos desprezados e esquecidos.

·        À medida que Jesus se aproximava do fim de seu ministério, pecadores eram atraídos a ele. A forma como Jesus repreendeu os fariseus deu aos pecadores coragem de se aproximarem dEle, pois, diferente dos fariseus, eles sabiam que eram pecadores e precisavam ser salvos.


1. O PREJUÍZO CAUSADO PELA PERCA
·        O pastor perdeu 1% do rebanho, a mulher perdeu 10% das moedas e o pai perdeu 50% dos filhos. O pastor e mulher fazem de tudo para encontrar a ovelha e a moeda, já o pai aguarda ansiosamente o retorno daquele que se perdeu.
·        Os três perdidos eram dignos de serem salvos. perder uma ovelha era algo sério; porém mais serio ainda era perder dinheiro e, pior do que tudo, perder um filho. Uma ovelha é valiosa; o dinheiro é mais ainda, mas o filho é o mais valioso de todos.
·        O pastor procurou a sua ovelha perdida como se fosse a única que possuísse, não importava se ele tinha ainda 99 no aprisco. A mulher sentiu a perda de sua moeda como se não tivesse mais nenhuma, as 9 guardadas não davam conforto, ele precisava da décima. O pai estava com o coração partido pela perda de seu filho mais moço, não seria suficiente alguém dizer lhe restava outro filho, o coração daquele pai precisava se encontrar com o filho que não estava lá.

2. O RETORNO DOS QUE ESTAVAM PERDIDOS
·        A ovelha e a moeda perdidas não podiam voltar sozinhas, por isso a ação de buscar e procurar do pastor e da mulher, já o filho, podia, tanto que voltou, cabendo ao pai uma atitude passiva. Qual dos três “sofreu mais a perda”, ficou mais preocupado, sentiu mais a ausência?
·        A ovelha estava perdida e sabia disso. Tinha uma vaga ideia de que estava sem as suas companheiras e os cuidados do pastor. Desviou-se por causa da curiosidade. Aproveitou uma situação e saiu, sem rumo, afastou-se das outras, começou a comer coisinhas aqui e ali longe do pastor, andou na direção errada, se separou do pastor e do rebanho.
·        A moeda estava perdida e não tinha consciência ou sensação de estar extraviada e isso não lhe causou nenhum desconforto. Ela se perdeu porque foi usada de forma inconveniente, ou porque foi derrubada sem querer.
·        O filho estava perdido por escolha própria, ele quis assim, conscientemente tomou a decisão de sair da casa do pai, por isso se tornou culpado de uma teimosia indesculpável. Quando deixou o seu pai e o seu lar, ele o fez com determinação e ousadia. O filho decidiu retornar e quando estava próximo, o pai foi ao seu encontro.
·        Jesus é representado pelo pastor que sai em busca da ovelha perdida. O Espírito Santo é representado pela mulher que varre a organiza a casa e que opera através dos salvos para salvar os outros. Deus é representado pelo pai que amorosamente espera e recebe seu filho de volta.

3. QUEM ESTÁ REPRESENTADO NAS HISTÓRIAS
·        A ovelha representa aquele tipo de pessoa que uma vez na igreja, passa a gostar do mundo e a andar sem rumo, e afasta-se totalmente de Deus. Felizmente ela foi alcançada pelo pastor que a procurava e foi trazida de volta ao aprisco.
·        A moeda simboliza os pecadores perdidos que são ignorantes sobre si mesmos e estão passivamente nas mãos daqueles com quem se associam, pois são manipulados por outros. A moeda ficou imóvel até ser achada no lugar onde foi derrubada.
·        O filho representa aquelas pessoas que não estão satisfeitas com Deus e com a Igreja e acham que no mundo elas serão mais felizes e realizadas, pois poderão fazer coisas que na igreja não é conveniente. O filho precisou dar tomar a decisão e dar o primeiro passo para retornar pra casa do pai.
·        O pastor/Jesus com muita dor e auto sacrifício, procura as ovelhas despreocupadas e errantes. A mulher/Espírito busca a moeda, insensível, mas perdida. O pai/Deus com o beijo de reconciliação, recebe o seu filho errante que volta para casa.

4. OS FINAIS FELIZES E TRISTES
·        Em ambas as histórias vemos que o final é feliz para os perdidos quanto para os que sofreram a perca. O pastor, a mulher o pai se alegraram (v.6, 9, 23). Essa alegria contrasta com o sentimento de inveja dos líderes (v.2), que são representados pelas 99 ovelhas, pelas 9 moedas e pelo filho mais velho.

·        Mas o final triste fica para os fariseus, que representados pelo irmão mais velho, a si mesmos se consideravam justos, mas de corações frios. A estes Jesus expõe a extrema falta de amor e compaixão para os pecadores que precisavam da graça de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário